Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- I M I G R A Ç Ã O -
01 de dezembro de 2006

DEMOCRATAS AMERICANOS PROMETEM ANISTIA PARA OS IMIGRANTES ILEGAIS
Por Freddy de Freitas (*)

            Os ilegais brasileiros nos Estados Unidos estão eufóricos e excitados: os democratas passaram a controlar o congresso americano .

            Logo que souberam da vitória dos democratas, os ilegais telefonaram param a Terra de Lula com a seguinte mensagem: "Estamos indo para o Brasil no final do ano que vem."

            Na avaliação unânime dos especialistas em imigração, os democratas devem aprovar uma ampla anistia para os trabalhadores ilegais em território americano. O presidente dos EUA, George W. Bush, é favorável ao projeto de anistia.

            Uma ampla anistia é um estranho casamento de esquerdismo com eleitoralismo. Nos próximos dias, os congressistas americanos devem apresentar a proposta de uma nova lei de anistia para os trabalhadores ilegais.

            Pelo que já circula na mídia, ela terá um nítido viés populista, o que deverá desagradar e irritar a maioria da população americana. Entidades que não apóiam qualquer projeto de anistia já têm soltado algumas farpas contra o que considera “uma recompensa para os que não respeitaram as leis de imigração “. Os democratas estão de olho nos votos da comunidades estrangeiras.

            O presidente mexicano Felipe Calderón, que acaba de tomar posse, disse que o novo congresso pode ajudar na adoção das políticas migratórias mais liberais.

            As relações entre os Estados Unidos e México estão tensas. O presidente mexicano concentra os ataques em Bush. Segundo ele, o presidente americano não teve jogo de cintura com a Câmara, controlada pelos republicanos, e não conseguiu aprovar o programa de trabalhadores visitantes, que permitiria 16 milhões de imigrantes, a maioria mexicanos, ficasse regularmente nos EUA.

            O partido de Bush controlava a Câmara e o Senado . 

            Calderón está irritado com o projeto aprovado que exige a construção de um muro de 1.127 quilômetros na fronteira EUA-México, a fim de conter a imigração ilegal. Segundo ele, o muro é "vergonhoso" e o comparou ao Muro de Berlim.

            O presidente americano ressalta que os Estados Unidos não têm total controle de suas fronteiras há décadas, portanto a imigração ilegal tem aumentado. "Temos a responsabilidade de reforçar nossas leis", disse Bush. O presidente americano ressalta que tem a responsabilidade de garantir a segurança das fronteiras dos Estados Unidos. “Levamos essa responsabilidade a sério", frisa. 


*Freddy de Freitas, 46 anos, divorciado, é cidadão americano, nascido no Hospital de Base em Brasília;
ex-aluno dos colégios Marista e Objetivo; cursou jornalismo na Universidade de Brasília (UnB).

A PROPRIEDADE INTELECTUAL DOS TEXTOS É DE SEU AUTOR
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO MESMO E AO PORTAL BRASIL©
PROIBIDA A REPRODUÇÃO DESTE SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA POR ESCRITO

Leia mais sobre Imigração ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI