Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

M O T I V A Ç Ã O   &   E M P R E E N D E D O R I S M O
16 de abril de 2006


QUAL A VERDADEIRA FACE DO SUCESSO?
Por Gilberto Wiesel, colunista-titular do Portal Brasil

Entre um atleta, um empresário ou um pai de família, o sucesso tem abrangências distintas, mas a forma de alcançá-lo é a mesma para todos.

            Muito se fala sobre realização de objetivos, superação de limites e sucesso, mas afinal o que é sucesso para você? Ganhar na loteria, ter um salário alto, um cargo importante numa empresa, ter condições de viajar por diversos países, uma saúde em perfeitas condições, uma família grande e unida, uma casa própria ou um convênio médico? Se escolheu qualquer um dos itens, você está certo e nem pense discutir com quem discorda de você. É isso mesmo! Entre tantos outros substantivos, a palavra SUCESSO tem um significado subjetivo, mas almejado por todos os seres humanos.

            Embora o sucesso dependa do ponto de vista de cada um de nós, a forma de alcançá-lo é a mesma para todos. Independentemente do seu objeto de conquista, o estabelecimento de metas e objetivos bem delineados são passos imprescindíveis. No mercado literário existem muitos roteiros para isso. Estamos na Era da Informação e podemos encontrar facilmente muitas dicas que apontam os passos necessários para que uma pessoa seja bem-sucedida. No livro "Olhe o que você está fazendo com a sua vida! – Passos firmes para o sucesso" eu apresento, passo a passo, como qualquer pessoa pode elaborar o seu Projeto de Vida e obter o sucesso.

            Então, por que algumas pessoas chegam ao lugar que desejam e outras permanecem na mesma situação, sem prosperidade e alternativas para melhorar sua própria vida? Será comodismo? Será que elas gostam da situação em que se encontram e preferem permanecer assim? Será que a sorte deixou de sorrir para ela? Será que Deus está castigando esse indivíduo e por isso suas portas são mais estreitas? Nada disso! O que impede uma pessoa de obter o sucesso são fatores como o medo, a falta de desejo verdadeiro e a falta de esforço máximo naquilo que faz.

            Nós temos medo de muitas coisas: medo de escuro, de voar de avião, de ficar pobre, do ridículo, de passar fome e mais uma infinidade de outras denominações. O medo é o grande vilão do sucesso. Quantas vezes em uma reunião deixamos de expor idéias imaginando o que os outros vão pensar? Quantas vezes notamos que as cadeiras da primeira fila em uma palestra são as últimas a serem ocupadas?

            Oportunidades para alcançarmos o sucesso surgem em nossas vidas de diversas formas. É preciso estar atento para entender e aproveitar as ocasiões, mas isso exige planejamento, esforço, treino, ousadia e persistência. São esses fatores que fazem a diferença! A linha que separa o sucesso do fracasso é muito tênue. Independentemente da atuação profissional, nível socioeconômico e cultural, todos nós temos potencial para o sucesso. Ele está longe de ser privilégio de artistas, empresários, modelos, ou qualquer outro segmento profissional, mas a forma de alcançá-lo é a mesma para todas as pessoas. E você onde deseja ficar? Continuar no limiar da estrada ou vai ousar e colocar em ação o seu desejo mais ardente? A sua posição é que fará a diferença. Muito sucesso para você!


PUBLI
CAÇÃO AUTORIZADA EXPRESSAMENTE PELO COLUNISTA
A PROPRIEDADE INTELECTUAL DOS TEXTOS É DE SEU AUTOR
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS©

LEIA AQUI MAIS COLUNAS SOBRE MOTIVAÇÃO & EMPREENDEDORISMO


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI