Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

N E G Ó C I O S    &    V E N D A S
01 de agosto de 2006

MÚSICA x VENDAS
Coisas que vendedores deveriam aprender com músicos
Por Fabiano Brum



1 – Paixão pelo que faz:
Nenhum profissional se torna músico por falta de opção. “Não tinha o que fazer foi ser músico”.

            Lição para Vendas: Você tem que “ser” vendedor e não “estar” vendedor. Muitas pessoas “estão” na profissão de vendas por falta de opção em outras áreas, e o pior de tudo é que muitas vezes não gostam de vender.

2 – Aperfeiçoamento Contínuo: O músico profissional busca o tempo todo a perfeição. Praticando diariamente horas e horas, estudando seu instrumento. Procurando novas técnicas, timbres, sons, etc.

            Lição para Vendas: Treinamento contínuo deve ser objetivo de todo profissional de vendas, buscando constantemente a melhoria de suas técnicas de vendas e seu conhecimento sobre produtos, mercado, etc. Isto deve ser feito regularmente e não de vez em quando.

3 – Simulação de Atendimento: Quando o músico está ensaiando com os componentes da sua banda, está acorrendo o que chamados de “simulação de atendimento”. Todas as músicas do repertório serão testadas, dúvidas e desencontros serão esmerilhados, e tudo o que será apresentado para a platéia (clientes) na hora do show, deverá ser executado com perfeição no ensaio.

            Lição para Vendas: Muitas vezes perdemos vendas porque não simulamos ou planejamos o que iremos fazer, falar ou apresentar ao cliente no momento do atendimento ou da visita. É importante fazermos simulações de vendas com nossa equipe para que tudo ocorra perfeitamente durante a apresentação do produto.

4 – Trabalhar em Equipe (Conjunto): Como o próprio nome diz; os músicos trabalham em “conjunto” e sabem que todos dependem uns dos outros para uma boa apresentação. Uma música perde o sentido se algum componente da banda sair do ritmo durante a apresentação.

            Lição para Vendas: O vendedor deve entender que ele é mais um componente de uma equipe, e que a venda só é concretizada verdadeiramente depois da entrega, do faturamento e do recebimento do valor negociado dos produtos ou serviços. Portanto trabalhar em conjunto com outros setores da empresa é muito importante.

5 – Dar um Show: De nada adianta músicos excepcionais se não apresentarem um verdadeiro show para a sua platéia. O show realmente acontece quando o público aplaude encantado a apresentação do conjunto.

            Lição para Vendas: É preciso que os clientes fiquem encantados com nossa atuação. Fazer mais do que o cliente espera para que este nos aplauda pelo nosso desempenho e  nos recomende para seus contatos.


(*)
Fabiano Brum -
Consultor e Conferencista, Graduado em Ciências Contábeis, Pós-Graduado em Gestão Empresarial, vem se destacando em todo o Brasil pela maneira inteligente e criativa com que alia seu conhecimento musical aos temas de seus treinamentos, tornando-os  dinâmicos, motivadores e altamente participativos. É autor de diversos artigos para jornais e revistas especializadas e diretor da Brum Consultores Associados. E-mail: [email protected] - Site: www.fabianobrum.com.br.


TODOS OS DIREITOS RESERVADOS©
PROIBIDA A REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA

Leia mais matérias sobre Atendimento & Vendas ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI