Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Administração de Empresas -
01 / Setembro / 2004

As Grandes Dificuldades das Micro, Pequenas e Médias Empresas
Sistema de Gestão - A importância do Contador

Dando continuidade a abordagem de tópicos de Gestão Administrativa iniciada na 2a. quinzena de junho mostramos, nessa quinzena, a importância de contar com uma assessoria efetiva e eficiente. Nessa quinzena mostramos a importância de um profissional “chave” no acompanhamento do desenvolvimento de qualquer empresa: o Contador.

6. A IMPORTÂNCIA DO CONTADOR

Entre as atribuições mais conhecidas do Contador estão as realizações de todos os procedimentos necessários para a abertura das empresas: serviços de coleta de documentos, extração de certidões, providências para que toda a documentação esteja corretamente preenchida; apresentação dos documentos nos órgãos competentes; solicitação de registro das empresas; e autorização para seu funcionamento.

                   Além disso, na fase operacional das empresas, exige-se o acompanhamento para o preenchimento de guias de recolhimento de tributos e impostos e a comunicação às empresas dos respectivos vencimentos das guias.

                   Na prática o Contador passou a exercer um papel de despachante. Porém, a sua importância extrapola os serviços de mero despachante de papéis e guias. Exige-se muito pouco de um profissional de nível superior, graduado em Ciências Contábeis. O Contador tem muito mais a oferecer do que isso. Ele deve ser encarado como um colaborador muito importante no processo de acompanhamento e desenvolvimento da empresa.

A Contabilidade surgiu com o desenvolvimento do comércio. Tem como objetivo primordial registrar as entradas e saídas de valores (dinheiro, estoques, dívidas) e, controlar o patrimônio das empresas e suas variações resultantes da apuração de resultados.

É obrigação de todo empresário manter livros e registros organizados do movimento contábil da empresa. A Lei exige, no mínimo o Livro Diário. Em razão da evolução tecnológica são aceitos e regulados pelo DNRC o uso da escrituração mercantil, pelo sistema de processamento eletrônico.

Para o cumprimento das exigências da Lei há necessidade de contratar um Contador. Entretanto, se você quiser que esse contador lhe preste assessoria contábil, forneça indicadores de sua empresa e ajude-o a efetuar um Planejamento Tributário procure um com Contador. Geralmente, analisando-se o custo x benefício de uma assessoria especializada na área contábil, apenas o planejamento tributário adequado cobre com folga os custos.

Estou falando em Planejamento Tributário. Não confunda com o não pagamento de tributos. São coisas muito diferentes.

Além disso, a Contabilidade é a "alma" da empresa. E, como tal, é imprescindível para o acompanhamento do desempenho da empresa, a visualização de sua situação patrimonial e sua saúde econômico-financeira, a qualquer tempo.

Não há necessidade que seja contratado um colaborador específico para isso, só se você julgar necessário, considerando o tamanho de seu empreendimento. Você pode recorrer a escritórios de contabilidade que se encarregam de recolher, arquivar e contabilizar, de forma prevista em Lei, a movimentação da empresa.

Alguns cuidados são necessários para a contratação dessa prestação serviços. Infelizmente, a maioria dessas empresas, que recebem mensalmente uma quantia para a prestação desses serviços, limita-se a arquivar a documentação e informar aos empresários o vencimento de suas obrigações fiscais e tributárias.

Antes de confiar a contabilidade de sua empresa a algum escritório, consulte os Conselhos Regionais de Contabilidade e verifique os Contadores cadastrados, os impedidos ou com alguma restrição profissional. A contabilidade da empresa é um instrumento fantástico de auxilio ao empreendedor. É capaz de fornecer informações para subsidiar o acompanhamento do desempenho de sua empresa, corrigir erros porventura existentes e indicar como está a “saúde” econômico-financeira da empresa a qualquer momento.

Caso o leitor necessite aprofundar-se no assunto e obter informações mais detalhadas, esses tópicos estão expostos de forma objetiva e com linguagem de fácil acesso no livro Manual das Micro, Pequenas e Médias Empresas – Editora Papel&Virtual, que pode ser adquirido diretamente através do site www.papelvirtual.com.br – Gênero: Administração ou, se preferir, nos contate via e-mail.

Leia mais sobre administração ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI