Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

 Página Principal

I N T E L I G Ê N C I A      P O L Í T I C A
0 1  /  A G O S T O  /  2 0 1 1

Nova política industrial pode ser adiada
Por Sérgio Léo (*)

O anúncio da nova política industrial, com o nome de Plano da Inovação Brasileira (PIB), previsto para o dia 2 de agosto, pode ser adiado, a depender do resultado de uma reunião, entre a presidente Dilma Rousseff e os ministros encarregados do tema.

Em reunião, quinta-feira, 28, na Fazenda, os ministros não conseguiram chegar a um consenso sobre o pacote de medidas capaz de atender à demanda da presidente, que cobra iniciativas no curto prazo contra os efeitos negativos do real valorizado sobre a competitividade da indústria.

A nova política industrial terá como meta aumentar os investimentos em capital fixo no país, dos atuais 18,4% do Produto Interno Bruto (PIB) para 23%, até 2014, elevar, nesse período, o dispêndio privado com ciência e tecnologia, de 0,55% para 0,9%, e reverter a tendência de perda de importância da produção industrial na economia, ampliando a parcela da indústria no PIB, de 18,3% para 19,5%. Para isso, trará medidas de incentivo à inovação, aumento do conteúdo nacional e desburocratização, especialmente nos portos.

Com a impossibilidade de retirar das folhas de pagamentos custos como a contribuição previdenciária dos empregadores - promessa de campanha dificultada pela necessidade de superávits fiscais, os ministros da Fazenda, Guido Mantega, do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, e da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante reuniram-se, sem sucesso, para buscar alternativas de desoneração da produção. A falta de opções pode levar o governo a adiar o anúncio do plano, a depender da orientação da presidente Dilma.

Algumas medidas já estão decididas, como a regulamentação da medida que garante preferência, nas licitações públicas, a fornecedores instalados no país com investimentos em ciência e tecnologia - que poderiam apresentar preços até 25% maiores que os concorrentes estrangeiros. Também está pronto o programa Porto sem Papel, que simplificará formulários e procedimentos para embarque e desembarque de mercadorias nos portos nacionais.

O governo também autorizará órgãos públicos a encomendar, a consórcios de empresas, projetos de desenvolvimento tecnológico em setores como defesa, saúde e software. O maior problema para concluir o pacote de medidas da "PIB" é o conjunto de iniciativas para reduzir a carga de impostos sobre as empresas.
FONTE: VALOR ONLINE

(*) Sérgio Léo é jornalista do Valor online, em Brasília, onde a matéria foi publicada originalmente.
 

A PROPRIEDADE INTELECTUAL DOS TEXTOS É DE SEU AUTOR
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Leia mais sobre política ==> CLIQUE AQUI
 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI