Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Direito & Defesa do Consumidor -
14.11.2004


Dr. Olympio Moraes JuniorIsso afeta todos nós
Por Olympio Moraes Junior, [email protected]

Olympio Moraes Junior, primeiramente advogado. Ex-Técnico Judiciário Juramentado do Rio de Janeiro, Ex-delegado de Polícia de Mato Grosso do Sul e de Minas Gerais, Ex-Procurador-Chefe da Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia. Conselheiro da OAB/AM em segundo mandato, Ex-Corregedor-Geral da OAB/AM, Ex-Presidente e Presidente atual da Comissão de Direitos Humanos da OAB/AM.

             Muitos de nós que possuímos uma formação cultural e sócio-econômica melhor. Que tememos a cada dia que a violência nos alcance. Vivemos em apartamentos, condomínios, grades, cães, carros blindados, câmeras e todo aparato que consigamos para afastar o mundo violento que nos rodeia. Entendemos que ao pagar nossos impostos, e são pesados, a tentar cumprir a lei, votar em alguém que nos pareça melhor e mais honesto, estaríamos afastados da responsabilidade pelo caos social em que vivemos. Infelizmente, a maioria de nossos governantes é formada apenas por prolatores de discursos. E de projetos e gastos desnecessários. Como a velha história do fim da seca nordestina. Mas nós, que sofremos na pele a violência, ou que temos um parente vítima desta, queremos desconhecer ou até apoiamos uma polícia violenta, aparatos violentos para conter a violência. Usamos escolas particulares para os nossos filhos, e não nos interessamos pela educação pública. E saúde? Quem pode, ou mesmo quem pouco pode, se abriga nos múltiplos planos de saúde existentes. Alguns, pouco melhores que o INAMPS, outros de primeiro mundo. Quem de nós, que pode, usa a saúde pública para os seus? Na verdade muitos de nós, e sou um deles, paga seus impostos e do Estado não recebe nada em troca que não sejam novos aumentos de alíquotas, aumentos das tarifas e preços públicos.

             Muitos até se comovem quando se deparam com a miséria. Assustam-se quando as emissoras de TVs abertas ou a cabo, explorando a miséria como forma de prender nossa atenção, enumeram casos de fome. Crianças no lixo, adultos vivendo de sobras, lágrimas pelo desemprego, menores agredidos em órgão de proteção dos mesmos, rebeliões e sangue em cadeias. Aí desligamos nossas TVs e esquecemos o mundo. Portas trancadas - grades fechadas, dormimos acreditando que temos alguma proteção. Quando saímos e nos deparamos com alguma criança suja, esquálida, ou velhos caquéticos, desempregados pedintes, apressamos a dar alguma moeda ou nota – não por que tenhamos algum sentimento humano (nesta hora), mas a maioria tenta apenas se livrar da imagem que macula nosso cotidiano.

            Isso infelizmente não resolve. Ficarmos protegidos não nos protege. Tudo que pensamos que nosso trabalho, ou nossa família tenha nos proporcionado, não nos protegerá.

            Há uns três anos fui acordado pelo telefone às 3:00 horas, sendo chamado por um policial militar de plantão no pronto socorro universitário Getulio Vargas em Manaus, dizendo este que um homem foi morto, e não tinha qualquer identificação, mas em seu bolso havia um cartão de meu escritório com algumas inscrições. Tentei fugir do trabalho de identificar alguém que poderia nem ser meu conhecido, mas tanto o policial solicitou que acabei por ir. Encontrei sobre uma mesa de cimento um jovem e promissor advogado que trabalhava em meu escritório. Estava em começo de carreira, possuía um carro antigo, para não chamar de velho, e este foi colhido por um ônibus e no acidente tinham-no levado com vida a um hospital, depois a outro, estava desfalecido, sem documentos, ficando numa maca até muito tarde. Ele tinha plano de saúde, tinha amigos, família. Só que nos últimos momentos de sua vida caiu em um hospital público lotado, com recursos limitados para suas necessidades e era apenas um “indigente”. Quem de nós, que dirigimos, pode dizer que tanto não nos acontecerá? Quem de nós pode em sã consciência acreditar que um filho não poderá ser vítima de um sistema de saúde falido que nunca nos preocupamos em utilizar?

            E quanto às crianças de famílias carentes, crianças com uma escola deficitária? Pois há muitos Estados que se preocupam mais em construir prédios portentosos do que prover uma educação de qualidade, investe-se em obras e não em qualidade de ensino. Nosso ensino público, em sua maioria, não prepara os jovens, mais ainda na periferia social, para enfrentar o mundo cada vez mais tecnológico. E essas crianças serão os futuros desempregados, e são milhões. E a estas se somam às crianças de ruas, as de famílias desagregadas pela miséria, as abandonadas pela vida e por todos nós. Essa multidão de crianças que pode ser vista em todos os Estados, aquelas que guardam nossos carros, que pedem dinheiro em estacionamentos e nos semáforos, aquelas que vêem nossos filhos nos bancos de trás, ou vem às sacolas de compras, e, no natal saem às ruas vendo tudo que não tem em casa. Essas crianças crescem odiando a sociedade que as repeliu. Essas crianças estão marginalizadas e muitas acabarão no crime, haverá o dia que a polícia violenta, a justiça lenta e as cadeias superlotadas, não segurarão mais a avalanche. Aí nossa casa, nosso apartamento, nosso condomínio, nossas grades, nosso mundo estará definitivamente atingido por uma violência avassaladora.

            Nós já estamos com medo, ou pior de tanto ver a miséria, e a violência ficamos como entorpecidos por ela. Nos tornamos vítimas em nossa própria comunidade, vítima do medo.

            Isso afeta todos nós. Isso tem que ser revertido, e só acontecerá quando cada um de nós deixar de se omitir, juntando-se a organizações senão para ajudar a acabar com a miséria, pelo menos começar exigir dos governantes que buscam o poder, que nos exigem mais tributos - que deixem os discursos e façam alguma coisa. Ou as vítimas seremos nós!!!!!!!!  

            Vamos discutir o assunto: [email protected] 

TEXTO COM AUTORIZAÇÃO EXPRESSA PARA PUBLICAÇÃO NO PORTAL BRASIL
A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA

Leia mais colunas sobre Direito ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI