Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
1
9 / AGOSTO / 2007

DAVI E O LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ, PARTE II
P
or Bruno Aníball Peixoto de Souza, colunista do Portal Brasil

            Samuel foi à casa de Jessé porque DEUS se provera de um rei para Israel naquela família. Quanto chegou à Belém, a cidade se alvoroçou e o anciãos lhe saíram ao encontro porque quando Samuel, o profeta, era autoridade em Israel e jamais teria vindo sem um propósito sério de bom ou ruim, pelo que lhe perguntaram se sua vinda era de paz.

            Em verdade, a vinda de Samuel se deu por causa do PRÍNCIPE DA PAZ, JESUS, conforme um de seus nomes proféticos dados em Isaías, capítulo 9, mais especificamente, porque daquela família, daquela cidade, DEUS escolheu um garoto para da sua descendência levantar o MESSIAS, JESUS, e esse garoto era Davi.

            Um a um Jessé fez passar seus seis filhos diante de Samuel. Um deles era tão imponente, alto, garboso, que Samuel pensou consigo que de certo estaria diante dele o ungido do SENHOR, ao que DEUS incontinenti lhe retorquiu, pontuando que Samuel julgara com a aparência, mas o SENHOR julga o coração. Não era nenhum desses, homens de guerra, homens feitos, aptos aos olhos humanos a assentarem no trono de Israel, mas não aos olhos de DEUS. 

            Samuel perguntou se não havia mais nenhum. Jessé lhe respondeu que o sétimo, o caçula, ainda meninote, estava no campo cuidando das ovelhas. Então Samuel advertiu que ninguém sentaria à mesa, como sinal de honra, enquanto não trouxessem Davi. O último foi o primeiro, na dicção exata do futuro filho de Davi, JESUS. Samuel o ungiu e o  ESPÍRITO DO SENHOR se apossou de Davi desde o dia em que o profeta Samuel lhe ungiu com óleo, quando ainda mocinho.

            Alguns anos depois, Davi, ainda “garrote”, foi levar comida para seus em campo de batalha na infindável guerra contra os filisteus, quando ouviu Golias, um gigante de mais de quatro metros de altura desafiando algum israelita para duelar com ele. Davi ouviu, se dispôs, e, curiosamente, o que era um absurdo, o apresentaram a Saul como desafiante. Assim o fizeram porque há dias Golias arrefecia a moral do exército israelita.

            Ninguém ousava se dispor. Tentaram por as roupas de guerra de Saul sobre Davi, mas eram grandes e ele mal conseguia se mexer com o peso do equipamento. Saul tentou demove-lo demonstrando as abissais diferenças entre o mocinho Davi, que jamais havia lutado, e o gigante, guerreiro desde a juventude. Esta foi a resposta de Davi – I Samuel, capítulo 17, versículos 36 e 37:

“Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai, e sempre que vinha um leão, ou um urso, e tomava um cordeiro do rebanho, para teu servo matava tanto ao leão como ao urso; e este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O Senhor, que me livrou das garras do leão, e das garras do urso, me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo.”

            Quando Davi matou o leão, provou a Israel, a Golias e aos filisteus, que o SENHOR é o LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ, um dos nomes proféticos de JESUS em Apocalipse, capítulo 5, versículo 5, a saber, JESUS que é também a RAIZ DE DAVI:

“E disse-me um dentre os anciãos: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e romper os sete selos.”

            “De Sião rugirá o Senhor...”, profetizou Amós - Amós, capitulo 1, versículo 2 - , e rugiu de fato na vida daquele moço. Quando se deparou com o leão, o LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ rugiu a favor do menino; quando enfrentou Golias, o LEÃO DE JUDÁ rugiu a favor do menino. Sabe o por quê? Porque esse menino, enquanto pastoreava as ovelhas no campo, entregara seu coração àquele que habita num alto e sublime, o monte do LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ. “Filho meu, dá-me o teu coração”, diz a palavra do SENHOR em Provérbios, capítulo 26, versículo 31. 

            Quando você estiver no campo, sítio, chácara ou fazenda, vendo rebanhos ou outros animais, lembre-se da história de um menino do campo que entregou de coração o seu coração a JESUS.     

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI