Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
1 6  /  F E V E R E I R O  /  2 0 1 6

 

Se não tiver amor
Por Denise Amaral (*
)

Em uma carta que São Paulo escreveu aos cristãos de Corinto, por volta do ano 55, ele dizia que nada valeria se não houvesse amor. Uma verdade muito atual!

Em uma época marcada pela correria, pela competição acirrada, pelo excesso de pressão sobre as pessoas, pelas exigências extremas de todos os lados para onde olhamos, mais claramente percebemos que é necessário existir amor para que nossas ações e nossas conquistas tenham de fato algum sentido.

Vejo pessoas trabalhando apenas para ganhar dinheiro, transformando em fato isolado o que poderia se transformar em oportunidade de fazer muitos outros trabalhos. Querem ganhar 100 em um dia só dia e parar por ai quando poderiam ganhar 10 por dia, e fechar um contrato para trabalhar 50 dias e ganhar 500, com a opção de estender ainda mais o tempo e o lucro... Para isso teriam que se dedicar a oferecer qualidade a um preço mais acessível, o que lhes abriria muito o mercado. Precisariam ter amor por seu trabalho.

Vejo pessoas construindo impérios, utilizando tempo e energia até o seu limite. Não sobra espaço em suas vidas para a família ou para amigos de verdade. Cada minuto é dedicado ao trabalho e às pessoas envolvidas nele. São admiradas, invejadas, respeitadas, temidas até... Mas não conseguem ser amadas. E todas as suas conquistas terminam em si mesmas, sem qualquer sentido. Pois admiração e respeito não fazem com que uma pessoa se sinta querida, ou realmente importante para a felicidade de alguém especial.

Vejo pessoas que têm grandes oportunidades. Com vidas realmente privilegiadas. Estão em posições que os outros sonham para si, levam vidas de contos de fadas, frequentam lugares da moda e conhecem muitas celebridades. No entanto se sentem sós e desmotivadas, porque não compreendem o sentido de tudo isso. Não usam suas oportunidades para ninguém além de si mesmos. Esquecem de demonstrar amor até mesmo para aqueles que lhes são mais próximos.

Os seres humanos não são corpos sem alma, e não foram criados para construir castelos vazios. A verdadeira felicidade - aquela que constantemente buscamos e sem a qual não estaremos satisfeitos jamais - está no amor que colocamos em tudo aquilo que fazemos.

O amor ao trabalho é o maior responsável pelos empreendimentos de grande sucesso, sólidos e duradouros. Da mesma forma que o amor verdadeiro é responsável pelos relacionamentos que sobrevivem ao tempo, às dificuldades e às mudanças. Para o amor não existe crise. Na verdade, é justamente nos momentos mais difíceis que o bom profissional se destaca. Como em uma maratona – muitos começam, poucos chegam à linha de chegada. Mas quem chega mostra determinação, dedicação e preparo.

Sucesso não vem de fora para dentro, mas de dentro para fora. É construído não pelo que você faz, mas como você o faz. Ou melhor, como você alimenta e nutre aquilo que faz. O sucesso é uma criação pessoal, que pode ter somente uma casca brilhante porém vazia, que quebra com a menor pressão, com a primeira dificuldade, ou pode ter a firmeza dos vencedores, corajosa e forte, capaz de suportar correntezas e sobreviver a tempestades.

O trabalho sem amor é como o corpo sem alma. Em momentos de crise o amor se fortalece, durante as provações ele se torna mais claro. O sucesso caminha ao lado do amor pelo trabalho. E dele depende em todos os seus detalhes.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora dos livros "Crianças podem voar", “Perfil de sucesso”, “Sounds like success” (English edition), “Essas mulheres incríveis e suas histórias maravilhosas”, e possui mais de 500 artigos publicados sobre alcançar o sucesso.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI