Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
19 de novembro de 2006

QUANDO O DIABO CONHECEU JESUS, PARTE II

            Na parte I deste ensaio registrou-se que Lúcifer foi criado em glória e presenciou dimensões inimagináveis à raça humana, porque permanecia no monte santo de DEUS, andando no brilho das pedras da morada do ALTÍSSIMO.

            Incontáveis hordas de seres humanos padecerão na condenação eterna, sem jamais vislumbrar a face do ALTÍSSIMO, nem sequer de relance, a não ser o rosto de JESUS que virá como o justo juiz. Noutro giro, Lúcifer teve privilégio de ver incessantemente a face do DEUS PAI e presenciou toda a bondade do TODO-PODEROSO.

            Mas ver é uma coisa; conhecer é outra. Todos os seres, espirituais ou não, foram projetados pelo ALTÍSSIMO para se relacionarem com ELE, o que inclui o então querubin da guarda ungido (Ezequiel, capítulo 18, versículo 14). Depreende-se que esse querubin viu mas não conheceu a essência do ALTÍSSIMO, pelo que insuflou uma rebelião cósmica no céu contra DEUS!!!

            Como um dragão, arrastou com a cauda um terço das estrelas do céu que são os anjos ora caídos, lançando-os na terra, conforme revelado em Apocalipse, capítulo 12, versículo 4, quando ele mesmo, Lúcifer, foi expulso do monte santo de DEUS.

            Com a retirada da presença de DEUS só lhe restou ódio, porque toda a bondade vem do ALTÍSSIMO, sem exceção, tal qual descreve o versículo 17 do capítulo 1 de Tiago, bem assim toda a noção de pecado, de justiça e de juízo, porque só o ESPÍRITO SANTO é quem a dá (João, capítulo 16, versículo 8). Assim, neste estado deplorável, resolve atingir a DEUS, mas como fazer? Porque contra SENHOR não há conselho, nem sabedoria nem entendimento (Provérbios, capítulo 21, versículo 30).

            Num intervalo de tempo desconhecido, que pode variar de alguns dias a milhões de anos, DEUS fez algo ousado: criou o homem com um diferencial que nenhum outro ser espiritual possui, nem os anjos: a imagem e a semelhança de DEUS. A explicação para tanto apesar de simples, ainda é inalcançável para o homem: DEUS é um ser cheio de amor e detém em si mesmo, por natureza, toda a bondade, de forma que toda a bondade, qualquer que seja, desce do alto, do PAI DAS LUZES em que não há sombra nem variação de mudança. Então, por consectário, criou um ser com sua imagem e semelhança, dotado de plena capacidade de amar a DEUS e de ser amado por DEUS, num processo que seria contínuo e progressivo.       

            Por sua vez, em Lúcifer passou a residir o vazio da essência de DEUS, ou seja, ausência de amor e de bondade. Quando a luz de DEUS foi retirada, ele se tornou o amaldiçoado por essência “príncipe das trevas”. Apesar do esvaziamento da essência, subsistem nele poderes dados por DEUS, incluso a sagacidade, pelo que quis atingir a DEUS. Mas isso é impossível, e ele bem o sabe, porque não há sabedoria, conselho e entendimento contra o ALTÍSSIMO.

            E contra o homem, a imagem e semelhança de DEUS, há sabedoria e conselho contrário? Há; e toda a sabedoria que DEUS deu a Lúcifer foi direcionada à destruição da raça humana pelo distanciamento de DEUS, a fonte das águas vivas e da vida eterna. E tudo começou com a oferta ao homem no Éden de que pecando seria igual a DEUS, ao comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. A tentação de ser igual DEUS ainda é a origem de todo o pecado no mundo. Para que buscar a DEUS? Por que ler as Escrituras Sagradas? Basta o “conhecimento”. Não é assim que o mundo pensa e age?

           Lúcifer conhecia as leis espirituais e sabia que se o homem caísse, somente o derramamento do sangue de um justo redimiria a raça humana, porque tão profundo quanto o amor de DEUS é a sua justiça pré-existente a fundação do mundo. Segundo essa justiça, se homem caísse, apenas o derramamento do sangue de um justo afastaria a morte eterna.

            Racionalmente, poder-se-ia pensar que essa argúcia maldita teria eficácia comprometida. Bastaria um herói que se dispusesse e raça humana estaria salva. Contudo, havia um detalhe: com a queda no Éden, não se encontraria na raça humana o sangue de um justo, porque todos estariam destituídos da glória de DEUS, como estão até hoje sem a conversão e o novo nascimento pelo poder do ESPÍRITO SANTO DE DEUS, que vem por intermédio de JESUS. O pecado é uma maldição congênita.

            Foi aí que o diabo começou a vislumbrar a profundidade do amor de DEUS PAI mediante JESUS. Sem o pecado, isso jamais teria ocorrido. Foi realizada uma reunião emergencial no céu entre o DEUS PAI, o DEUS FILHO e o DEUS ESPÍRITO SANTO, onde se propôs algo a JESUS referente à salvação da raça humana, e ELE aceitou. O motivo descrito está no livro de Hebreus, capítulo 12, versículo 2:

“... olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado á destra do trono de Deus.”      

            Mais especificamente, a alegria que foi proposta a JESUS pelo sofrimento na cruz está esmiuçada em Isaias, capítulo 53, versículos 11 e 12, frisando que neste capítulo 53 está revelado a dor, a humilhação e o martírio que o CORDEIRO DE DEUS experimentaria:

“Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito. O meu servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si. Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores, contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu.” 

            Quando JESUS se encarnou no ano ZERO, o diabo e todo o universo parou para observar os dias de JESUS na face da Terra. Seria algo como o êxtase que a Copa do Mundo de futebol causa em centenas de nações durante trinta dias, só que numa dimensão incomparavelmente maior.

            O FILHO DO ALTÍSSIMO, que é DEUS tanto quanto DEUS o é, se esvaziara, estava destituído de sua glória original e, pior, havia se submetido à condição humana, algo como um ser humano se tornar uma formiga, mas é muito mais que isso, mas do que a estória de um rei que se passa por plebeu. Tudo o que existe na Terra e no universo foi criado NELE, por meio DELE e para ELE. Pela primeira vez DEUS se submetera às mesmas condições da raça humana.

            O CORDEIRO para o sacrifício tinha de ser sem defeito. Noutra dicção, JESUS para morrer teria de subsistir em santidade até o momento do sacrifício. E assim ELE o fez. Toda a honra e glória pertencem a ELE. Nenhum outro ser humano subsistiu com essa santidade, nem Maria, nem nenhum outro ser humano. Ninguém! Porque todos pecaram, inclusive Maria mãe de JESUS, e estavam destituídos da glória de DEUS. Maria em seu cântico, chama JESUS de seu salvador no versículo 2, do capítulo 1 de Lucas. Só os perdidos precisam ser salvos. DEUS nunca chamou JESUS de salvador !!! 

            Então JESUS se dirigiu ao Calvário... No Éden Lúcifer jamais imaginou que JESUS se entregaria àquela carnificina, que suportaria tamanha dor por escolha pessoal, muito menos que o DEUS PAI o permitiria JESUS passar por isso, porque se há alguém que o PAI ama e se compras, esse alguém é JESUS. Contudo (João, capítulo 3, versículo 16):

“ ... Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”      

            JESUS humilhou Lúcifer na cruz, com toda a força de expressão possível que o termo “humilhação” possa carregar, porque JESUS suportou na carne a ira de DEUS, que provem da justiça de DEUS, e isso foi demais. Paulo enfeixa esse sentimento nesta frase – Colossenses, capítulo 2, versículos 14 e 15:

“... tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando-os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.”

            Lúcifer aprendeu duas coisas em JESUS: nunca duvide do amor de DEUS e nunca brinque com a justiça de DEUS. Ele já está condenado porque viu a face de DEUS, mesmo assim fez o que fez. Ironicamente, por causa dele, Lúcifer, JESUS foi exaltado sobremaneira e, aparentemente, recebeu glória maior do que a que já detinha por causa da exaltação, pelo que a lição não lhe serve mais. Bastaria ter permanecido na presença de DEUS e poderia experimentar esse amor de DEUS. 

            De fato, esta lição não lhe serve, mas é cabível a todos os que ainda não viram a face de DEUS: nunca duvide do amor de DEUS e nunca brinque com a justiça de DEUS

            Aproveite o tempo da oportunidade que se chama hoje, senão você conhecerá Lúcifer. E pessoalmente ...

POR: BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA TITULAR DO PORTAL BRASIL®

Leia outras colunas sobre Religão ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI