Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
- 22.11.2003 -

Vôlei masculino

            Seguindo os passos da equipe feminina, a seleção brasileira de voleibol masculino continua dando show no Japão. Por enquanto venceu todos os 5 jogos disputados, inclusive a Itália, por 3 x 1. Junto com o Brasil, lidera a equipe de Sérvia e Montenegro. As três melhores se classificam para as Olimpíadas de Atenas em 2004. O próximo jogo do Brasil é no domingo, 23, contra a China.

Fórmula 3         

            A mais tradicional prova da Fórmula 3 mundial foi disputada em Macau, na China. O Brasil teve dois representantes: Nélson Ângelo "Nelsinho" Piquet, que pela 1ª vez competiu por uma equipe estrangeira fez o 13° tempo no grid e terminou a prova em 14° após boa recuperação na 2ª bateria, quando largou em 23°e terminou em 8°. O outro brasileiro foi Fábio Carbone, que conquistou uma pole-position espetacular. Na corrida ele foi prejudicado por um toque com Ryan Briscoe e caiu para 5° terminando em 4° a 1ª bateria e em 2° na 2ª bateria, ficando em 2° na geral. O resultado completo você pode conferir aqui.

            Neste final de semana (22/23.11) será disputado o GP da Coréia do Sul de Fórmula 3, com os mesmos pilotos que disputaram a prova em Macau. Nelsinho Piquet garantiu o 2° tempo no grid e larga na 1ª fila. Fábio Carbone larga em 10°. Mais de 30 pilotos das Fórmulas 3 européia, inglesa, alemã, italiana e espanhola participaram dessas duas corridas. A equipe Williams enviou um emissário para acompanhar as provas e os pilotos que deseja observar (dentre eles Nelsinho Piquet e Nico Rosberg, filho do ex-campeão mundial de fórmula 1 Keke Rosberg).

Futebol - seleção brasileira

            O Brasil acabou dando vexame. Empatou em 1 x 1 com o Peru em Lima e em 3 x 3 com o Uruguai em Curitiba, depois de estar vencendo o jogo por 2 x 0 no 1° tempo. Em nada adiantou a paralisação do Brasileirão para que a seleção tivesse um bom desempenho. Se o Cruzeiro ou o Santos tivessem representado o Brasil, provavelmente teriam vencido ambos os jogos... 

            O Brasil ainda lidera ao lado da Argentina, que empatou com a Colômbia em 1 x 1.

Handebol masculino            

            A Seleção Brasileira masculina de handebol voltou a encontrar a Argentina em uma decisão. E novamente foi a algoz dos rivais. Na noite desta sexta-feira, o Brasil sagrou-se tricampeão sul-americano em plena Mar Del Plata. O placar terminou em 28 a 28 (15 a 12 no primeiro tempo), mas os brasileiros foram beneficiados pelo critério de desempate. O Brasil também levou o título em 94 e em 2000.

            Brasil e Argentina haviam decidido o Pan de Santo Domingo, em agosto. Foi outra partida histórica. Depois de empate por 24 a 24 no tempo normal, a decisão foi para a prorrogação. O tempo extra também foi marcado por muito equilíbrio, mas quando faltavam 25 segundos para o término do jogo o armador Bruno marcou o gol da vitória. Além da medalha de ouro, o país também se classificou para Atenas-2004.

Rugbi

            A Inglaterra finalmente conseguiu conquistar o seu primeiro título mundial de rúgbi. Depois de inventar o esporte, em 1823, durante um jogo de futebol, os ingleses derrotaram os australianos por 20 a 17, na manhã deste sábado, na prorrogação, após um empate (14 a 14) no tempo normal.

            Na verdade, o rúgbi teve que vencer a resistência forte dos ingleses para conseguir organizar um campeonato mundial. O primeiro da modalidade só aconteceu em 1987, depois de muita insistência de Austrália e Nova Zelândia (potências da Oceania).

            Os europeus (França e Inglaterra, principalmente) sempre tiveram em mente bater os países do hemisfério sul que, até este sábado, haviam faturado todos os títulos mundiais: dois para a Austrália, um para a Nova Zelândia e outro para a África do Sul.

            Apesar de contar com poucos praticantes no Brasil, o esporte é hoje o terceiro evento esportivo em audiência televisiva no planeta (perde apenas para Copa do Mundo de futebol e Jogos Olímpicos).

Um abraço,   

Fernando Toscano   
Editor    

Leia as colunas de outras semanas ==> Clique aqui
Para ler a coluna desta semana ===>
Clique aqui


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI