Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
03 de setembro de 2006

AS BARBAS DE DEUS, PARTE I

            O grupo de rock BiquIni Cavadão compôs a música “Vento Ventania”, na qual retrata o desejo humano de se desprender da terra e voar, para conhecer coisas novas, para fugir das agruras da vida: “Vento ventania me leve para os quatro cantos do mundo, Ásia, Europa, América ...” diz a letra da canção. Davi, o homem segundo o coração de DEUS sentiu algo parecido quando afirma no versículo 6º do Salmo 55: “Então, disse eu: quem me dera asas como de pomba! Voaria e acharia descanso”.

            Assim, o aspecto emocional do refrigério pelo voar no vento foi desejado por Davi, o maior rei da história de Israel. Mas a canção prossegue e vem algo surpreendente: “Vento ventania me leve às portas do céu, para eu poder puxar as barbas de DEUS”. Há duas possibilidades de interpretação quanto ao significado do que se quis dizer: a) pode ser falta de respeito, de afronta a DEUS; b) o compositor manifestou desejo de ter intimidade com DEUS, como uma criança recém-nascida puxa as barbas daquele que a gerou e, por ser recém-nascida, está conhecendo e explorando a figura paterna, como as crianças o fazem. Se esta última é a intenção da música, a canção foi feliz com que revelam as Escrituras no Salmo 131:

Senhor, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes cousas, nem de cousas maravilhosas demais para mim. Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para contigo.

            Ainda considerando a segunda hipótese, com todo o respeito, como uma criança recém-nascida puxa as barbas do paizão, nesse maravilhoso processo infantil de conhecer o genitor, quem são aqueles que vão figuradamente “puxar as barbas de DEUS”?. A resposta está em JESUS e com JESUS, conforme Mateus, conforme registrado em Mateus, capítulo 18, versículos 1 e 5:

Naquela hora, aproximaram-se de Jesus os discípulos, perguntando: Quem é, porventura, o maior no reino dos céus? E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles. E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus. E quem receber uma criança, tal como esta, em meu nome, a mim me recebe.”

            Os discípulos marmanjos ficaram à volta de JESUS, mas a criança ficou no colo de JESUS. Eis a verdade: quem não vier a JESUS como uma criança jamais entrará nos portais eternos, na morada do ALTÍSSIMO, e nunca conhecerá a intimidade do TODO PODEROSO, do DEUS de Israel, do criador dos céus e da terra, daquele pelo qual, por sua vontade, todas as coisas vieram a existir.

            Os que vêm a JESUS, como crianças, terão intimidade para “puxar as barbas de DEUS”, como um recém nascido que descobre um “paizão” barbudo que o ama, pelo que o próximo texto vai tratar das “barbas de DEUS”,  se de fato DEUS tem barbas ou não e qual o significado disso.

Até o próximo!!!

POR: BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA TITULAR DO PORTAL BRASIL®


Leia outras colunas do Dr. Bruno ==>
CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI