Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

N E G Ó C I O S    &    V E N D A S
01 de julho de 2006

O CLIENTE FICANTE !
Por Fabiano Brum


  
A economia globalizada, a facilidade ao acesso a informações, internet, novos produtos e o grande número de ofertas e de marcas diferentes tornaram o cliente mais exigente e menos fiel. 

Ele entendeu que “satisfazê-lo” é meramente obrigação, ou seja, aquilo que se espera de uma empresa: - Satisfazer seus clientes

Hoje o “Cliente Fiel” está dando lugar ao “Cliente Ficante”. 

É como se o mercado fosse um baile onde as pessoas vão para se divertir. A diferença é que antigamente quando elas iam a esta festa, levavam seu par ou tinham como objetivo conhecer alguém, namorar e quem sabe casar. Mas hoje os participantes deste baile estão deixando de levar o parceiro, e simplesmente “ficando com alguém legal”

Trocando em miúdos, os clientes estão “ficando” com as empresas que naquele momento específico, estão sendo convenientes e mais atraentes a eles.  Estão “ficando” com os fornecedores que, como em uma paquera procuram sempre agradar, mostrando o que há de melhor, encantando com momentos mágicos. Mas à partir do momento que a empresa fornecedora acredita que conquistou este cliente, e que não precisa mais paquerá-lo, ele se cansa e muda para um outro fornecedor. 

Nosso objetivo como profissionais de vendas é fazermos a manutenção constante de nossos clientes, como num relacionamento onde temos que conquistar nosso parceiro a cada dia, com serviços, soluções, informações de qualidade, procurando sempre encantá-lo com momentos agradáveis. Desta maneira, ele irá perceber que é mais vantajoso “ficar” com a  sua empresa, do que “ficar” pulando de galho em galho por aí. 

Pense nisso, e ... 

Sucesso em Vendas!

(*) Fabiano Brum - Consultor e Conferencista, Graduado em Ciências Contábeis, Pós-Graduado em Gestão Empresarial, vem se destacando em todo o Brasil pela maneira inteligente e criativa com que alia seu conhecimento musical aos temas de seus treinamentos, tornando-os  dinâmicos, motivadores e altamente participativos. É autor de diversos artigos para jornais e revistas especializadas e diretor da Brum Consultores Associados. E-mail: [email protected] - Site: www.fabianobrum.com.br.


TODOS OS DIREITOS RESERVADOS©
PROIBIDA A REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA

Leia mais matérias sobre Atendimento & Vendas ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI