Rogério Ceni, ex-São Paulo, é anunciado como nova contratação do Bahia e assume vaga de Renato Paiva.

Gabriela Sabino

Atualizado em:

Rogério Ceni é o novo treinador do Bahia. O clube oficializou a contratação do técnico na noite deste sábado, 09 de setembro, por meio de suas redes sociais. O vínculo entre as partes vai até dezembro de 2025.

O novo treinador do Bahia desembarca em Salvador neste domingo. O primeiro contato com o elenco será na segunda-feira. A partir daí ele vai assumir a preparação para a partida contra o Coritiba, marcada para as 20h de quinta-feira (horário de Brasília), no Couto Pereira.

A nova comissão técnica também contará com os auxiliares Charles Hembert, Leandro Macagnan e Nelson Simões, além do preparador físico Danilo Augusto

Após o português Renato Paiva pedir demissão, e em meio a luta contra o rebaixamento para a Segunda divisão, a diretoria do Bahia chegou ao entendimento de que precisava de um treinador com conhecimento do futebol brasileiro. Campeão das séries A e B do Brasileiro, Rogério Ceni foi o escolhido.

Na última quinta-feira, um dia depois da saída de Paiva, o Bahia abriu negociações com Ceni, nome preferido da cúpula tricolor. As conversas avançaram para a assinatura do contrato, mas houve um ponto que ameaçou o acordo: o técnico deixou claro que não vai aceitar interferências em seu trabalho.

Rogério Ceni quer autonomia para tomar as decisões que envolvam o departamento de futebol, como chegadas e saídas de jogadores. Em um primeiro momento, o Bahia não viu com bons olhos o posicionamento de técnico e chegou a entrar em contato com um plano B: Maurício Barbieri. Mas Ceni e diretoria tricolor chegaram a um entendimento para a assinatura do contrato.

Rogério Ceni

Após iniciar a carreira como técnico no São Paulo, Rogério Ceni teve o seu maior momento de sucesso no Fortaleza, entre 2018 e 2019. Na ocasião, ele foi campeão da Série B, da Copa do Nordeste 2019, além de bicampeão cearense. Depois, Ceni teve uma passagem curta e apagada pelo Cruzeiro, com apenas oito jogos.

O treinador então voltou para o Fortaleza, fez 42 jogos, até decidir aceitar proposta para treinar o Flamengo. No clube carioca, voltou a alcançar conquistas com o Brasileirão 2020, além da Supercopa do Brasil e do Campeonato Carioca de 2021. Ceni retornou ao São Paulo em 2021 e bateu na trave com o vice-campeonato da Copa Sul-Americana e do Paulistão de 2022. Em 2023, ele foi demitido após queda de rendimento do time.

Ficha técnica:
  • Nome: Rogério Ceni
  • Clubes que treinou: São Paulo, Fortaleza, Cruzeiro e Flamengo
  • Títulos: Campeonato Cearense (2x), Campeonato Carioca, Copa do Nordeste, Série B do Brasileiro, Supercopa do Brasil e Campeonato Brasileiro.