Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

N E G Ó C I O S    &    V E N D A S
16 de agosto de 2006

QUALIDADE DE VIDA
É preciso saber viver
Por Fabiano Brum (*)



              
A eficácia do profissional de vendas é medida por resultados, ou seja, faturamento e lucratividade, e as cobranças neste sentido são cada vez maiores. “Faça mais visitas, mais prospects, mais vendas, mais faturamento, cumpra a meta, cuide do cliente, olha a concorrência, etc”, estas são pressões que fazem parte do dia-a-dia de qualquer vendedor, e não poderia ser diferente pois quem não gosta de trabalhar sobre pressão não deve querer se aventurar na área comercial.

Mas para que o profissional de vendas tenha condições físicas e mentais para esta carga, ele deve ter preocupação constante com a sua qualidade vida, buscando equilíbrio afim de estar em “condições de jogo” ou em “condições de venda”.

Qualidade de Vida pressupõe conscientização e mudança de atitude. É um compromisso adotado por pessoas que desejam estabelecer uma harmonia entre vida e trabalho.

Saúde, família, afetividade, carreira, cultura, lazer, convivência social, constância emocional e espiritualidade são alguns itens que fazem parte do composto Qualidade de Vida, e para chegarmos a um desejável equilíbrio entre estas áreas devemos saber administrar nossos desejos e estabelecermos metas e objetivos para o desenvolvimento da qualidade em nossas vidas.

Ter qualidade de vida é estar bem consigo mesmo e com o mundo que nos rodeia, é investir em saúde e desenvolvimento intelectual. Quem não está bem consigo mesmo não consegue estar bem com ninguém.

Por exemplo: Se um vendedor não está bem fisicamente, ele se cansará fácil, estará sempre parecendo ofegante e indisposto perante o cliente, e muitas vezes não dará conta de cumprir sua meta de visitas diárias ou semanais. Imagine a cena cômica mas muitas vezes real, de um vendedor subindo alguns degraus de uma escada com sua pasta e mostruário para uma visita de vendas, e quando chega perante o comprador tem que ser abanado, pedir um copo d’água ou pedir um momento para recuperar o fôlego para poder dizer um simples bom dia ou boa tarde.

Praticar exercícios físicos regulares, boa alimentação, prepara seu corpo para os desafios do dia-a-dia, e te faz sentir mais leve como pessoa.

Para ser uma pessoa de sucesso precisamos aparentar ser uma pessoa de sucesso, e a preocupação com a nossa saúde talvez seja a primeira atitude a ser gerenciada para quem busca Qualidade de Vida.

Além da saúde física, temos que realizar manutenção constante em nossa saúde familiar, saúde afetiva, saúde cultural e a saúde social para estarmos equilibrados para enfrentarmos nossos desafios constantes. Se o vendedor não está bem com a sua família como poderá estar bem com o mundo? Se ele não cuidar da saúde cultural, estando atento a novidades, lendo constantemente, crescendo intelectualmente como poderá manter um diálogo de qualidade com seus clientes quando o assunto foge um pouco do que se refere ao produto propriamente dito?

Preste mais atenção em você mesmo, para ser um campeão de vendas é necessário preparar-se para ser campeão, e esta preparação inclui muito mais do que ter um bom produto com um preço competitivo.

Conheça-se melhor, respeite-se mais, cuide bem de você mesmo. Para vender mais, é preciso saber viver.

Sucesso em Vendas!


(*)
Fabiano Brum -
Consultor e Conferencista, Graduado em Ciências Contábeis, Pós-Graduado em Gestão Empresarial, vem se destacando em todo o Brasil pela maneira inteligente e criativa com que alia seu conhecimento musical aos temas de seus treinamentos, tornando-os  dinâmicos, motivadores e altamente participativos. É autor de diversos artigos para jornais e revistas especializadas e diretor da Brum Consultores Associados. E-mail: [email protected] - Site: www.fabianobrum.com.br.


MATÉRIA AUTORIZADA EXPRESSAMENTE PELO SEU AUTOR
PROIBIDA A REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA POR ESCRITO
OS DIREITOS AUTORAIS DESSE TEXTO ESTÃO RESERVADOS AO SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL
®

Leia mais matérias sobre Atendimento & Vendas ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI