Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
0 1  /  J A N E I R O  /  2 0 1 6

 

Tolerância e poder
Por Denise Amaral (*
)

Tolerância é a capacidade que temos de compreender, aceitar e conviver com crenças e hábitos que diferem dos nossos. As pessoas são diferentes, acreditam em coisas diferentes, têm costumes diferentes e ideias distintas. Mas o desenvolvimento e a tecnologia aproximaram os povos e transformaram as cidades do mundo em lar para todos. Mesmo as sociedades mais conservadoras tiveram que abrir as suas portas para a realidade de um mundo sem fronteiras, onde as ideias se cruzam como os veículos rápidos que trafegam pelos complexos viários das grandes metrópoles. Regras e sinalizações básicas precisam ser respeitadas para que não haja acidentes. Também no relacionamento humano, por mais distintas que sejam as formas de pensar e viver, regras básicas de convivência garantem a harmonia e o crescimento.

Pessoas tolerantes têm mais chances de crescer, pois conseguem conviver com a diferença e aprendem a utiliza-la de forma positiva. Pessoas diferentes têm também qualidades próprias, que se respeitadas e aplicadas da maneira certa favorecem a todos sem ofender a ninguém.

Por exemplo, pessoas de religiões diferentes observam diferentes dias de preceito, celebram festas próprias, têm feriados distintos. Uma empresa que contrata profissionais de diferentes religiões pode funcionar todos os dias do ano, se assim o desejar, sem entrar em conflito com ninguém. Pois dias de festa para uns são dias normais para outros, e vice-versa. Se aprendemos a respeitar cada pessoa como ela é, recebemos de volta sua colaboração e seu reconhecimento.

O mundo é um espaço de todos, e todos devem se sentir confortáveis e bem recebidos, desde que respeitem os outros também. Quem vive e trabalha dentro destes parâmetros básicos consegue crescer e obter sucesso em seus empreendimentos. Já aqueles que não respeitam as diferenças acabam tendo que lutar e resolver problemas que atrasam, desestimulam e até mesmo impedem o seu crescimento.

O segredo da tolerância está em saber identificar o que existe no outro que é digno de reconhecimento, respeito e admiração. Todos nós temos qualidades, algo que nos torna únicos, especiais, e importantes para o mundo. Se uma pessoa existe, é porque tem um papel a representar. Ela é uma peça deste grande quebra-cabeças em que vivemos. Sua presença em nossas vidas tem uma razão, mesmo que não enxerguemos, compreendamos, ou mesmo aceitemos. E por isso devemos ser tolerantes e respeitosos. Devemos acolher, mesmo que nos custe.

Pessoas que aprendem a abraçar esta realidade são poderosas, porque crescem com ela. Porque navegam a favor da correnteza e chegam ao seu destino com energia de sobra para ir ainda mais adiante. São pessoas que não se degastam inutilmente lutando contra o inevitável – mas que abraçam as diferenças e assim multiplicam suas oportunidades.

Quanto mais clara a luz, mais facilmente identificamos as cores, e quanto mais tonalidades percebemos mais rico e fascinante fica o universo. A intolerância é como a escuridão em nossos corações, que nos impede de enxergar a beleza do mundo, e suas infinitas possibilidades.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora dos livros "Crianças podem voar", “Perfil de sucesso”, “Sounds like success” (English edition), “Essas mulheres incríveis e suas histórias maravilhosas”, e possui mais de 500 artigos publicados sobre alcançar o sucesso.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI