Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

M O T I V A Ç Ã O   &   E M P R E E N D E D O R I S M O
16 de novembro de 2006

MAIS QUE MOTIVAÇÃO, É EDUCAÇÃO EMOCIONAL!
Isso faz toda a diferença nos resultados

Por Ricardo Fera (*)


           M
uito se fala de motivação e de mudanças, mas na prática, tudo continua “igual”! As empresas com seus métodos administrativos antiquados querendo apenas ter uma imagem externa de modernidade para atrair clientes, e, mostrando que se interessa por eles, mas na verdade só quer o seu dinheiro! Pregando liderança e exercendo autoridade! 

Contratam palestrantes para mostrar o que não são e não pretendem ser! Falam de negociação e não negociam, falam de vendas e não vendem as idéias internamente. Relacionamento interpessoal é uma “utopia” que fazem de conta acreditar. 

Tratam de motivação como se fosse “um comprimido mágico” para dor de cabeça. Tomou, passou! Naquele momento, estão todos motivados, dançam, cantam, e depois vão se esquecendo e voltando à rotina. Rotina essa, que mata pessoas e empresas

Se há algo em comum entre o que falei e onde você trabalha não se aflija, pois a maioria das empresas está assim. É coisa comum. Já, se querem vencer seus concorrentes e ter sucesso, cuidado! Esse caminho é perigoso! Pois estar na média, ser comum, não é vencer!

Se quiser vencer, esteja onde estiver, seja porteiro ou presidente, saiba que: vai estar sempre vendendo idéias! Isso é da natureza humana. Quando só uma pessoa acredita em uma idéia, ela é frágil, já se várias pessoas acreditam nessa idéia, ela será forte. E se essas pessoas passarem a pensar meios de tornar essa idéia realidade, ela vai crescer em força e vitalidade. Vai ficar cada vez mais poderosa. Assim nascem os impérios! E não há concorrente que resista a um time unido e criativo, em torno de metas e objetivo bem definido. 

          Mais que motivação, é educação emocional! Isso faz toda a diferença nos resultados”. É através da educação da inteligência emocional é que se obtém motivação duradoura e contínua. Através da educação, ou seja, da transformação da forma de pensar e sentir. Isso se dá quando ocorrem novas conexões nervosas em nossos neurônios. É o que se chama em informática de “liga bit”, ou seja, à partir da conexão da informação com a ação se obtém o resultado desejado. 

Essas conexões estão se formando, quer queiramos ou não. É inevitável! Faz parte do funcionamento do cérebro humano. Já que é inevitável que essas conexões ocorram, vamos então favorecer para que seja de forma construtiva, gerando benefícios.

Para isso não é necessário grande quantidade de tempo, e sim profundidade emocional do conhecimento. Que, ser for feito por um palestrante profissional, íntegro e conhecedor do assunto, poderá  se obter ótimos resultados em pouco tempo.

É necessário decidir se, se quer apenas um “Show”, ou realmente a mudança de estado de consciência e comportamento.

           Saber, ter conhecimento ou potencial não garante o resultado! Uma semente de maçã contém, potencialmente, uma macieira. No entanto isso não garante que ela vá se tornar uma macieira. É preciso ter ambiente propício e alimento para o potencial se manifestar. A acima de tudo, atitude. Consciência do que está fazendo, enfim, “deletar” a inércia.

Por exemplo: saber que cigarro faz mal a saúde é conhecimento, deixar de fumar é consciência. Ou seja, mais que conhecimento, mais, que emoção, temos que levar: mudança no estado de consciência de nossos colaboradores, para com isso obter os resultados desejados de forma perene e com menos esforço.

 

(*) Ricardo Fera - Sites de referência: www.ricardofera.com.br; www.iaph.com.br

PUBLICAÇÃO AUTORIZADA EXPRESSAMENTE PELO COLUNISTA
A PROPRIEDADE INTELECTUAL DOS TEXTOS É DE SEU AUTOR
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS©

Leia aqui mais colunas sobre Motivação & Empreendedorismo


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI