Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

P E N S A M  E N T O S    &   C I A.
0 1  /  M A I O  /  2 0 0 9

B R A S Í L I A
"By Lela"

Amanhece após uma noite de chuva em Brasília. O dia que levemente começa frio e preguiçoso nos aguça o desejo de continuar sob os lençóis amarfanhados de uma noite de bom sono. Corpo de preguiça, mas a minha mente visualiza as filas de carros que se formam nas vias. Algo que me surpreende a cada vez que enfrento um engarrafamento, fato relativamente novo na Capital Federal. Amo este lugar que teima em ficar igual às grandes metrópoles, e sinto uma certa nostalgia dos primeiros tempos quando ainda adolescente vim morar nesta cidade que tornou-se minha também.

Brasília sedutora tem este dom de apaixonar quem aqui chega, com raríssimas exceções. As pessoas chegam: seja para fazer um curso; ou para assumir um cargo de confiança; ou para fazer faculdade; aí depois de um ano, ninguém mais quer ir embora.

            Mas voltando ao início. Chuva e Brasília. Uma combinação que para muitos não agrada e com razão: o trânsito emperra, os motoristas ficam tão inseguros que acontecem várias pequenas e desagradáveis batidas, parece-me que isto ocorre mais pelo medo, do que por imprudência. Acredito que seja excesso de prudência, se isto é possível. E neste ano de 2009, a chuva insiste em me alegrar, caindo mais que o normal neste mês de abril, início de maio, presenteando-me com seu barulhinho no telhado, o friozinho leve e confortável que a mim apaixona. Adoro ficar imaginando o fluxo dos carros diminuindo para depois, sozinha, ser a dona do caminho. Não fora a imensa quantidade de pardais que por vezes me surpreende, pois considero 60 km uma velocidade baixa, ah! Brasília! É bem verdade que esta cidade é mal vista, maltratada por pessoas que não vivem nela, por conta dos políticos que aqui exercem suas atividades, porém isto é uma tremenda injustiça, pois se por acaso alguém aqui vem para praticar algo errado, segundo muitos dizem, vem de fora, não são daqui. O que minha Brasília tem a ver com isto? Aqui moram e trabalham cidadãos virtuosos ou não, tais como em qualquer lugar do mundo. Evidente que cada canto tem suas características próprias, mas nem por isso uma região tem o dom de mudar as qualidades e defeitos das pessoas, mas Brasília tem sim: o dom do acolhimento, de se fazer amada por quem a conhece e habita aqui por pelo menos um certo espaço de tempo. É fato que o Distrito Federal tem se expandido e tal expansão traz consigo as mazelas típicas de cidades que crescem rapidamente. Entretanto, ainda é um lugar que  nos proporciona uma certa qualidade de vida, de tranqüilidade.

Pena que é incompreendida por muitos: sejam alguns que aqui se estabeleceram, seja por outros que sequer visitaram a cidade. Eu, porém, declaro meu amor a esta Brasília que tem a idade encantadora das sedutoras mulheres de hoje em sua idade.

BRASÍLIA 2009

PUBLICAÇÃO AUTORIZADA EXPRESSAMENTE PELA AUTORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO PORTAL BRASIL
®

LEIA MAIS "PENSAMENTOS & CIA"  ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI