Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

P E N S A M  E N T O S    &   C I A.
1 6  /  A B R I L  /  2 0 0 9

A M I Z A D E
"By Lela"
 

Certa vez escrevi sobre a gratidão e referi-me a amigos que encontramos em nossa caminhada. Esta tem sido uma experiência marcante em minha vida, pois sei da real qualidade de tais pessoas do nosso lado, mesmo que nem sempre seja possível ter essa presença física.

Um amigo ajuda a  esquecer e conviver melhor com os pequenos problemas e dá força para encararmos os grandes. Filósofos e sábios da antiguidade costumavam referir-se à  amizade e aos amigos cultivados como uma realidade necessária e ensinavam como fazer e manter amizades. Aristóteles elevou a amizade ao nível de virtude. Eis uma grande questão: mantê-la. Provavelmente mais difícil do que encontrar um amigo. Por vezes nos surpreendemos com pessoas que de nós se aproximam e acreditamos estarem nascendo laços fortes, até que algo que não a satisfaça aconteça. E não precisa ser muito,  basta que ele tenha um prejuízo de um tempo de 10 minutos (que logo passa e em nada interfere prejudicialmente na vida desta pessoa), e imaginar que estará perdendo uma vantagem para jogar por terra um bom tempo de investimento em um bom relacionamento. As pessoas — creio que ainda mais nos dias de hoje — estão voltadas para os interesses imediatos — o lucro, a vantagem, a cobiça. Os sentimentos alheios são colocados em último plano quando o assunto é o interesse próprio, a consideração pelo outro não existe. Advém disso a solidão como consequência marcante do egoísmo dos que não levam em conta as sinceras intenções dos possíveis amigos que os rodeiam.

Poderíamos enumerar uma lista de razões por que as amizades hoje estão se tornando tão raras, entretanto não podemos ser pessimistas. Mais vale entender o que uma verdadeira amizade nos traz de benefícios. 

É possível, sim, encontrar amigos verdadeiros. Hoje, mais do que em outros tempos, ter alguém em quem confiar todos os aspectos de nossa vida só nos traz benefícios, pois vivemos um período onde estar bem acompanhado faz a diferença. A doença, a solidão, o medo, a violência e todos os males dos dias de hoje serão mais facilmente encarados se tivermos um amigo ao nosso lado para simplesmente compartilharmos.

Cícero dizia: “Existirá algo mais agradável do que ter alguém com quem falar de tudo, como se estivéssemos falando conosco mesmo?

Aristóteles novamente: “Se os cidadãos praticassem entre si a amizade, não teriam necessidade da justiça, mas mesmo que, por hipótese, todos os homens fossem justos, todos teriam ainda assim necessidade da amizade.” Um perfeita definição da amizade.

Portanto, queridos, não nos deixemos abater pelas decepções e demonstrações, mesmo que descuidadas, de muitos que não estão interessados em verdadeiras amizades.

PUBLICAÇÃO AUTORIZADA EXPRESSAMENTE PELA AUTORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO PORTAL BRASIL
®

LEIA MAIS "PENSAMENTOS & CIA"  ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI