Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
- 06.12.2003 -

Vôlei masculino       

            O Brasil demonstrou sua superioridade na Copa do Mundo de Vôlei Masculino, disputada no Japão e conquistou seu 1° título desta Copa. Com 11 vitórias em 11 jogos o Brasil se classificou antecipadamente para as Olimpíadas de Atenas/2004 juntamente com a Sérvia e Montenegro (2ª classificada) e Itália. Giovani, aos 33 anos, foi considerado o melhor jogador de toda a competição.

Futebol

            O Cruzeiro, de Belo Horizonte-MG, é o campeão do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2003. O clube esteve absoluto e impecável durante toda a competição, surpreendendo por manter o ritmo desde o início do campeonato. É seu 1° título no brasileirão. Em 2003 o Cruzeiro venceu também o Campeonato Mineiro e a Copa do Brasil. O técnico Wanderlei Luxemburgo garantiu, assim, seu 4° título na competição. Com um Mineirão quase lotado - perto de 80.000 pessoas, recorde do campeonato -, o Cruzeiro venceu o Payssandu por 2 x 1 e pode chegar a 100 pontos. Faltando 2 jogos o clube mineiro segue com 94, contra 85 do Santos, o vice-campeão, também antecipado, que perdeu de 3 x 0 para o Goiás no último jogo. O São Paulo garantiu uma das 4 vagas para a Taça Libertadores de 2004 e as outras 2 vagas (o Cruzeiro já tinha assegurada ao vencer a Copa do Brasil) será disputada por Internacional, Atlético-MG, Coritiba, São Caetano e um surpreendente Goiás.

            Na Copa Sul Americana o São Paulo foi desclassificado das finais. Jogando contra o argentino River Plate, perdeu de 3 x 1 em Buenos Aires e venceu por 2 x 0 no Morumbi, mas perdeu nos pênaltis. Entretanto, 2003 foi também um grande ano para o clube paulista.

Stock Car Brasil - Última etapa

            O paranaense David Mufatto conquistou, merecidamente, o título de Campeão Brasileiro de Stock Car em 2003 ao terminar em 4° lugar a última etapa, vencida por Chico Serra. Mufatto venceu 4 das 12 etapas. Cacá Bueno garantiu o vice-campeonato. Guto Negrão e Ingo Hoffmann vieram a seguir. Foi um grande ano, de grandes corridas e pilotos do mais alto nível técnico. Para 2004 grandes nomes prometem disputar o campeonato, tais como Vitor Meira e Aírton Daré, que vem da IRL.

Fórmula 1 - Nelsinho Piquet estréia

            O piloto Nélson Ângelo Piquet, filho do tri-campeão mundial de fórmula 1 Nélson Piquet, testou uma Williams FW-25 por um dia e meio, na pista espanhola de Jerez de la Frontera, juntamente com o finlandês Nico Rosberg (filho do ex-campeão mundial de fórmula 1, Keke Rosberg).

            No 1° confronto (3ª feira, dia 02.12 foi Nelsinho na pista e 4ª feira, dia 03.12 foi o finlandês), Nico foi mais rápido 0,909s. A favor de Nico havia a vantagem de já ter testado esse carro anteriormente, apesar de ter menos experiência que Nelsinho (1 ano de F-3 contra 2 anos do brasileiro). Ralf Schumacher que também testava virou em 1'17"453, exatos 3 segundos mais rápido que o brasileiro, que andou com um carro com "apenas" 17.000 giros no motor, pneus usados e 50 litros de combustível no tanque. Ralf usou o carro com o novo motor para 2004 (19.000 RPMs), pneus macios e tanque vazio.

            No 2° confronto (5ª feira, dia 04.12, Nelsinho andou pela manhã e Nico à tarde), sob chuva, Nelsinho deu um "banho" em Nico Rosberg, virando em 1'28"640 (46 voltas) contra 1'30"262. A melhor volta do dia foi de Luca Badoer (Ferrari), com 1'25"432. Ralf Schumacher foi 1s7d mais rápido que o brasileiro nesse dia. A impressão que ficou foi a melhor possível para uma estréia. O staff da Williams para esses treinos foi de  50 pessoas e os testes foram acompanhados por pais atentos (Nélson Piquet e Keke Rosberg). Frank Williams e Patrick Head, chefões da equipe, estiveram rapidamente na pista para acompanhar os pilotos. A Williams deve divulgar se irá aproveitar um dos dois pilotos como o 2° piloto de testes da equipe para 2004 ao lado de Marc Gené, piloto de testes principal.

Copa do Mundo 2006 - eliminatórias

                  As seleções de França, Itália e Inglaterra caíram em grupos relativamente fáceis para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2006 em sorteio realizado nesta sexta-feira.

            A França, campeã mundial em 1998 e européia em 2000, está no grupo 4, em no qual terá como principais adversários Suíça e Irlanda.

            "Nosso desejo era evitar dois ou três grandes times, particularmente a Holanda, e conseguimos. Vamos respeitar todos os adversários, mas se jogarmos como ultimamente, deverá ser tudo bem", disse o técnico francês, Jacques Santini.

            Os mais preocupantes rivais da Itália no grupo 5 devem ser Eslovênia, Escócia e Noruega, enquanto a Inglaterra enfrentará os vizinhos País de Gales e Irlanda do Norte, além de Polônia e Áustria no grupo 6.

            O sorteio possibilitará confrontos interessantes, com a Holanda e República Tcheca se enfrentando tanto nas eliminatórias quanto na Eurocopa de 2004.

            A Alemanha, país sede da competição, está classificada automaticamente e se juntará às outras 31 seleções no torneio que começará em Munique dia 9 de junho.

            As seleções européias foram divididas em oito grupos. Os vencedores de cada chave e os dois melhores segundos colocados carimbam o passaporte. Os seis vice-líderes de cada chave farão confrontos diretos e o vencedor de cada partida também garante uma vaga.

Veja os grupos das Eliminatórias européias:

Grupo 1: República Checa, Holanda, Romênia, Finlândia, Macedônia, Armênia e Andorra. Grupo 2: Turquia, Dinamarca, Grécia, Ucrânia, Geórgia, Albânia e Cazaquistão. Grupo 3: Portugal, Rússia, Eslováquia, Letônia, Estônia, Liechtenstein e Luxemburgo. Grupo 4: França, Irlanda, Suíça, Israel, Chipre e Ilhas Faroe. Grupo 5: Itália, Eslovênia, Escócia, Noruega, Bielorrússia e Moldávia. Grupo 6: Inglaterra, Polônia, Áustria, País de Gales, Irlanda do Norte e Azerbaijão. Grupo 7: Espanha, Bélgica, Sérvia e Montenegro, Bósnia- Herzegovina, Lituânia e San Marino. Grupo 8: Suécia, Croácia, Bulgária, Islândia, Hungria e Malta.

            As federações dos outros continentes também decidiram de que forma serão distribuídas as vagas a que têm direito do Mundial de 2006.

AMÉRICAS CENTRAL E DO NORTE

            As 34 seleções da Concacaf, que engloba os países das Américas Central e do Norte, conheceu, nesta sexta-feira, foram divididas em 12 grupos, sendo dez com três seleções e dois com apenas duas. Nos que tem três equipes, duas irão se enfrentar previamente em jogos de ida e volta. A vencedora pega a outra também em jogos de ida e volta.

            Os campeões avançam para a fase seguinte, em 2004, que terá três grupos de quatro. Os dois primeiros avançam para o hexagonal final, em 2005. Os três primeiros vão à Copa e o quarto colocado vai para a repescagem.

            Confira os grupos da Concacaf (entre parênteses, o jogo que vai determinar qual seleção vai se classificar para enfrentar a que ficou de bye no grupo):

OCEANIA

            A Oceania terá apenas dois grupos nas Eliminatórias. No Grupo 1 estarão Taiti, Ilhas Salomão, Ilhas Cook, Nova Caledônia e Tonga. No Grupo 2 ficaram Fiji, Vanuatu, Papua Nova Guiné, Samoa e Samoa Americana.

            Os dois primeiros de cada chave se juntam a Austrália e Nova Zelândia para a disputa de um hexagonal em turno e returno. Os dois primeiros disputam uma final para decidir o campeão.

            Mas isso não assegura presença na Copa do Mundo. A melhor seleção do continente ainda terá que disputar a repescagem contra a quinta colocada nas Eliminatórias Sul-Americanas

ÁSIA

            A Ásia foi o primeiro continente a ter os grupos das Eliminatórias sorteados na cerimônia realizada pela Fifa, nesta sexta-feira, em Frankfurt. As 32 seleções foram divididas em oito grupos de quatro.

            Os vencedores vão para uma terceira fase, em que haverá mais dois grupos de quatro. Os dois primeiros colocados de cada um deles estará classificado. Os terceiros disputarão uma eliminatória em jogos de ida e volta. O vencedor estará no mundial. O perdedor disputa a repescagem contra um representante da Concacaf.

Confira os grupos da Ásia:

Grupo 1 (Irã; Catar; Jordânia; Laos); Grupo 2 (Uzbequistão; Iraque; Palestina; Taiwan); Grupo 3 (Japão; Omã; Índia; Cingapura); Grupo 4 (China; Kuwait; Malásia; Hong Kong); Grupo 5 (Emirados Árabes; Tailândia; Iêmen; Coréia do Norte); Grupo 6 (Barein; Síria; Quirguistão; Tadjiquistão); Grupo 7 (Coréia do Sul; Líbano; Vietnã; Maldivas); Grupo 8 (Arábia Saudita; Indonésia; Turcomenistão; Sri Lanka).

Um abraço,   

Fernando Toscano   
Editor             

Leia as colunas de outras semanas ==> Clique aqui
Para ler a coluna desta semana ===>
Clique aqui

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI