Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

NEGÓCIOS & VENDAS
16 de março de 2006

OBTENHA CRÉDITO PARA SEUS NEGÓCIOS
Informações Sebrae - www.sebrae.org.br e Consultoria - www.portalbrasil.net 

            A falta de crédito é um dos principais obstáculos para a criação e o desenvolvimento dos pequenos negócios no Brasil. Apesar de responderem por aproximadamente 20% do Produto Interno Bruto (PIB) e 60% dos empregos gerados no País, as micros e pequenas empresas recebem apenas 10% dos créditos concedidos pelos bancos oficiais e privados.

            É recomendável que o empresário busque os motivos que estão levando sua empresa a contrair crédito. O Balcão Sebrae é uma das opções para você receber orientação.

 Lembretes importantes:

- Verifique as vantagens de tomar emprestado dinheiro do banco e só o faça quando estiver seguro de que a empresa terá condições de pagá-lo.
- Verifique se o financiamento é condição imprescindível para o sucesso de sua empresa.
- Lembre-se que obter um financiamento para cobrir outro tem levado empresas a contrair dívidas crescentes e difíceis de serem quitadas.
- Não utilize o crédito como meio de cobrir prejuízos operacionais permanentes da sua empresa. O crédito deve ser utilizado para expansão e fortalecimento do negócio ou para capital de giro.

Capital de risco - o que é e a quem se destina

            Capital de risco (venture capital) é o investimento temporário em empresas emergentes com grande potencial de crescimento, através da participação direta no seu capital social, via aquisição de ações ou debêntures conversíveis em ações, visando rentabilidade acima das alternativas disponíveis no mercado financeiro, em função da maior exposição ao risco. Através do Programa de Capital de Risco, o Sebrae será quotista de Fundos Mútuos de Investimentos em Empresas Emergentes que destinem à capitalização das micro e pequenas empresas, principalmente as de base tecnológica e as exportadoras, no mínimo, o equivalente à participação do Sebrae nestes fundos.

            São três os objetivos principais do Programa de Capital de Risco do Sebrae:

- Desenvolvimento das micro e pequenas empresas:

            O PCR pretende ser um produto diferenciado para micro e pequenas empresas diferenciadas. Deve ser visto como um programa que terá reflexos maiores em termos de qualidade do que de quantidade, ou seja, é um programa de resultados verticais, porém de sucesso absoluto. Esta abordagem poderá propiciar a aplicação dos diversos produtos do Sebrae no processo de evolução de empreendimentos.

- Desenvolvimento do mercado de capital de risco:

            Deverá ser visto, também, como um agente indutor do crescimento do mercado de capital de risco no Brasil, sendo esta uma importante alternativa de fonte de recursos para micro e pequenas empresas. O PCR deverá apoiar o surgimento de novos gestores de fundos de investimentos de risco, que possam prestar às empresas investidas serviços de natureza contábil, marketing, jurídico, tecnológico, além do simples aporte de recursos financeiros.

- Rentabilidade dos investimentos:

            As ações do programa devem prever o retorno do investimento realizado pelo Sebrae. É um programa de investimentos que, sendo realizado com critérios e estimulando uma concorrência sadia e voltada para resultados entre os gestores de fundos, poderá trazer excelentes retornos financeiros, assegurando-se, assim, sua continuidade.

Linhas de crédito:

            É função dos bancos decidir a aprovação ou não da solicitação de empréstimo, bem como liberar os recursos financeiros para as microempresas e empresas de pequeno porte.

            Para essa decisão, os bancos executam, pelo menos, essas tarefas:

- Análise do cadastro da empresa, dos sócios e dos avalistas;
- Enquadramento da operação de acordo com suas linhas de crédito;
- Definição das garantias sobre o financiamento e negociação com o interessado;
- Análise de crédito de acordo com o projeto de viabilidade econômica e financeira.

            A seu pedido, o Sebrae pode elaborar os projetos de viabilidade econômico-financeira ou recomendar consultores credenciados/qualificados, necessários para avaliar a capacidade de pagamento das empresas que buscam as linhas de crédito.

O que é linha de crédito para investimento e/ou investimento fixo?
            Investimento ou investimento fixo é o capital destinado à aquisição de máquinas e/ou equipamentos e obras civis indispensáveis à implantação, modernização, funcionamento ou ampliação da empresa.

O que é linha de crédito para capital de giro?

            É o recurso destinado para compra de mercadorias, reposição de estoques, despesas administrativas etc.

O que é capital de giro associado ao investimento ou investimento misto?

            Capital de giro associado ao investimento ou investimento misto é a parcela de recursos destinada a cobrir as despesas que a empresa terá com investimentos realizados. Ou seja, a empresa financiou uma máquina e poderá necessitar de capital de giro para a matéria-prima.

Na próxima quinzena: Saiba tudo sobre cooperativismo de crédito.


TODOS OS DIREITOS RESERVADOS©
PROIBIDA A REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA

Leia mais matérias sobre Atendimento & Vendas ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI