Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

C O L U N A     D E     E C O N O M I A
01 / Março / 2005

Revendo as metas de inflação
Por Marcos Cintra    

A expectativa de crescimento do PIB brasileiro entre 3,5% e 4% em 2005 começa a ser questionada em função de indicadores que conspiram contra o setor produtivo. De um lado há a intensificação da opressão tributária consubstanciada na MP 232/04 e, de outro, a perspectiva de manutenção do juro Selic em patamares elevados.

No último dia 16 o Copom elevou pela sexta vez consecutiva, desde setembro do ano passado, o juro primário, base para o mercado financeiro calibrar os juros finais cobrados dos tomadores de empréstimos.

A Selic foi anunciada em 18,75%, a maior desde novembro de 2003, e o mercado já aposta em 19% para março. Entidades como a Fiesp e a Fecomércio temem pela manutenção dessa elevação nos próximos meses, uma vez que indicadores da indústria e do comércio mostram sinais de arrefecimento. Em janeiro de 2005 as vendas internas de veículos caíram em relação ao mesmo período do ano passado e indicadores de vendas a prazo e à vista na primeira quinzena de fevereiro deste ano, comparativamente a ao mesmo mês de 2004, também revelam redução.

No Brasil os juros reais de mais de 12% ao ano torna o país líder neste quesito. Ficamos à frente da Turquia, da Hungria, da África do Sul e do México, países onde os juros reais ao ano são, respectivamente, 7,5%, 5,4%, 4,5% e 4,4%. Além do entrave à produção, a elevação do juro primário tem um efeito perigoso sobre a dívida interna mobiliária, que atingiu em janeiro último R$ 826,7 bilhões, sendo 54% deste montante indexado à taxa Selic.

O problema fundamental da revolta contra o vai e vem da Selic e sua manutenção em níveis elevadíssimos passa de um lado pelo baixo volume de crédito verificado no país. Enquanto em economias da Ásia e da Europa o volume de crédito ultrapassa 100% do PIB e nos países emergentes a média é de 50%, no Brasil a relação crédito/PIB é de 26%. Portanto, ao manipular o juro para controlar a inflação o baixo volume de crédito exige níveis elevados do juro básico para se atingir este objetivo.

No entanto, além do problema do baixo volume de crédito, e ainda da necessidade de se atrair recursos externos, o elevado patamar do juro primário tem como fator determinante as metas de inflação definidas pelo governo.

Desde junho de 1999 o Brasil adota o sistema de metas de inflação como um dos pilares de sua política econômica. Desde que o mecanismo foi adotado seu objetivo foi atingido em 1999, 2000 e 2004. Não sendo a meta atingida em 2001, 2002 e 2003 por razões internas como a crise energética e por fatores externos como a aversão ao risco nos mercados internacionais.

Não resta dúvida que a estabilidade monetária é uma conquista que precisa ser preservada num país com histórico inflacionário como o Brasil. O sucesso do Plano Real, ao acabar com a inflação, deveu-se em boa parte à utilização da chamada âncora cambial. A adoção do câmbio flutuante em 1999 substituiu este mecanismo pelo sistema de metas de inflação, que hoje precisa ser aperfeiçoado em função dos custos econômicos e sociais que o instrumento vem impondo à sociedade.

O IPCA, índice utilizado para definir a meta inflacionária, foi definido em 5,1% para 2005 e o Banco Central vem detectando pressões que podem estourar este limite. Para calibrar a Selic num nível que atenda a meta acertada, o Copom se vê obrigado a elevar e manter os juros em patamares elevados por conta da pressão que os preços administrados (tarifas de energia e telefone, gás de cozinha, passagens de ônibus e metrô, pedágios etc.) exercem sobre a inflação. A expectativa é que neste ano o reajuste dos preços administrados, cujo índice é definido em contratos de concessão e pelo poder público, seja da ordem de 7%. Em 2004, enquanto o IPCA foi de 7,6%, os preços administrados subiram 10,2% e os preços livres 6,5%.

Portanto, resta ao Copom, independentemente da economia crescer ou não, aplicar doses cavalares do juro Selic para conter a evolução de apenas 70% do IPCA, que dependem das forças do mercado livre. O reajuste de 30% do índice é dado e nada pode ser feito.

Neste ambiente, fica cada vez mais claro que a política econômica precisa ser aperfeiçoada. E uma das providências mais imediatas é a redução do “spread” bancário. Se a taxa Selic precisa ser mantida em patamares elevados, seus efeitos perniciosos sobre a atividade econômica poderiam ser minimizados mediante a contenção das margens bancárias aplicadas sobre a taxa Selic, como já foi explicado anteriormente neste mesmo espaço. Voltaremos ao assunto.

Leia mais matérias de Economia: CLIQUE AQUI

PUBLICAÇÕES AUTORIZADAS EXPRESSAMENTE PELO DR. MARCOS CINTRA
A PROPRIEDADE INTELECTUAL DOS TEXTOS É DE SEU AUTOR


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI