Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Religiões
- 03.10.2004 -

O ESPELHO ESPIRITUAL

            Nós, seres humanos, aprendemos a valorizar o próximo pelo que tem, e não pelo que é. Ironicamente, na terra manda quem tem ouro; no céu as ruas são feitas de ouro puro; o ouro é apetrecho e não determina nada, ao passo que na dimensão humana guerras, quase todas, foram motivadas pela disputa do ouro.

            Lucas, Capítulo 9, Versículo 25 registra esta pergunta de JESUS: “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo?

            Por estranho que seja, é mais fácil sensibilizarmos com os animais do que com o próximo. Mas existe explicação espiritual nas Escrituras para tanto. A primeira diz respeito ao anjo caído, denominado satanás, cuja natureza e queda estão narrados em Ezequias, Capítulo 28, Versículo 11 a 15. O texto inicia tratando do rei da cidade de Tiro e, por ser espiritual, desborda para aquele que engendra direta ou indiretamente todo o mal:

Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, levanta uma lamentação contra o rei de Tiro e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura. Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda; de ouro se te fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que foste criado, foram eles preparados. Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas . Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em foste criado até que se achou iniqüidade em ti.

            Nesta porção bíblica DEUS descreve detalhes da formação daquele ser espiritual, conhecido hoje por lúcifer; talhado com glória e ornamentos preciosos, diferenciado-o dos demais seres da sua natureza.

            Diz as Escrituras que ele estava Éden, jardim de DEUS, local onde foi criado o primeiro homem, Adão, e a primeira mulher feita da costela deste, Eva. Ele era dotado de inteligência e poderes especiais e, em determinado momento, caiu quando se achou nele iniqüidade.

            A queda trouxe degeneração de seu estado e perda da principal caractirística de DEUS: a bondade. Pode-se dizer que ele é fonte primordial de toda a perversidade, tem prazer sarcástico em todo e qualquer sofrimento e é fenomenal no poder de persuasão pela mentira e pelo engano.

            Sabemos por Apocalipse, Capítulo 12, Versículo 4 que ele sublevou um terço das miríades espirituais com ele, as quais compartilham da sua mesma degeneração, lhe são submissas e estão desprovidas de qualquer resquício de bondade.

            O mesmo livro de Apocalipse aponta que para lúcifer e suas hostes está reservado o lago de fogo e enxofre e, que inexiste restauração para sua queda. Por que? Porque ele via incensantemente a face de DEUS; daí natureza definitiva e irretratável da queda.

            Note que nenhum homem jamais viu a face do DEUS PAI e, ao que, parece, os que não foram lavados pelo sangue do CORDEIRO irão à condenação eterna sem vê-la. Todo olho verá a expressão exata do ser de DEUS: JESUS; mas só os salvos verão a face do DEUS PAI. Daí também a oportunidade de salvação oferecida ao homem mediante a morte e a ressureição de JESUS.  

            A canção popular infantil que diz:“Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar, vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar; o anel que tu me deste era vidro e se quebrou; o amor que tu me tinhas era pouco e se acabou” reflete magistralmente sentimento deste ser espiritual para com o seu CRIADOR.

            Observe a coincidência do verbo “cirandar” e da expressão “volta e meia” com o que está consignado no Livro de Jô, Capítulo 1, Versículo 7:

Então, perguntou o Senhor a Satanás: Donde vens? Satanás respondeu ao Senhor e disse: De rodear a terra e passear por ela.

            Deuteronômio, Capítulo 29, Versículo 29 atesta que as coisas reveladas nos pertencem; as ocultas pertencem a DEUS. Silas Malafaia questionou por que DEUS não deu cabo deste ser tão logo tenha caído? A resposta, conforme Deuteronômio, ainda pertence tão somente ao SENHOR.

            Fato é este ser quis trazer dissabor a DEUS, uma vez que nunca poderá atingi-lo: “Não há sabedoria, nem inteligência, nem mesmo conselho contra o Senhor” - Provérbios, Capítulo 21, Versículo 30.

            Então DEUS, conversando com outros dois membros da TRINDADE: DEUS FILHO e DEUS ESPÍRITO SANTO, resolveu criar o homem à sua imagem e semelhança (Gênesis, Capítulo 1, Versículo 26):

Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...

            Se por um lado não existe sabedoria, nem inteligência, nem mesmo conselho contra o SENHOR, por outro, contra o homem, feito a imagem e semelhança DELE, poderia haver sabedoria, inteligência e conselho...

            Em nome da brevidade, deixo de relatar a queda do homem no jardim do Éden, bem assim, a sabedoria, a inteligência e o conselho usados contra Eva e contra Adão.

            Ironicamente, por falta de vigilância, a maior dádiva do homem – ser imagem e semelhança de DEUS – atiçou voraz apetite daquele que um dia fora querubim da guarda ungido, insuflando-o a atuar na quebra espiritual do “espelho espiritual de DEUS”

            O discurso da nova era - você é como Deus; conheça os poderes sobrenaturais que lhe subsistem adormecidos – estão presentes desde o dia em que o homem caiu no Éden (Gênesis, Capítulo 3, Versículos 4 e 5):

Então a serpente disse a mulher: É certo que não morreis. Porque Deus sabe que no dia em dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.

            O propósito de DEUS em JESUS, seu filho, consoante Paulo, o apóstolo, é tornarmos a imagem e semelhança dele, e restaurar o espelho espiritual outrora quebrado. Atos, Capítulo 11, Versículo 26 revela que em Antioquia os discípulos de JESUS foram chamados pela primeira vez de cristãos, porque refletiam a imagem de CRISTO.

            Talvez o versículo chave para definir a vida do maior rei da história de Israel está no Salmo 119, Versículo 105: 

Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para o meu caminho.

            Há uma boa notícia e uma má noticia: A boa, você foi criado a imagem e semelhança de DEUS; a má, você foi criado a imagem e semelhança de DEUS e agora sabe o que isto implica.

            A grande preocupação de Paulo e de Pedro, dentre outros homens que não se importaram com a face da morte, era o estrago que aquele anjo caído, mas agora derrotado na cruz, ainda poderia trazer mediante suas doutrinas, sub-repticiamente infiltradas nas comunidades cristãs. Tenho por oportuno o alerta do apóstolo Paulo registrado em Atos, Capítulo 20, Versículos 29 a 32:

Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando cousas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles. Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, por três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com, lágrimas, a cada um. Agora, pois, encomendo-vos ao Senhor e à palavra da sua graça, que tem poder para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados.

            Enfim, dada a sua natureza e o que ocorreu, leia as Escrituras Sagradas...

            QUE PODER DA PALAVRA DA GRAÇA DELE EDIFIQUE VOCÊ!

POR: BRUNO ANÍBALL, COLUNISTA DO PORTAL BRASIL® 

Leia outras colunas do Dr. Bruno ==> CLIQUE AQUI
 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI