Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Religiões
- 21.02.2004 -

BONUS TRACK

            Nas últimas cenas do filme Blade Runner, quando o caçador de andróides (interpretado por Harrison Ford) e o andróide se enfrentam, o caçador fica pendurado nas arestas de um edifício altíssimo, sendo observado pelo inimigo.

            Inesperadamente, este estende a mão e o salva. Eis a razão: o andróide estava programado para morrer irreversivelmente naquele dia; assim, enquanto olhava, o questionamento sobre sentido da vida lhe impulsionou de modo diferente.

            De onde viemos? Para aonde vamos? Por que existimos? A letra mata, o espírito vivifica, já dizia Apóstolo Paulo. Mais do que palavras, o homem necessita estar ligado à fonte da vida; aliás, foi criado para isso.

            Quando leio livro de Gênesis, mesmo depois da queda – o homem perdeu comunhão com DEUS – o CRIADOR ainda falava com os homens; é interessante que DEUS alerta Caim para que não se deixasse levar intentos assassinos contra seu irmão Abel. Após o homicídio, DEUS procura Caim e, apesar de amaldiçoá-lo, atende ao pedido para que ele não fosse morto em vingança.

            Curioso também era longevidade, logo após a queda, que girava em torno de 900 (novecentos anos) segundo as escrituras sagradas.

            Os primeiros seis capítulos de Gênesis revelam degeneração da raça humana e, conseqüente afastamento de DEUS, até eclosão do dilúvio e extinção de todos os seres viventes, a exceção de Noé, sua família e dos que se encontravam na Arca, e redução da expectativa de vida. Algo como: quando mais tempo tiver de vida, maior será a corrupção. 

            Em após, os filhos de Noé encheram a Terra; então, DEUS escolheu Abraão para formar o povo de Israel, o povo de DEUS. O castiçal de sete velas é símbolo espiritual de Israel, a saber, Israel foi separado para iluminar o mundo com a sabedoria de DEUS representada pelo número sete. A palavra santo significa separado.

            Israel falhou na missão espiritual, conforme inteligência do novo testamento e também do velho, especialmente no livro de Isaías. Então veio JESUS e cumpriu profecia proferida por DEUS desde o Éden (Gênesis, Capítulo 3, Versículos 14 e 15):

“Então, o Senhor disse à serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida. Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”

            A descendência da serpente é todos os que não se submeteram à vontade do PAI e nasceram de novo; o descendente - note-se, o descendente, não os descendentes - apesar de ser ferido no calcanhar, feriria a serpente na cabeça.

            Descubra quem feriu a serpente na cabeça (Colossenses, Capítulo 2, Versículo 15):

“... e, despojando os principados e potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.”

            Seguem palavras do próprio JESUS em Apocalipse, Capítulo 1, Versículos 17 e 18:

“Quando o vi, cai aos seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita,  dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.“

            Detalhe sobre a chave; não havia morte no Éden, mas a queda do homem deu a chave que representa a autoridade sobre a morte e sobre o inferno ao diabo, a serpente. Foi na vitória da cruz que JESUS a tomou de volta. Tenho convicção de que você se começar entender quão profunda é as escrituras, dificilmente dormirá sem ler.

            Agora veja quem é a serpente (Apocalipse 12, Versículo 9):

“E foi o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.” (grifo nosso)

            Discorria até aqui para dizer que todos, incluso eu, além de sermos filhos da queda, fomos tentados e seduzidos de alguma forma pela serpente; cada um tem a sua maçã. Fomos lançados fora da presença de DEUS pela queda e, progressivamente, distanciados por transgressões diante DELE, algumas cônscias, outras não.                          

            JESUS, não a figura histórica, não a figura religiosa; JESUS, THE REAL ONE, mais que real que você e eu juntos, não é o sentido da vida; ELE é a vida. Quando querem promover vendas de CDs, especialmente re-lançamentos, é comum oferecer-se músicas a mais, as famosas BONUS TRACK.

Quem teve experiência de nascer de novo, não da vontade da carne, mas, de DEUS; quem pertence a JESUS, livra-se da síndrome do andróide; a vida passa a ser BONUS TRACK, algo a mais para quem já tem tudo, nas palavras do Apóstolo Paulo (Filipenses, Capítulo 1, Versículo 21): 

“Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.”

BOA LEITURA!     

POR: BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA DO PORTAL BRASIL®
 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI