Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

COLUNA EM AÇÃO
- 01.02.2002 -

MIL MILHAS E DAYTONA

           Vulcão - uma foto fantástica... Bem, para quem esteve em São Paulo, durante a 30ª Mil Milhas, o final de semana foi tudo menos entediante. A prova foi muito disputada durante toda madrugada e, quando a vitória da Porsche parecia certa, quase um retardatário acaba com o sonho do bi da Stuttgart SportCar.

             Mas você já deve ter lido sobre a prova em outro lugar, então contarei apenas as curiosidades de bastidores...

             -         pela primeira vez alguém no Brasil homenageou um antigo ídolo do automobilismo. Toninho de Souza entregou uma placa ao gaúcho Breno Fornari, primeiro campeão da prova em 1956, triunfo que voltaria a conquistar mais duas vezes ainda nos anos 50.

            -         A participação do Lister Storm foi fantástica em todos treinos e classificação, mas, na hora da prova, acabaram os pneus. Segundo a equipe, eles ficaram retidos na alfândega.

            -         O Alfa 156 Diesel, vindo da Argentina, foi um dos destaques da prova. Terminou em nono no geral (mesmo nunca marcando um tempo inferior a dois minutos). O seu trunfo foi a autonomia, já que o carro parou apenas 3 vezes durante toda prova, enquanto a equipe campeão (Porsche GT3) parou 10 vezes!

            -         A vitória do Porsche GT3 de Raul Boesel, Flávio Trindade e Régis Schuch foi a sexta vitória de um carro da marca nas Mil Milhas.

            Neste final de semana teremos as 24 Horas de Daytona, prova que promete muita emoção e um verdadeiro desfile de pilotos de ponta. Não percam a cobertura no site http://www.pitstop.com.br

DAVIS CUP

            A Copa Davis estará iniciando na próxima semana com as disputas da primeira rodada e o Brasil pegará logo de cara uma pedreira. Para quem não conhece, a Copa Davis é como se fosse um Mundial de Tênis, por países, onde cada país seleciona quatro tenistas para enfrentar os quatro melhores do outro país em quatro partidas de simples e uma de duplas.

            Dois jogos de simples são realizados na sexta-feira, a dupla é no sábado e mais dois jogos de simples no domingo.

            Por ser uma forma de disputa diferente, o clima que fica na arquibancada, principalmente em jogos no Brasil, é de um estádio de futebol (mas sem pancadaria). Fica uma verdadeira festa e qualquer país no mundo teme enfrentar o Brasil, aqui, com a nossa torcida e com o Guga na equipe.

            Em 2001, a vitória ficou com a França, que venceu a Austrália jogando em território adversário, em um verdadeiro combate durante os três dias.

            Aliás, nos últimos dois anos a Austrália foi nosso carrasco. Em 2000 estávamos na semifinal quando perdemos da Austrália, jogando na casa deles, em piso rápido, por 5 a 0. No ano passado estava tudo preparado para a revanche, em Florianópolis, em piso de saibro. Mas o impossível aconteceu e Lleyton Hewitt calou nossa torcida, liderando sua equipe para uma bonita vitória sobre o Brasil.

            São quatro fases (distribuídos ao longo do ano) e, neste ano, o Brasil pegará a República Tcheca na primeira fase. O país sede, no caso a República Tcheca, tem direito a escolher o piso, local, enfim, define as condições da disputa.

            Como o Brasil é bom em piso de saibro, os tchecos escolheram um piso de carpete rápido (onde os brasileiros não vão bem), em um ginásio fechado para enfrentar nossa equipe.

            Se com o Guga já era difícil vencer, agora que Guga anunciou que não participará em função de sua lesão, a disputa será apenas para os nossos tenistas Fernando Meligeni, André Sá, Flávio Saretta e Alexandre Simoni.

            Os checos convocaram seus melhores tenistas, entre eles Jiri Novak (semifinalista no Australian Open na semana passada, em piso semelhante), David Rikl, Bohdan Ulibrach e Jan Vacek.O tênis inicia 2002 com a badalada Copa Davis - Na foto, Jiri Novak da República Tcheca

            Veja como sera a primeira rodada deste ano:

França vs Holanda – Metz

República Tcheca vs Brasil – Ostrava

Espanha vs Marrocos – Zaragoza

EUA vs República Eslovaka – Oklahoma

Rússia vs Suíça – Moscou

Inglaterra vs Suécia – Birmingham

Croácia vs Alemanha – Zagreb

Argentina vs Austrália – Buenos Aires

VOLVO OCEAN RACE

           O Volvo Ocean Race já está a caminho do Brasil - Na foto o líder (Arner Sports One)                                                                                               
           
            Os barcos já largaram de Auckland no último domingo, rumo ao Rio de Janeiro, onde a chegada está prevista para o dia 19 de fevereiro.

            A distância a ser percorrida será de 6700 milhas náuticas, ou seja, mais de 10 mil km.

            Até o momento a navegação das equips têm sido tranqüilas e todos tripulantes estão ansiosos por chegar ao Rio para conhecer o carnaval carioca.

            A liderança, após cinco dias, é do Amer Sports One, seguido pelo News Corporation. O líder no geral, o alemão Illbruck, está apenas em quinto lugar.


SUPERBOWL

            O SuperBowl é um dos maiores eventos esportivos do ano nos Estados Unidos, reunindo os dois melhores times de futebol americano.Foto espetacular - Competição náutica

            O jogo deste ano será o 36º SuperBowl, com a disputa pelo título sendo entre o New England Patriots e o St. Louis Rams.

            O comentário do momento é como o técnico defensivo do Patriots fará (NR: cada time tem vários técnicos, um de ataque, um de defesa, ...) para defender-se do poderio ofensivo do Rams.

            Para ser ter uma idéia do tamanho do evento, a Pepsi pagou vários milhões de dólares para divulgar um comercial de 90 segundos no intervalo do jogo.

            Comenta-se que este jogo movimente, nos EUA, mais do que US$ 90 milhões e, vale lembrar, que é apenas um jogo.

Leia as colunas de outras semanas ==> Clique aqui 

Para ler a coluna desta semana ===>
Clique aqui



FALE CONOSCO ==>
CLIQUE AQUI