Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
26 de novembro de 2006


LORD, WON’T BUY ME A MERCEDES-BENZ?
E A ORIGEM DE TODOS OS PEDIDOS, Parte I

            O título acima significa algo como: “DEUS, você não me comprará uma Mercedes-Benz?”. Refere-se ao nome da mais famosa canção de Janes Joplin, onde ela reclamava que DEUS lhe desse um carro Mercedes, porque todos os seus amigos tinham "Porsches", pelo que seria inconcebível não ter sequer  uma “Mercedes”.

            Obviamente, trata-se de uma canção irônica, firmada na intelecção que se DEUS pode todas as coisas, não seria razoável que desse um carro de luxo aos pouco abastados, afinal, porque não satisfazer os caprichos humanos? A premissa é simples: se DEUS é DEUS e tudo pode, se eu preciso ou se simplesmente quero e não tenho, o que justifica DEUS não dar?

            Há dois tipos de pessoas magoadas com DEUS: as que querem por querem, as que querem porque precisam, e muitas vezes desesperadamente. Se DEUS é bom, por que não? De início, como resposta, cumpre lembrar que DEUS é DEUS, e isso faz toda a diferença. Este é o recado que DEUS mandou a Israel pela boca do profeta Isaías, no capítulo 55, versículos 8 e 9:

“Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos, declara o Senhor. Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que seus caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos.”    

            Eis a primeira resposta a Janis Joplin: o real problema de Joplin está no desnível entre o pensamento dela e o do ALTÍSSIMO. O pedido de Janis Joplin, ainda que irônico, tem origem no Éden, na história de Adão. Lá está o registro do primeiro pedido, antes da enxurrada de solicitações de “graças” e de outros requerimentos direcionados a DEUS, irônicos ou o.

            A “origem de todos os pedidos” ensina porque o homem pede e não recebe.

            Até a parte II deste ensaio!!!     

POR: BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA TITULAR DO PORTAL BRASIL®

Leia outras colunas sobre Religão ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI