Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

D I C A     D A     S E M A N A
  0 8  /  J U N H O  /  2 0 1 4

   

Plínio da Franca - www.portalbrasil.netReencarnações ou perpetuação?
Por Plínio da Franca (*)
 

De qualquer forma, vivenciamos hoje situações da antiguidade. Inclusive, se pesquisar o período do Império Romano que envolveu os anos entre 60 e 80 d.C., verás muitas semelhanças com décadas séculos XX e XXI, no Brasil.

Ciclicidade Histórica - Política do Pão e Circo

CARTA DO IMPERADOR VESPASIANO AO FILHO, TITO
22 de junho de 79 d.C.

Tito, meu filho, estou morrendo. Logo eu serei pó e tu, imperador.

Espero que os deuses te ajudem nesta árdua tarefa, afastando as tempestades e os inimigos, acalmando os vulcões.

De minha parte, só o que posso fazer é dar-te um conselho: não pare a construção do Colosseum. Em menos de um ano ele ficará pronto, dando-te muitas alegrias e infinita memória.

Alguns senadores o criticarão, dizendo que deveríamos investir em esgotos e escolas. Não dê ouvidos a esses poucos. Pensa: onde o povo prefere pousar seu clunis: numa privada, num banco de escola ou num estádio?

Num estádio, é claro. Será uma imensa propaganda para ti. Ele ficará no coração de Roma por omnia saecula saeculorum (para sempre, eternamente, até o fim dos tempos), e sempre que o olharem dirão: Estás vendo este colosso? Foi Vespasiano quem o começou e Tito quem o inaugurou.

Outra vantagem do Colosseum: ao erguê-lo, teremos repassado dinheiro público aos nossos amigos construtores, que tanto nos ajudam nos momentos de precisão. Moralistas e loucos dirão, que mais certo seria reformar as velhas arenas. Mas todos sabem que é melhor usar roupas novas que remendadas. Vel caeco appareat (Até um cego vê isso).

Portanto, deves construir esse estádio em Roma. Enfim, meu filho, desejo-te sorte e deixo-te uma frase: Ad captandum vulgus, panem et circenses (Para seduzir o povo, pão e circo).

Esperarei por ti ao lado de Júpiter.

Notas:

- Vespasiano (reinado 69-79) morreu no dia seguinte à carta.
-
O Anfiteatro Flaviano ou Flávio (Amphitheatrum Flavium), em menção a dinastia Flaviana fundada pelo próprio Vespasiano, fica conhecido como Coliseu em função da proximidade com a colossal estátua de Nero.
-
Estima-se que o Coliseu tenha sido construído entre 70 e 90 d.C. Foi inaugurado, por Tito (79-81), por volta de 80 d.C., com 100 dias de festa. Foi concluído no reinado de Domiciano (81-96), filho de Vespasiano e irmão mais novo de Tito. Comportava 50 mil espectadores, em três andares.
-
Em apenas dois anos de reinado (da morte do pai a sua morte), Tito inaugura também os banhos públicos, próximos do Coliseu, conhecidos como as Termas de Tito.
-
O Coliseu foi ampliado com um quarto andar, aumentando em muito sua capacidade, durante o reinado de Alexandre Severo (222-235) e Gordiano III (238-244).
-
O anfiteatro foi utilizado por cerca de 400 anos, o último registro é do século VI, bem depois da queda de Roma (476). Deixa de ser utilizado para entretenimento no começo da Idade Média (situada entre os séculos V e XV). Mais tarde serve como habitação, oficina, forte, pedreira, sede de ordens religiosas e templo cristão.

Fonte: Internet
Pesquisa: Ana Rita de Calazans Perine
Nova Lima, 03 de Junho de 2014

Plínio da Franca
Palestras,workshops,cursos e consultorias
(31) 3022 0997 e (31) 9238 2636
pliniodafranca1@gmail.com

(*) Plínio da Franca é graduado em Sociologia, pela UFMG, Cientista Social, Escritor e Palestrante de destaque.
Também escreve no www.oestadorj.com.br e autorizou, expressamente, a publicação dessa matéria.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO AUTOR E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI