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- COLUNA DE CINEMA -
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Dica da semana:
(Período de 30.07.2006 à 05.08.2006)

A Noiva Síria (The Syrian Bride), de Eran Riklis, 2004 - O casamento de uma jovem que habita nas Colinas de Golã e um ator famoso sírio gera uma série de eventos que expõe a situação geopolítica daquela região e problemas religiosos que comandam a conduta dos personagens.

            A família narra os preparativos do casamento que se celebrará na fronteira estabelecida pelo posto israelense nas Colinas de Golã com a Síria em que a noiva ao se casar perderá o acesso a sua família, pois morará na Síria e ambos os países impõem inúmeras restrições ao trânsito dos cidadãos.

            Ao mesmo tempo, há várias subtramas que envolvem a existência de burocracia, restrições ao comportamento das mulheres na sociedade árabe, a aceitação a casamento com ocidentais e o posicionamento em relação à área ocupada e ao comportamento dos habitantes.

            Um filme leve em sua complexidade, com boa interpretação do elenco que mantém o tom de comédia dramática, mesmo nas cenas reflexivas e conta com a, cada vez mais internacional, atriz isralense Hiam Abbass dos interessantes “Munique”, “Free Zone” e “Paradise Road”.

Cotação: *** ½

Leve Meus Olhos (Te Doy Mis Ojos), de Iciar Bollain, 2003 - A atriz e diretora madrilenha Iciar Bollain conta a história de Pilar (Laia Marull) que abandona sua casa após várias agressões sofridas de seu esposo Antonio (Luis Tosar).

            Durante a separação o casal se redescobre, pois Pilar começa a trabalhar como guia turístico e Antônio inicia uma terapia de grupo com maridos agressores e acabam voltando, mas o resultado nem sempre é o mais feliz.

            Um tema difícil tratado com simpatia pelas mãos da diretora que tem algum problema de concatenação de roteiro, mas conta com um elenco dos melhores que se pode encontrar na Espanha atual como as boas atrizes Marull, Candela Pena e Rosa Maria Sarda e um dos mais consistentes atores espanhóis, o ótimo Luis Tosar (“Segunda Feira ao Sol” “Beijos Para Todos” e “Sem Notícia de Deus”)

            Uma história espanhola de caráter internacional que consegue superar tentativa de ser apenas explícito no drama dos personagens ou didático quanto a possibilidade de resolução de seus problemas.

Cotação; *** ½

Lourival Sobral              
Colunista do Portal Brasil   
 
   


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