Aos 18 anos, Vitor Roque já enfrenta um momento delicado na carreira. Nesta sexta-feira, 24, o atacante do Athletico Paranaense teve constatada uma lesão no tornozelo. A contusão aconteceu durante a partida contra o Internacional, pela 24ª rodada do Brasileirão, na última quinta-feira, 21.
“Com os exames de imagem e a avaliação do Departamento Médico do Athletico Paranaense, foi constatada uma lesão ligamentar da sindesmose do tornozelo direito, sem necessidade de intervenção cirúrgica”, disse o clube em nota.
O atacante já iniciou tratamento no CAT Caju, que pode levar até dois meses em casos como este, uma média de seis a oito semanas.
O lance da lesão
O lance que determinou a lesão do jogador aconteceu logo aos 10 minutos de jogo na Arena da Baixada. O zagueiro do Inter, Nicolás Hernández deu um carrinho em Vitor, que torceu o tornozelo e não conseguiu mais ficar em pé. Ele precisou sair de maca do gramado.
A reação da torcida com o fato foi imediata, com vaias ao defensor colombiano toda vez em que ele tocava na bola. Ele foi substituído já no intervalo por estar amarelado.
Logo após a partida, o técnico interino Wesley Carvalho falou sobre o estado físico do atacante como uma “torção simples”, mas os exames mostraram o contrário.
Expectativa frustrada de convocação
Até ter a lesão constatada, Vitor Roque vivia a expectativa de ser convocado para os próximos jogos da Seleção Brasileira. Neste sábado, 23, Fernando Diniz vai convocar a lista de atletas para os jogos contra a Venezuela e o Uruguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, nos dias 12 e 17 de outubro.
A tendência é que o treinador da Seleção mantenha a base da última lista, mas traga novidades. Probabilidade que aumentou muito após Gabriel Martinelli ter uma lesão no tendão da coxa confirmada.
Em outras oportunidades, Diniz já demonstrou interesse no jogador do Furacão, mas havia confirmado que o nome dele não estaria em sua primeira lista por conta dos amistosos pré-olímpicos. O centroavante foi chamado pelo técnico Ramon Menezes para as partidas da equipe olímpica durante a data-Fifa.
Por isso, o nome dele era bem cotado para estar na convocação deste sábado, o que não vai mais acontecer.
Barcelona
Em julho, Vitor Roque já foi anunciado pelo Barcelona com contrato até 31 de junho de 2031. No entanto, o contrato só prevê sua chegada no ano que vem. A expectativa é que ele chegue ao clube catalão no primeiro semestre de 2024.
Tigrinho, apelido de infância do centroavante, vai ficar até dois meses em recuperação nesta reta final do Brasileirão. Desta forma, o Athletico perde seu principal nome de ataque pelo menos até novembro.
“O atleta é aguardado para a temporada 2024/25 e terá contrato com o Barça até o final da temporada 2030/31. Sua cláusula de rescisão será de 500 milhões de euros”, confirmou o clube no início da temporada europeia.
Na conversão atual, 500 milhões de euros equivalem a 2,6 bilhões de reais.
Cruzeiro
Vitor Roque é cria da base do Cruzeiro e foi negociado com o Athletico-PR em uma transação problemática na temporada passada. O valor de R$ 24 milhões foi considerado muito baixo pela torcida da Raposa.
Passada uma temporada, o camisa 9 despontou no profissional e encheu os olhos dos clubes europeus. O desfecho da negociação com o Barça irritou os cruzeirenses mais uma vez, visto que ele foi vendido por valor semelhante ao que o ex-jogador Ronaldo Nazário pagou pela SAF celeste, cerca de R$ 400 milhões.