Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
22
de outubro de 2006

O SUPER HOMEM ESPIRITUAL E O QUE EU TENHO A VER COM ISSO

            Quando se dá referência aos personagens bíblicos e as coisas extraordinárias que fizeram, a primeira sensação e a de que eles não eram deste mundo. De certa forma, eles não eram desse mundo. Mas é como se fossem sobrenaturais, dotados de uma centelha que os demais não possuem.

            Moisés fez uma nação atravessar o Mar Vermelho a seco; Sansão foi o exército de um homem só; Davi – o guerreiro – tinha tanta sensibilidade espiritual que profeticamente recitou no Salmo 22 as mesmas palavras que JESUS proferiria na cruz; Simeão viu JESUS ainda criança de perto e glorificou a DEUS pela salvação de Israel; Abraão viu o dia de JESUS milhares de anos antes e se alegrou nele.

            Daniel foi lançado na cova dos leões porque orou a DEUS quando era proibido e o anjo do ALTÍSSIMO fechou a boca dos leões; Sadraque, Mesaque e Abedenego foram lançados na fornalha de fogo acesso porque só adoravam ao DEUS ETERNO, recusando-se a se prostrar diante da imagem de ouro na Babilônia e, instantes antes, Nabucodonossor questionou qual era o deus que poderia livrá-los, ao que redargüiram dizendo que não precisavam responder aquela pergunta, pois se o ALTÍSSIMO quisesse os livraria, senão morreriam. E o fogo não teve nenhum poder sobre eles.

            Seguem historias de homens surpreendentes, aparentemente desprovidos de medo, que de alguma forma não eram sujeitos as mesmas paixões que os outros mortais, pessoas que outros jamais alcançarão, afinal, o padrão de comportamento da humanidade é composta de homens falhos, sujeitos a temores, titubeantes, portanto são homens cuja dimensão está fora do alcance desse homens espirituais.

            Mas o que a palavra de DEUS diz sobre a “super” estrutura emocional desses homens? Sim, a Bíblia descreve como era o arcabouço psicossomático deles, bem assim, como o “utilizavam” para realizar prodígios. Para tanto, usou como paradigma o emblemático profeta Elias.

            No monte da transfiguração, JESUS foi transfigurado em glória perante Pedro, Tiago e João e lhe apareceram Moisés, que representa a lei, e Elias, representando todos os profetas. Elias além de profeta é símbolo dos profetas do antigo testamento porque, dentre outras coisas, fez descer fogo do céu mais de uma vez.

            Quando JESUS perguntou aos discípulos quem as pessoas diziam que ELE era, um discípulo disse que alguns achavam que ELE – JESUS - era Elias que havia ressuscitado, porque associavam prodígios e sinais de JESUS com Elias.

            E mais, Elias não experimentou a morte, mas foi levado ao céu numa carruagem de fogo – daí o título do filme “Carruagens de Fogo” – e permanece vivo em dimensão humana diante da face de DEUS até este exato momento.

            Feita essa pequena digressão sobre quem era o paradigmático profeta Elias, eis a sua “fantástica” estrutura emocional, conforme revelado por Tiago, numa pequena passagem  – Tiago, capítulo 5, versículos 16 a 18:

“Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo. Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terá, e, por três anos e seis meses, não choveu. E orou, de novo, e o céu deu chuva, e a terra germinou seus frutos.”   

            Na arca da Aliança, que representava a presença de DEUS no meio de Israel, havia na tampa do propiciatório, dois querubins prostrados de joelho, um de frente ao outro, diante da presença de DEUS. Aí está o segredo. Se você continuar em pé será o que já é e seguirá o caminho de todos os mortais. Mas se você se ajoelhar diante do ALTÍSSIMO, como aqueles querubins, você poderá fazer as obras que eles fizeram e, acredite, como Elias, você subirá para ver a face de DEUS, porque só os salvos nascidos de novo passam tempo de joelhos diante do ALTÍSSIMO.  

POR: BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA TITULAR DO PORTAL BRASIL®

Leia outras colunas sobre Religão ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI