Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Religiões
- 12.06.2004 -

QUE TENHO EU CONVOSCO, FILHOS DE ZERUIA?

            Qual é a relação visceral entre Davi e o FILHO DE DAVI – JESUS? Eram homens, temiam a DEUS, eram cheios do ESPÍRITO SANTO. Samuel Capítulo 16, Versículo 13 e Mateus Capítulo 3, Versículo 16, respectivamente: 

“Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apossou de Davi.”

“Batizado Jesus, saiu logo da água e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele.”

            Ambos clamaram a DEUS quando submetidos à angústia de morte, especialmente JESUS quando cravado na cruz. Palavras de Davi no Salmo 22, Versículo 1: 

“Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que se acham longe de minha salvação as palavras de meu bramido?”

            Palavras de JESUS na cruz, conforme Mateus, Capítulo 27, Versículos 45 e 46: 

“Desde a hora sexta até a hora nona, houve trevas sobre toda a Terra. Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lama sabactani? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”

            Ambos foram sujeitos às fraquezas humanas, à racionalidade, ao instinto de sobrevivência. Mas ao invés de ouvirem essas “vozes”, fizeram-nas calar e decidiram ouvir outra. Segue versículos 5 a 14 de II Samuel, Capítulo 16: 

“Tendo chegado o rei Davi a Baurim, eis que dali saiu um homem da família da casa de Saul, cujo nome era Simei, filho de Gera; saiu e ia amaldiçoando. Ativara pedras contra Davi e contra todos os seu servos, ainda que todo o povo e todos os valentes estavam à direita e à esquerda do rei. Amaldiçoando-o, dizia Simei: Fora daqui, fora, homem de sangue, homem de Belial; o Senhor te deu, agora, a paga de todo o sangue da casa de Saul, cujo reino usurpaste; o Senhor já o entregou nas mãos de teu filho Absalão; eis-te, agora, na tua desgraça, porque és homem de sangue. Então, Abisai, filho de Zeruia, disse ao rei: Por que amaldiçoaria este cão morto ao rei, meu senhor? Deixa-me passar e lhe tirarei a cabeça. Respondeu-lhe o rei: Que tenho eu convosco, filhos de Zeruia? Ora, deixai-o amaldiçoar, pois, se o Senhor lhe disse: Amaldiçoa a Davi, quem diria: Por que assim fizeste? Disse mais Davi a Abisai e a todos os seus servos: Eis que meu próprio filho procura tirar-me a vida, quanto mais ainda este benjamita? Deixai-o; que amaldiçoe, pois o Senhor lhe ordenou. Talvez o Senhor olhará para a minha aflição e o Senhor me pagará com bem a sua maldição deste dia.”

            Essa passagem tem relação com outra registrada em Mateus, Capítulo 16, Versículos 21 a 23: 

“Desde esse tempo, começou Jesus Cristo a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado no terceiro dia. E Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá. Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitais das coisas de Deus, e sim das dos homens.” 

            Pedro e Abisai tiveram algo em comum: cogitaram humanamente a favor de quem seguiam. Quem conhece história de Davi teria, por razoável, que ele mesmo arrancasse cabeça de Simei; quem conhece história de JESUS teria por justificável a abordagem de Pedro. Mas existe outra dimensão; assim preceituou o Apóstolo Paulo em I Coríntios, Capítulo 2, Versículo 14: 

“Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” 

            Que tenho eu convosco filhos de Zeruia significa: Que tenho com a forma de pensar desse mundo, com os padrões desse mundo, com a justiça desse mundo, com os valores desse mundo, com meu próprio entendimento, com minhas angústias, com meu instinto de sobrevivência, enfim, pertenço a outro reino! 

          “Caem-me as divisas em lugares amenos, é mui linda a minha herança” 

Palavras de Davi no Versículo 6 do Salmo 16.

“Replicou-lhe Pilatos: Porventura, sou judeu? A tua própria gente e os principais sacerdotes é que te entregaram a mim. Que fizeste? Respondeu-lhe Jesus: O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que não fosse eu entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.” 

Palavras de JESUS em João, Capítulo 18, Versículo 35 e 36.

 E VOCÊ AMIGO, QUAL É A SUA RELAÇÃO COM OS FILHOS DE ZERUIA?

POR: BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA DO PORTAL BRASIL®
 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI