Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

P E N S A M  E N T O S    &   C I A.
1 6  /  D E Z E M B R O  /  2 0 0 8

E é Natal outra vez

Não quero ser adulto, quero ainda ser aquela criança que amava o Natal, que se enchia de alegria esfuziante e ansiedade incontida. Meu prazer não se detinha nos presentes que eu não recebia, mas em ser acordada por minha mãe para assistir a missa do Galo. Sonolenta vestia meu vestido novo cor-de-rosa de laço na cintura e o meu prazer estava naquilo. Não me lembro da missa.

No dia 25, o almoço com a família regado a vinho de garrafão, aguça-me hoje a memória gustativa; as musiquinhas natalinas tocando no rádio soam em meus ouvidos ainda. Era festa, era Natal. Doce lembrança, delicadas recordações que me enchem de saudade e uma alegria diferente das que vivo hoje.

Em tudo havia festa! Afinal era aniversário de Jesus, o menino na manjedoura rodeado de anjos, Reis Magos, pequeninos animais. Perfeito encantamento. Era o nascimento do Salvador, do Filho de Deus. Mais tarde passamos a comemorar o Natal na Igreja Batista. Igualmente esfuziante, deslumbrante, cintilante! Lá conheci as árvores de natal que jamais havia conhecido e nunca mais quis largar delas os olhos.

E assim foram passando vários Natais, foram ficando diferentes, mas nem por isso menos interessantes... adolescência com outras cores de vestidos, outros interesses.

Depois o Natal com os filhos e tudo recomeçando com a história sendo criada para eles.

Hoje, não sei como é para as demais pessoas, a alegria está mais efêmera. É tudo muito rápido, fácil, descartável. Não quero ser pessimista, pois não faz parte da minha natureza, mas vejo o Natal que chega sem o entusiasmo que me acompanhou até mesmo há pouco tempo. Estarei ficando velha? Ainda pratico o Natal, comemoro o nascimento de Jesus. Creio que todos nós cristãos o fazemos. Não quero ser lugar-comum, mas parece que o verdadeiro sentindo se dilui.

Mais uma vez, não querendo ser piegas, espero que não fiquemos voltados para nós mesmos e nos lembremos dos que tanto necessitam de um olhar mais apurado como contraponto ao olhar desesperado dos muitos desventurados. Que pelo menos nesta data, nos sintamos motivados a fazer algo que durante o ano inteiro não temos tempo de cuidar.

Escuto as pessoas reclamando da falta de motivação para comemorar o Natal. Que tal fazermos renascer este sentimento, fazendo alguém mais feliz? Pode até ser alguém que não necessite de coisas materiais, mas do nosso beijo carinhoso, nosso abraço fraterno e verdadeiro.

Quero, daqui há alguns anos, ter a doce lembrança que tenho do Natal da minha infância. E isto depende de cada um de nós, depende de mim.

Que Natal mais lindo!

É Natal de Jesus!

Aniversário do menino

que, homem, morreu na cruz.

Que nos ensinou o amor,

nos ensinou o perdão,

nos redimiu do pecado,

nos concedeu Salvação.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL DOS TEXTOS É DE SUA AUTORA
PUBLICAÇÕES AUTORIZADAS EXPRESSAMENTE PELA MESMA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO PORTAL BRASIL
®

LEIA MAIS "PENSAMENTOS & CIA"  ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI