Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
10
de setembro de 2006

AS BARBAS DE DEUS, PARTE II

            A parte I deste texto tratou da letra da canção “Vento Ventania” do grupo Biquíni Cavadão, a qual, em suma, perfila o mesmo desejo experimentado pelo rei Davi em momentos de angústia, conforme versículo 6º do Salmo 55: “Então, disse eu: quem me dera asas como de pomba! Voaria e acharia descanso”.

            Em após foi analisada a parte que diz “Vento ventania me leve às portas do céu, para eu poder puxar as barbas de DEUS”, e isso sob o prisma de quem se comporta como a criança desmamada do Salmo 131, que puxaria as barbas do PAI não com desrespeito, mas como um bebê que quer conhecer o pai que a gerou.

            No ideário popular, DEUS é visto como um ancião, daí a barba associada á senilidade, à imagem de um idoso. Por ser PAI de JESUS, vislumbra-se alguém mais velho, pelo que cumpre abordagem espiritual da dimensão em que DEUS está, conforme revelado ao profeta Isaías, no capítulo 18, versículo 4:

Assim diz o Senhor: Do lugar onde moro ficarei olhando, quieto como o ardor do sol reluzente, como a nuvem do orvalho no calor do tempo da colheita.”

            Se DEUS tem barba, uma coisa é certa, nenhuma relação apresenta como a velhice. Na dimensão humana, os pais são mais frágeis que os filhos por serem idosos e geralmente têm barba, de forma que se associa barba ao peso dos anos e, se estranha um pai tentando se passar por garotão. Filho é filho e pai é pai. Com os filhos está a jovialidade e o vigor; com os pais, a fragilidade.

            Isso se dá porque o homem é como a erva e toda a sua glória como a flor do campo, que hoje nasce e amanhã é lançada no forno. Mas DEUS, desde a eternidade, está olhando quieto como o ardor do sol reluzente, como a nuvem do orvalho no calor do tempo da colheita. O DEUS PAI jamais experimentou o cansaço, o peso dos anos, ao contrário, a tudo dá força, até as chamas do inferno são sustentadas pelo poder do ALTÍSSIMO.

            O diabo é só uma criatura dentre milhares celestiais que também foram criadas pelo poder do ALTÍSSIMO. Suas habilidades foram dadas por DEUS, a quem está submisso e, o mais importante, de cujo filho – JESUS – sofreu fragorosa humilhação na cruz. Noutra dicção, além de DEUS ser grande pelo que é por ter criado tudo o que existe, ainda teve a alegria de ver seu filho JESUS, que também é DEUS, vencendo a criatura degenerada conhecida como satanás na cruz, apesar da vulnerabilidade humana a que JESUS se sujeitou.

            Bem, se DEUS tem barba, nenhuma relação apresenta com a questão da senilidade e do peso dos anos, porque quando JESUS disse a Tomé que quem vê a ele – JESUS – vê o PAI, ele estava sendo mais literal do que se imaginava. O DEUS PAI tem o mesmo vigor de jovialidade que o mundo conheceu no moço chamado JESUS. Ao invés de “tal PAI, tal FILHO”, pode-se dizer “tal FILHO, tal PAI”, com ou sem barba.

            Com certeza, se DEUS tem barba é para ficar parecido com JESUS, ou vice e versa.

Até a vista!

POR: BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA TITULAR DO PORTAL BRASIL®


Leia outras colunas do Dr. Bruno ==>
CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI