Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Inteligência Política -
01 de dezembro de 2004


I N T E L I G Ê N C I A    P O L Í T I C A

O Bunker de Hitler
Um dos Maiores segredos políticos da II Grande Guerra
Por Marcílio Novaes Maxxon

A História Secreta do Bunker de HITLER

            O secretíssimo bunker localizado no lado norte da chancelaria alemã era uma complexa estrutura protegida por paredes de concreto de 3 metros de espessura. Construído a 10 metros sob a terra, este esconderijo que contava com 30 salas, era distribuído em dois níveis. Ambos os níveis possuíam saídas em direção a edifícios e, além disso contavam com uma saída de emergência em direção aos jardins da dependência oficial alemã.

            O complexo foi construído em duas etapas. A primeira se iniciou em 1936 com o que ficou conhecido como bunker superior. Neste espaço funcionou a cozinha de Hitler, sala de reuniões e o lar da família Goebbels.

            Sete anos mais tarde, em 1943, foi desenvolvida a segunda fase, conhecida como "o bunker de Hitler" (ou também Bunker Inferior). Três anos antes, Hitler já havia iniciado conversas com o arquiteto Albert Speer, que participava de maneira secreta do projeto. Esta fase esteve a cargo da companhia Hochtief que fazeia parte de um extenso programa de construção subterrânea iniciado em Berlim, em 1940. O bunker inferior foi onde Hitler e Eva Braun acabaram com suas próprias vidas.

            Ambas as seções do grande bunker final, a superior e a inferior, eram conectadas por uma grande escada retangular cujo acesso era fortemente vigiado.

Dentro do Bunker

            Será que os britânicos, em 1943, foram capazes de manipular informação confidencial relacionada ao bunker secreto de Hitler? E ainda, localizar e destruir o bunker, acabando com a vida de Adolf Hitler?

            Wolfgang Thamm, um perito alemão em explosivos, garante que os britânicos teriam sido capazes de usar a bomba mais poderosa que tinham naquele momento, chamada de 'DP' que pesava 10.1 toneladas. "Aquela bomba foi a arma mais poderosa que as forças britânicas tinham naquele momento. E, sem dúvidas, uma bomba com essas características, poderia ter penetrado no bunker de Hitler causando estragos estruturais fortes" afirmava Tramm.

            Então fica a pergunta, será que o bunker foi bombardeado por uma arma tão pesada? Aguns pesquisadores das ruínas do bunker garantem o contrário, que as paredes ao redor desta estrutura protetora e secreta foram levantadas com materiais à prova de bombas. Este esconderijo era tão seguro, que logo depois da queda de Hitler, o bunker sofreu dois processos fortes de demolição. E, anos depois muitas das paredes ainda se mantiham de pé.

As Características do Bunker

Localização:  A nordeste da Chancelaria do Terceiro Reich, em Berlim.

Profundidade: 10 metros abaixo do nível do solo.

Material utilizado nas paredes: concreto de 3 metros de espessura.

Dimensões: ainda hoje desconhecidas.

Número de quartos: 30.

Número de níveis: 02.

Fase de Construção: duas no total. A primeira em 1936 e a segunda, e última, em 1943.

Companhia que desenvolveu o projeto secreto: Hochtief.

Número de ataques ao bunker: dois de grande importância. O primeiro ocorrido em 1945 quando os soviéticos tomaram Berlim. E em 1988-89, devido a construção de um projeto residencial que afetou as ruínas da estrutura.

Usos do terreno: sobre o bunker funcionaram um restaurante chinês, um centro comercial pequeno, e agora funciona um estacionamento.

Para alguma pesquisa sugiro os seguintes sites:
www.hitlerbunker.com www.ajzanier.com.ar.


[email protected]

ENVIE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI