Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

COLUNA EM AÇÃO
                    - 17.05.2002 -                          

Fórmula 1 ou Fórmula Farsa? Por Marc Zimmermann

Hoje, em virtude dos acontecimentos, teremos uma coluna diferente.

12 de maio de 2002, este dia entrou para a história da F-1 como primeira vez onde o vencedor de uma prova foi vaiado pelos seus próprios torcedores (já que 80% das arquibancadas austríacas estavam ocupadas por torcedores alemães).

A revolta foi geral, recebi inúmeros telefonemas de parentes, amigos e colegas questionando a decisão da Ferrari, criticando, sentindo-se enganados...

Pessoas procurando espaço na mídia deram declarações criticando, que boicotarão a categoria, uma verdadeira revolta popular...

Mas vamos aos fatos!

Existe um contrato, que deve prever uma multa descomunal em caso de desobediência, que o brasileiro Rubens Barrichello assinou com a Ferrari, dizendo que o brasileiro deve obedecer a equipe.

Se Barrichello assinou é porque concorda e sabe das conseqüências.

Isto fere a esportividade da F-1? Desde quando a F-1 é esporte? Alguém acha que o mesmo Michael Schumacher mereceu o título de 1994, quando jogou o carro para cima de Damon Hill na Austrália e a FIA fez vista grossa para compensar as punições que deu ao alemão (que naquele tempo não era nada querido pela cúpula da FIA)!

Alguém se lembra de quando Michael Schumacher jogou seu carro sobre o de Jacques Villeneuve na decisão pelo título de 1997, em Jerez, em clara atitude anti-desportiva! Qual foi a punição? Perda do vice-campeonato, mas não dos pontos, das vitórias, de nada...

Se alguém ainda acredita que a F-1 é um esporte, é melhor ir assistir a provas de autorama, pois no circo de Mosley, Ecclestone e Schumacher manda quem pode e obedece quem tem juízo!

A última disputa, entre dois pilotos, onde não houve jogo de interesses mesmo foi entre Ayrton Senna e Nigel Mansell em 1991 e 1992, e Senna e Prost em 1993. Depois disto entramos em uma fase da F-1 onde o que menos importa é o talento, a capacidade e sim os interesses comerciais.

Será que é mais importante para os patrocinadores da Ferrari ter mercado na Alemanha e Europa ou no Brasil?

Claro que o grande perdedor de hoje é o esporte, já que milhões de pessoas sentiram-se ludibriadas por meia dúzia de dirigentes e um piloto que não respeitam o esporte, que não tem honra nem ética. Pessoas que não tem espírito de competição e que se utilizam de todo e qualquer meio para vencer.

E não se trata de patriotada, pois foram os próprios torcedores de Schumacher que o vaiaram ao final da prova, fazendo o pódio parecer uma arena romana.

Mas isto é a F-1 e quem não aceitar isto, que assista outras categorias ou compre fitas dos anos 60, 70 e 80!

O mais interessante é que a FIA, além de não prever punição, ainda permite que as equipes mexam, a partir dos boxes, no funcionamento dos carros, ou seja, se o brasileiro não tivesse obedecido poderiam ter desligado o carro do brasileiro e divulgar, mais uma vez, que o carro do brasileiro azarado teve problemas hidráulicos ou eletrônicos.

Outro fator interessante foi o espetáculo a parte de Michael Schumacher, que chegou a comemorar a vitória na pista, levantando os braços, mas ao perceber a reprovação do público, a cara de seu irmão Ralf, passou a fazer uma bela cena (digna de Hollywood) fingindo estar contrariado, colocando Barrichello no alto do pódio, dando a ele o troféu...Que cena!!

Schumacher estaria rindo hoje do papel de Rubens, se não tivesse ele tido sua imagem arranhada...

Se tem alguém que poderia ter evitado isto tudo, este alguém é Michael Schumacher. Ele teria moral junto a todos da equipe para "desobedecer" a equipe e ficar atrás do brasileiro e neste caso sim, ele estaria mostrando sua gratidão pelo trabalho que Barrichello fez e está fazendo.

Agora ficará uma dúvida no ar, será que as próximas vitórias do Michael Schumacher também serão merecidas ou será que Barrichello não começará a ter ainda mais problemas mecânicos, seu carro não terá o mesmo rendimento do de Schumacher...

Vamos aguardar!!

Leia as colunas de outras semanas ==> Clique aqui
Para ler a coluna desta semana ===>
Clique aqui


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI