Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- C  I  N  E  M  A  -
C R Í T I C A

16 / ABRIL / 2007
ATUALIZAÇÕES QUINZENAIS

Para ler colunas anteriores, Clique aqui


O Corte (Le Couperet), de Costa-Gavras, 2005, França - Bruno Davert (José Garcia) foi demitido em uma reestruturação de sua empresa e dois anos depois não havia conseguido emprego em alguma empresa da área do papel.

            Ele engendra um plano para a disputa de um cargo em que tem que assassinar os principais concorrentes e o ocupante atual e vai cumprindo seu projeto e tendo que lidar com os problemas existentes em sua vida e de sua família.

            O filme desenvolve em tom de comédia de humor negro em que temas como globalização, estrutura do capitalismo e a social democracia européia são colocados em cheque com acidez suficiente para provocar algumas risadas e muitos questionamentos.

            O roteiro moderno consegue trazer uma boa trama e adicionar temas atuais que merecem discussão e que dão vitalidade ao mestre do cinema político dos anos setenta que volta a boa forma.

Cotação: *** ½

Jesus Camp, de Heidi Ewing e Rachel Grady, 2007 - Um premiado documentário sobre um acampamento de férias com o objetivo de ministrar ensinamentos a jovem que professam a fé pentecostal gerou enorme polêmica no Estados Unidos.

            O filme assume posicionamento contrário ao processo de formação dos jovens que adotam posturas adultas reproduzindo discursos que lhe são ministrados e instigando-os a perceber nas ações da atual administração americana - verdadeiros desígnios divinos.

            A eventual parcialidade não atrapalha a compreensão da sistemática na formação de uma nova geração de jovens republicanos que poderão ser a mola para a manutenção da visão de mundo que comanda os Estados Unidos.

            Um documentário interessante que traz os pontos de vistas e desvenda os mecanismos de reprodução de uma visão de mundo.

Cotação: *** ½ 

Lourival Sobral              
Colunista de cinema           


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI