Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Religião
- 20.03.2004 -

PAULO PREOCUPADO, MOISÉS PREOCUPADO

            Homens que derrotaram exércitos sem armas, que se entregaram a morte todos os dias; homens lançados em covas de leões, cárceres, açoitados (Atos 16, Versículos 22 a 25): 

“Levantando-se a multidão, unida contra eles, e os pretores rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas. E, depois de lhes darem muitos açoites, os lançaram no cárcere, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança. Este, recebendo tal ordem levou-os para o cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco. Por volta da meia noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam.”

            Homens que pertenciam a outro mundo, cujo viver era CRISTO e o morrer, lucro; que se alegravam nas tribulações, que aguardavam o REINO ETERNO profetizado em Daniel. Que nada tinham a temer; ao menos, quase nada.

            O único temor que esses homens tinham - objeto do presente ensaio - enraizava-se no que há de mais importante: a salvação da sua alma, leitor, porque o mundo já está reservado ao fogo. O poder de engano do diabo lhes subtraiu muitas noites de sono. Absorva Preocupação de Moisés em Deuteronômio, Capítulo 4, Versículos 8 a 20:

“Pois que grande nação há que tenha deuses tão chegados a si como o Senhor, nosso Deus, todas as vezes que o invocamos. E que grande nação há que tenha estatutos e juízos tão justos como toda esta lei que eu hoje vos proponho? Tão-somente guarda-te a ti mesmo e guarda bem a tua alma, que te não esqueças daquelas coisas que os teus olhos tem visto, e se não apartem do teu coração todos os dias da tua vida, e as farás saber a teus filhos e aos filhos de teus filhos. Não te esqueças do dia em que estiveste perante o Senhor teu Deus, em Horebe, quando o Senhor me disse: Reúne este povo, e os farei ouvir as minhas palavras, a fim de que aprenda a temer-me todos os dias que na terra viver e as ensinará a seus filhos. Então, chegastes e vos pusestes ao pé do monte; e o monte ardia em fogo até ao meio dos céus, e havia trevas, e nuvens, e escuridão. Então, o Senhor vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes aparência nenhuma. Então, vos anunciou ele a sua aliança, que vos prescreveu, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra. Também o Senhor me ordenou, ao mesmo tempo, que vos ensinasse estatutos e juízos, para que os cumprísseis na terra a qual passais a possuir. Guardai, pois, cuidadosamente, a vossa alma, pois aparência nenhuma vistes no dia em que o Senhor, vosso Deus, vos falou em Horebe, no meio do fogo, para que não vos corrompais e vos façais alguma imagem esculpida na forma de ídolo, semelhança de homem ou de mulher, semelhança de algum animal que há na terra, semelhança de algum volátil que voa pelos céus, semelhança de algum animal que rasteja sobre a terra, semelhança de algum peixe que há nas águas debaixo da terra. Guarda-te não levantes os olhos para o céus e, vendo o sol, a lua e as estrelas, a saber, todo o exército dos céus, sejais seduzido a inclinar–te perante eles e dês culto àqueles, coisas que o Senhor, teu Deus , repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus.”  

            Tentado no deserto, Deuteronômio foi o livro das escrituras que JESUS mais recitou contra o diabo.  Imagine se você legislador da nação de Israel, recém liberta da escravidão, nação embrionária, ficando a seu encargo promulgar-lhe constituição em 10 artigos ou mandamentos; qual, em ordem de importância, seria o primeiro? E o segundo? Veja Deuteronômio, Capítulo 5, Versículos 1 a 10: 

“Chamou Moisés a todo o Israel e disse-lhe: Ouvi, Ó Israel, os estatutos e juízos que hoje vos falo aos ouvidos, para que os aprendais e cuideis em os cumprirdes. O Senhor, nosso Deus, fez aliança conosco em Horebe. Não foi com nossos pais que fez o Senhor esta aliança, e sim conosco, todos os que, hoje, aqui estamos vivos. Face a face falou o Senhor conosco, no monte, do meio do fogo (Nesse tempo, eu estava em pé entre o Senhor e vós, para vos notificar a palavra do Senhor, porque temestes o fogo e não subistes ao monte), dizendo: Eu sou o Senhor, teu Deus, que tirei do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma de que há em cima no céu, nem embaixo da terra, nem nas águas debaixo da terra; não as adorarás, nem lhes darás culto, porque eu, o Senhor, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem, e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.”

            Não fazer imagem (1° Mandamento) e não adorá-las (2° Mandamento) são chaves para guardar a alma da corrupção eterna. Os Dez Mandamentos seguem ordem de importância espiritual; não matar, por exemplo, é o sexto mandamento.

            Infelizmente, a preocupação de Moisés granjeou obras abomináveis aos olhos do SENHOR, nos dizeres do Paulo, Apóstolo levantado após ressurreição de JESUS milhares de anos depois (Romanos Capítulo 2, Versículo 20 a 27): 

“Porque os atributos invisíveis de Deus, assim como seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis, porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes répteis. Por isso, Deus entregou tais à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si; pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém! Por causa disso, os entregou Deus às paixões infames, porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também , deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição de seu erro.” 

            A mensagem de Paulo é dura: o homossexualismo é uma das conseqüências das violações ao 1° e ao 2° Mandamentos: a idolatria. Em suas cartas, ele afirmou que lobos vorazes arrebatariam o rebanho, ministros do diabo, e, segundo Paulo, não era de estranhar, porque o próprio diabo se manifesta como anjo de luz (2 Coríntios, Capítulo 11, Versículos 14 e 15) professando ensino de demônios (2 Timóteo, Capítulo 4, Versículos 1 a 3): 

“Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência, que proíbem o casamento...” 

            Veja o desespero do homem, não com açoites inúmeras vezes, apedrejamento outras tantas, até naufrágios, ninguém menos que Paulo; o cárcere em nada o abalou, mas as falsas doutrinas sim (Gálatas, Capítulo 1, Versículos 8 e 9): 

“Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebeste, seja anátema.” 

            Anátema é expulso, maldito. Houve nas escrituras duas imagens que Deus mandou fazer: a serpente de bronze no deserto levantada por Moisés que simbolizava JESUS, aquele que se fez maldição por nós, a qual anos depois se tornou desvirtuado objeto de adoração, até que o Rei Ezequias, para agradar a DEUS, a fez em pedaços (2 Reis, Capítulo 18, Versículo 4); a segunda eram os querubins em cima do propiciatório da arca da aliança, local onde muitos foram destruídos pela santidade da presença de DEUS – daí importância do sangue de JESUS, o único mediador entre DEUS e os homens (1 Timóteo, Capítulo 2, Versículo 5).

            No mais, o porquê da repulsa bíblica às imagens de escultura está, dentre inúmeros textos, no livro de Habacuque, Capítulo 2, Versículos 18 e 19: 

“Que aproveita o ídolo, visto que o seu artífice o esculpiu. E a imagem de fundição, mestra de mentiras, para que o artífice confie na obra, fazendo ídolos mudos? Ai daquele que diz a madeira: Acorda! E à pedra muda: Desperta! Pode o ídolo ensinar? Eis que está coberto de ouro e de prata, mas, no seu interior, não há fôlego nenhum. O senhor, porém, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra.” 

            Praticamente todos os textos bíblicos comparam inoperância das imagens de escultura com o poder de DEUS, a exemplo de Isaías, Capítulo 40, Versículos 18 a 31: 

“Com que comparareis a Deus? Ou que coisa semelhante confrontareis com ele? O artífice funde a imagem, e o ourives a cobre de ouro e cadeias de prata forja para ele. O sacerdote idólatra escolhe madeira que não se corrompe e busca um artífice perito para assentar uma imagem esculpida que não oscile. Acaso, não sabeis? Porventura não ouvis? Não vos tem sido anunciado desde o princípio? Ou não atentastes para os fundamentos da terra? Ele é o que esta assestado sobre a redondeza da terra, cujos moradores são como gafanhotos, é ele quem estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar; é ele quem reduz a nada os príncipes e torna em nulidade os juízes da terra. Mal foram plantados e semeados, mal se arraigou na terra o seu tronco, já se secam, quando um sopro passa por eles, e uma tempestade os leva como palha. A quem pois, me comparareis para que eu lhe seja igual? – diz o Santo. Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou todas estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar. Por que, pois, dizes, ò Jacó, e falas, ó Israel? O meu caminho está encoberto ao Senhor, e o meu direito passa despercebido ao meu Deus? Não sabes, não ouvis que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fadiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fadigam e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.”

            Noutro giro, o diabo é o grande artífice de imagens em toda a Bíblia. Apocalipse, Capítulo 13, registra que nos últimos dias ele fará uma com poder de falar e executar sinais. Pense por um segundo quantas pessoas adorarão ou, no mínimo, a “venerarão”. 

            Conselho de amigo, fique com DEUS literalmente. Ainda que um anjo desça a você e pregue, siga o conselho de Moisés e de Paulo: guarde bem a sua alma.         

POR: BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA DO PORTAL BRASIL®
 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI