Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
- 21.02.2004 -

Automobilismo

            - Terminaram os testes de inverno na Fórmula 1 - e com um saldo surpreendente. Foram 23 recordes em diversas pistas, por diversos pilotos e diversas equipes. O campeonato deste ano promete. Quem mais treinou foi o espanhol Marc Gené - Williams -, 23 dias. No total 48 pilotos treinaram e recordes das pistas ficaram da seguinte forma: Barcelona (1'13"797 - Takuma Sato, BAR 004C); Fiorano (55"999 - Michael Schumacher, Ferrari F2004); Jerez de la Frontera (1'16"125 - Kimi Raikkönen, McLaren MP4-19); Mugello (1'18"704 - Rubens Barrichello, Ferrari F2004); e Valencia (1'08"995 - Kimi Raikkönen, McLaren MP4-19). A impressão que ficou foi que os compostos pneumáticos evoluíram bastante.

            - Estiveram testando os seguintes pilotos (nome e quantidade de dias): Marc Gené, 27; Takuma Sato, 26; Felipe Massa, 25; Luca Badoer, 24; Juan Pablo Montoya, 23; Franck Montagny, 23; Ralf Schumacher, 22; Jenson Button, 21; Alexander Wurz, 18; David Coulthard, 17; Christian Klien, 17; Michael Schumacher, 16; Mark Webber, 16; Giancarlo Fisichella, 15; Jarno Trulli, 15; Ricardo Zonta, 13; Olivier Panis, 13; Nick Heidfeld, 13; Rubens Barrichello, 12; Fernando Alonso, 12; Ryan Briscoe, 12; Cristiano da Matta, 12; Pedro de La Rosa, 11; Kimi Raikkönen, 11; Luciano Burti, 10; Anthony Davidson, 10; Antonio Pizzonia, 6; Gianmaria Bruni, 5; Giorgio Pantano, 4; Nico Rosberg, 4; Nelsinho Piquet, 4; José-Maria Lopez, 4; Timo Glock, 4; Zsolt Baumgartner, 3; Heikki Kovalainen, 3; Bjorn Wirdheim, 2; Jaroslav Janis, 2; Fabrizio del Monte, 2; Darren Turner, 1; Naraian Karthikeyan, 1; Justin Wilson, 1; Ralph Firman, 1; Neel Jani, 1; Satoshi Motoyama, 1; Townsend Bell, 1; Ho-Pin Tung, 1; Norbert Siedler, 1 e Bas Leinders, 1.

            - Dois nomes com sobrenomes famosos iniciaram no automobilismo pretendendo seguir carreira. Um deles é Bruno Senna, 02 anos, (filho de Viviane e sobrinho de Ayrton Senna) que vem treinando junto com dois campeões mundiais de kart. Bruno iniciará no Campeonato Paulista de Kart de 2004. O outro é Adriano Pizzonia - irmão de Antonio Pizzonia (Williams, F1), que já corria de kart e estréia este ano no Campeonato Brasileiro de Fórmula Renault. Vamos acompanhá-los e no final do ano veremos como se comportaram nas pistas e se o "sangue" para as pistas é o mesmo.

            - A RuSport, equipe que disputa a Fórmula Atlantic, confirmou nesta sexta-feira (20) que vai inscrever um carro para a temporada da Fórmula Mundial, com planos para ter dois no campeonato de 2005. O time terá como piloto o norte-americano A.J. Allmendinger, de 21 anos, que conquistou o título da Fórmula Atlantic em 2003, em seu primeiro ano na categoria.

Futebol - Taça Guanabara

            O encontro entre Flamengo e Fluminense promete levar quase 80 mil torcedores ao Maracanã. É a decisão do 1° turbo da Taça Guanabara. E poderá ser a primeira vez que os torcedores do time das Laranjeiras assistirão ao quarteto Romário-Edmundo-Roger-Ramón atuando junto. Flamengo: Julio Cesar; Rafael, Henrique, Fabiano Eller e Roger; Robson, Ibson, Zinho e Felipe; Jean e Diogo. Técnico: Abel Braga. Fluminense: Kleber; Leo Moura, Antonio Carlos, Rodolfo e Junior César; Marcão, Marciel, Juca e Roger; Romário (Marcelo) e Edmundo. Técnico: Valdyr Espinosa. Local: Maracanã, no Rio. Horário: 16h.

Tênis

            O tenista australiano Lleyton Hewitt, cabeça-de-chave número seis do torneio de Roterdã, na Holanda, garantiu neste sábado vaga na decisão ao bater na semifinal o britânico Tim Henman, quinto favorito, por 2 sets a 0 com um duplo 6/3. O adversário de Hewitt sai do confronto entre Max Mirnyi e Juan Carlos Ferrero. Em 2004, Hewitt já venceu um torneio, em Sydney, que foi preparatório para o Aberto da Austrália. O torneio de Roterdã distribui US$ 950 mil em prêmios.

Vôlei - Superliga masculina

            A Ulbra/São Paulo derrotou na noite desta quinta-feira a Unisul por 3 sets a 1, com parciais de 25/23, 21/25, 34/32 e 25/20, e assumiu a liderança da Superliga de vôlei masculino, com 28 pontos. O maior pontuador foi o argentino Milinkovic, com 29 acertos. A Unisul ocupa o terceiro lugar, com 26 pontos.

            No jogo mais esperado da rodada, o Minas venceu o Suzano, em Belo Horizonte, por 3 a 1, com parciais de 25/20, 22/25, 25/18 e 25/23. O atacante André Nascimento, do Minas, foi o maior pontuador do jogo, com 16 acertos. Com a vitória, a equipe mineira segue na quarta colocação, com 25 pontos. Já o time de Suzano está em segundo lugar, com o mesmo número de pontos da Ulbra, mas com dois jogos a mais.

            Jogando em casa, o Bento Gonçalves venceu o São José por 3 sets a 1, com parciais de 25/23, 25/23, 23/25 e 25/21. O maior pontuador foi Léo, do Bento Gonçalves, com 30 acertos. O time gaúcho está em sexto na classificação geral, com 21 pontos, mesmo número do São José, que vem em sétimo.

            Também na noite desta quinta-feira, a UCS/Colombo foi derrotada em casa pelo Náutico por 3 a 1 (18-25, 25-13 , 30-28 e 25-17). A equipe gaúcha segue em oitavo lugar, com 20 pontos, mesma pontuação do Náutico, que vem em nono.

Vôlei feminino - Argentina fora das Olimpíadas

            A seleção argentina feminina de vôlei não irá participar do torneio pré-olímpico que será disputado no Japão, em maio. Segundo informações, a ausência da equipe deve-se a problemas financeiros e pouco tempo de preparação para a competição.

            A decisão foi tomada pela Federação de Voleibol da Argentina (FeVA) em conjunto com a secretaria nacional de Esportes. A seleção da Nigéria será a substituta do time argentino. Com isso, a Argentina não terá mais chance de ir à Olimpíada, já que esse é o último torneio classificatório para Atenas.

Tênis de Mesa

            As mesa-tenistas Mariany Nonaka e Lígia Silva conquistaram, nesta quinta-feira, a vaga nas duplas para a Olimpíada de Atenas e deram ao esporte um novo recorde. É a primeira vez na história do tênis de mesa que o Brasil consegue classificar cinco jogadores para os Jogos Olímpicos. Destaque para a jovem Mariany, de apenas 15 anos.

            Hugo Hoyama, Thiago Monteiro e Lígia Silva já tinham se classificado no individual e Hugo Hanashiro na dupla masculina com Hoyama.

Um abraço e até a semana que vem,    
Fernando Toscano                 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI