Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
12 / junho / 2005

AUTOMOBILISMO

- Fórmula 1: O GP do Canadá demonstrou, mais uma vez, que as grandes forças destacadas da temporada são Renault e McLaren. A supresa da BAR na pole-position nos treinos e da Ferrari andando rápido foram as boas notícias. Excelente também o desempenho de Felipe Massa, que no final, com os pneus traseiros totalmente desgastados, passou 15 voltas com Mark Webber na sua "cola", sem se afobar e sem errar conquistando um 4o lugar importantíssimo para a equipe suíça. As Renault dominaram amplamente, mas um problema hidráulico tirou Fisichella de novo (isso fez o italiano descer irritado do seu carro, e com razão...) e Alonso bateu de leve no muro, mas o suficiente para quebrar a suspensão traseira direita. Button também acabou batendo no muro na entrada da reta após um erro na tomada da chicane. Destaque também, mais uma vez, para Jarno Trulli que seria o 3o, mas numa pista que exige tanto dos freios, o italiano não soube cuidar e eles acabaram totalmente. As McLaren andaram juntas o tempo todo e bem próximas das Renault. Após o acidente de Button, Montoya fez um pit-stop e o safety-car entrou na pista para que a BAR, que estava em local perigoso, fosse retirada, mas o colombiano não respeitou a luz vermelha na saída dos boxes e acabou desclassificado. Pelo menos andou o tempo todo na frente de Kimi Raikkonen, exceção feita a poucas voltas quando os boxes o atrasou. Schumacher largou muito mal - caiu de 2o para 7o - mas fez boa prova e acompanhou de perto os mais rápidos. Rubinho também foi destaque, tendo largado dos boxes com tanque lotado de combustível acabou se recuperando bem, cuidando de pneus e freios e foi um ótimo 3o lugar. Agora o brasileiro tem 60 pódios, igualando a Nélson Piquet e entre os cinco primeiros em todos os tempos que mais foram ao pódio na fórmula 1 temos três brasileiros. Michael Schumacher, Alain Prost, Ayrton Senna, Nélson Piquet e Rubens Barrichello... A próxima prova será em Indianápolis no próoximo domingo. Nesse final de semana um dos destaques da GP2, o norte-americano, Scott Speed andou no 3o carro da Red Bull e não fez nenhuma besteira. Deve continuar em Indianápolis que também pode ter a estrela feminina da IRL, Danica Patrick dando algumas voltas de exibição. Saiba tudo sobre a temporada de 2005, CLIQUE AQUI.

-IRL, GP do Texas: Grande prova disputada na noite de sábado, com os brasileiros se destacando durante toda a prova. No final, vitória para o piloto mais rápido da categoria para mim ao lado de Vitor Meira (Tomas Scheckter), Tony Kanaan em 3o e Hélio Castroneves em 5o. Aliás "Helinho" tem sofrido nas últimas provas. Seu carro tem sido inconstante e gastado demasiadamente os pneus traseiros. Sam Hornish Jr. foi o segundo mas a liderança continua folgada com o inglês Dan Wheldon, dessa vez o 6o colocado. Acompanhe a temporada 2005 pelo Portal Brasil, CLIQUE AQUI.

- Fórmula 3, Marlboro Masters: A 15ª edição do Marlboro Masters de F-3 teve dobradinha da ASM neste domingo (12) em Zandvoort. Lewis Hamilton venceu a prova e Adrian Sutil chegou na segunda posição. O terceiro lugar ficou com o brasileiro Lucas di Grassi. Átila Abreu, da Mücke Motorsport, largou em 25º e finalizou a prova na 15ª colocação. Bruno Senna, sobrinho do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna, não completou a corrida e abandonou após quatro voltas.

            Di Grassi cumpriu o objetivo. "Antes de vir para Zandvoort, eu e a equipe conversamos e estabelecemos como meta subir ao pódio. Quando me classifiquei em quarto para o grid, ficou provado que tínhamos mesmo condições de fazer isso. Mas também estamos felizes por esta aproximação em relação à ASM em termos de desempenho. Eles têm uma equipe muito maior, com mais tecnologia, engenheiros, recursos e financiamento do que a nossa. É uma luta desigual. Mas, por isso mesmo, ela me agrada".

            Abreu disse ter ficado satisfeito com sua participação. "Fiquei muito feliz por terminar a prova e ter sido constante durante toda a corrida, especialmente depois de um início tão difícil na classificação. Além disso, também foi bom como preparativo para a corrida do Europeu que teremos aqui na Holanda", declarou. Final: 1) Lewis Hamilton (ING/ASM), 25 voltas em 39min02s044; 2) Adrian Sutil (ALE/ASM), a 6s477; 3) Lucas di Grassi (BRA/Manor), a 7s254; 4) Paul di Resta (ING/Manor), a 8s068; 5) Kohei Hirate (JAP/Rosbert), a 26s917; 6) Giedo van der Garde (HOL/Rosbert), a 30s950; 7) Marko Asmer (EST/Hitech), a 31s533; 8) Franck Perera (FRA/Prema), a 32s156; 9) Hannes Neuhauser (AUT/HBR), a 33s656; 10) Loic Duval (FRA/Signature), a 34s582; 15) Átila Abreu (BRA/Mücke), a 43s269.

Moto GP

            Sete Gibernau bem que tentou dar aos 105 mil torcedores que lotaram o autódromo de Barcelona a mesma felicidade que Valentino Rossi proporcionou aos italianos na semana passada. Só precisava avisar Valentino Rossi. O italiano ultrapassou o rival faltando duas voltas para o fim da corrida e chegou à quinta vitória na temporada.

            Os números d'O Doutor no ano são impressionantes. Dos 150 pontos em disputa, conquistou 145, ou seja, 96,7% do total. Apenas Alexandre Barros foi capaz de quebrar a hegemonia de Rossi, no Estoril. O brasileiro, aliás, travou disputa contra Marco Melandri em um lugar pelo pódio durante toda a corrida, mas não conseguiu superar o vice-líder do Mundial.

            Desta vez, Rossi não usou chapéu de diplomado. Foi uma comemoração simples, de quem já está acostumado a vencer e talvez não tenha mais no que diversificar. A próxima etapa acontece em Assen, na Holanda. Final: 1) Valentino Rossi (ITA/Gauloises/Yamaha/M), 25 voltas em 43min16s487; 2) Sete Gibernau (ESP/Movistar/Honda/M), a 1s094; 3) Marco Melandri (ITA/Movistar/Honda/M), a 7s810; 4) Alexandre Barros (BRA/Camel/Honda/M), a 8s204; 5) Nicky Hayden (EUA/Repsol/Honda/M), a 8s273; 6) Max Biaggi (ITA/Repsol/Honda/M), a 12s051; 7) Colin Edwards (EUA/Gauloises/Yamaha/M), a 18s762; 8) Troy Bayliss (AUS/Camel/Honda/M), a 42s631; 9) Shinya Nakano (JAP/Kawasaki/B), a 46s638; 10) Ruben Xaus (ESP/Fortuna/Yamaha/M), a 46s692; 11) Carlos Checa (ESP/Marlboro/Ducati/B), a 1min00s357; 12) Loris Capirossi (ITA/Marlboro/Ducati/B), a 1min03s864; 13) David Checa (ESP/Fortuna/Yamaha/M), a 1min03s985; 14) Roberto Rolfo (ITA/D'Antin/Ducati/D), a 1min10s258; e 15) Kenny Roberts (EUA/Suzuki/B), a 1min23s731. 

Campeonato: 1) Valentino Rossi (ITA), 145 pontos, 5 vitórias; 2) Marco Melandri (ITA), 87; 3) Max Biaggi (ITA), 77; 4) Sete Gibernau (ESP), 73; 5) Alexandre Barros (BRA), 65,1 vitória; 6) Colin Edwards (USA), 57; 7) Nicky Hayden (EUA), 47; 8) Loris Capirossi (ITA), 43; 9) Shinya Nakano (JAP), 40; 10) Carlos Checa (ESP), 33; 11) Troy Bayliss (AUS), 32; 12) Olivier Jacque (FRA), 25; 13) Ruben Xaus (JAP), 24; 14) John Hopkins (EUA), 16; e 15) Makoto Tamada (JAP), 16.

RAPIDINHAS ...

- A Seleção Brasileira feminina de vôlei conquistou o Torneio de Montreux, na Suíça, neste domingo, ao vencer de forma emocionante a final contra a China por 3 sets a 2 (18/25, 24/26, 32/30, 25/15 e 20/18). As brasileiras perderam os dois primeiros sets, mas conseguiram empatar vencendo as duas parciais seguintes. O tie-break foi muito disputado, com match-points para os dois lados, até que o Brasil fechou em 20/18. O Torneio de Montreux é uma preparação para o Grand Prix, que será disputado em vários países da Ásia.

- A Seleção Brasileira masculina de vôlei venceu o Japão por 3 a 1 (25/17, 25/19, 27/29, 25/18), neste domingo, na cidade japonesa de Gifu, em partida pela sexta rodada da Liga Mundial. O Brasil segue na vice-liderança do seu grupo, já que Portugal bateu a Venezuela por 3 sets a 0, com parciais de 25/23, 25/23 e 25-21 e se manteve na ponta. Ambas as equipes têm cinco vitórias e uma derrota, mas Portugal perdeu três sets a menos que o Brasil. No grupo B, a liderança é de Cuba, que apesar da derrota para a França neste domingo por 3 sets a 2 (25/19, 18/25, 20/25, 25/21 e 15/7), tem quatro vitórias em seis jogos. A Itália, vice-líder, conquistou a terceira vitória em seis jogos na competição ao passar pela Bulgária, também por 3 sets a 2 (25/19, 24/26, 15/25, 25/19 e 17/15).

- Assim como nas eliminatórias, as finais das principais categorias em disputa na terceira etapa do Circuito Brasileiro de Wakeboard, realizada neste fim de semana no Rio de Janeiro, foram dominadas pelos paulistas. Mário Manzolli e Joana Marques Flandoli, ambos de São Paulo, conquistaram os títulos das categorias Profissional e Feminino Open, respectivamente, neste domingo, nas águas da Lagoa Rodrigo de Freitas. Para a família Flandoli, a festa foi completa no Dia dos Namorados: André, marido de Joana, também sagrou-se campeão, na categoria Open B.

- Nos dias 09 e 10 de julho acontece em Cacoal (RO) a segunda etapa do Campeonato Latino-americano de Motocross para a categoria MX2. A prova, que irá reunir os melhores pilotos da América do Sul, chega ao Brasil com novidades, sobretudo para os pilotos brasileiros. A etapa acontece na semana seguinte à quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross, no dias 02 e 03 de Julho, em Dourados (MT), e será a oportunidade dos pilotos brasileiros competirem com concorrentes da Guatemala, Venezuela, Equador e Costa Rica, que já confirmaram presença nesta etapa.

Um abraço e até a semana que vem,     
Fernando Toscano                    


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI