O sorteio do Mundial de Clubes da FIFA 2023 vai acontecer nesta terça-feira, às 8h (horário de Brasília). O evento vai acontecer em Jedá, na Arábia Saudita.
A cidade vai receber todos os jogos do torneio, que vai acontecer entre 12 e 22 de dezembro. As partidas vão acontecer em dois estádios: o Cidade dos Esportes Rei Abdullah e o Príncipe Abdullah al-Faisal, com capacidades para 62 mil e 32 mil pessoas, respectivamente.
O sorteio será conduzido pelo diretor de competições da Fifa, Jaime Yarza. Ele contará com a assistência dos ex-jogadores Yaya Touré, da Costa do Marfim, e Manaf Abushugair, da Arábia Saudita. Em 2023, o Mundial seguirá o modelo atual, com sete clubes: os campeões de cada continente mais o representante do país-sede.
Dos sete clubes, falta apenas o campeão da Libertadores para completar a lista. Boca Juniors, Fluminense, Internacional ou Palmeiras são os candidatos, com um deles fazendo companhia aos vencedores dos outros continentes, além do Al-Ittihad, que entra por ser o atual campeão do país-sede.
Os campeões da Libertadores e Champions League entram, diretamente, nas semifinais. Os anfitriões contam, no seu elenco, com nomes como do atacante francês Benzema, do meio-campo francês N’Golo Kanté, do meia português Jota e dos brasileiros Romarinho (atacante) e Fabinho (volante). A América conta com dois representantes, um da Conmebol e outro da Concacaf (América do Norte e Central).
Além do sorteio, outros anúncios importantes serão feitos no mesmo dia: a divulgação do calendário oficial de jogos do torneio e o lançamento do emblema oficial na noite desta segunda-feira, 4 de setembro.
Regras do sorteio
O primeiro jogo já está previsto e será entre o time hospedado, Al Ittihad, e o representante da OFC (Oceania), Auckland City.
Já na segunda fase, de quartas de final, vai envolver o vencedor desse jogo de abertura e os campeões da AFC (Ásia), Concacaf (Américas do Norte, Central e Caribe) e CAF (África). Eles serão alocados em um pote e, depois, distribuídos em posições na chave.
Num segundo momento, os representantes da CONMEBOL (América do Sul) e da UEFA (Europa) serão alocados cada um em um lado da chave.
Clubes confirmados no Mundial de Clubes 2023
-
Campeão da CONMEBOL Copa Libertadores 2023: ainda a ser definido*
-
Campeão da UEFA Liga dos Campeões 2022/2023: Manchester City (Inglaterra)
-
Campeão da AFC Liga dos Campeões 2022: Urawa Reds (Japão)
-
Campeão da CAF Liga dos Campeões 2022/2023: Al Ahly FC (Egito)
-
Campeão da Concacaf Liga dos Campeões 2023: Club León (México)
-
Campeão da OFC Liga dos Campeões 2023: Auckland City FC (Nova Zelândia)
-
Campeão da liga principal do país-sede: Al Ittihad FC (Arábia Saudita)
O formato atual não está garantido para 2024, apesar de a Fifa querer manter a competição anual. A intenção da entidade é promover uma pequena mudança, com a exclusão do time do país-sede, e promover uma decisão contra o campeão da Champions League em um local neutro.
O novo Mundial de Clubes, com 32 times, ocorrerá a partir de 2025 e será realizado de quatro em quatro anos. A primeira edição será realizada nos Estados Unidos. Para essa competição, Flamengo e Palmeiras estão garantidos.
2025 – Um novo Mundial
A partir de 2025, o Mundial de Clubes terá novo formato, com a presença de 32 times. Flamengo e Palmeiras têm presença garantida, sendo dois dos seis representantes da América do Sul.
Os Estados Unidos, país-sede do torneio terá uma vaga, assim como um time da Oceania. Ásia, África e Concacaf terão 4 (cada), com 12 vindo da Europa. Entre eles, Chelsea, Real Madrid e Manchester City.
Esse novo formato do Mundial ainda não tem sede definida e será disputado como uma Copa do Mundo de seleções, ou seja, de quatro em quatro anos. A distribuição das vagas dentro dos continentes será ainda definida pelas respectivas confederações.
Divisão detalhada:
- AFC (Ásia): 4 clubes
- CAF (África): 4 clubes
- Concacaf (América do Norte e Central): 4 clubes
- Conmebol (América do Sul): 6 clubes
- OFC (Oceania): 1 clube
- Uefa (Europa): 12 clubes
- País-sede do torneio: 1 clube
EUA, México e Canadá garantidos na Copa de 2026
Além disso, a entidade confirmou que, de acordo com a tradição de longa data de ter todos os anfitriões competindo na Copa do Mundo, além de considerações esportivas e operacionais, os anfitriões do Mundial de 2026, ou seja, Canadá, México e EUA, se classificarão automaticamente para a competição, com suas vagas sendo deduzidas da alocação geral de seis atribuídas para a Concacaf.
Os detalhes sobre as eliminatórias em todas as confederações para a Copa do Mundo de 2026 serão divulgados oportunamente segundo a Fifa. Lembrando que o Mundial terá 48 seleções em vez dos 32 que foram ao Catar no ano passado.