Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

D I R E I T O    &    D E F E S A    D O    C O N S U M I D O R
0 1  /  M A I O  /  2 0 0 8

DESEMBARGADORA IMPEDE PRIVATIZAÇÃO DA FLORESTA AMAZÔNICA
Por Assessoria de Imprensa do Senador Pedro Simon (*)

Senador Simon chama atenção para a responsabilidade histórica de Lula

            Ao comentar a decisão de uma desembargadora federal, que suspendeu a licitação de uma área da floresta amazônica - Floresta Nacional do Jamari, em Rondônia - para exploração por uma empresa privada, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) criticou a lei 11.284 e chamou a atenção para a responsabilidade do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. “Nunca imaginei que o Lula fosse vetar as emendas à lei aprovadas no Congresso, justamente aquelas que determinavam o cumprimento da Constituição, em seu artigo 49, inciso 17, que veta a concessão de áreas superiores a 2,5 mil hectares”, afirmou.

            A área oferecida para concessão nesse caso particular, que seria a primeira no âmbito da legislação, analisado pela desembargadora Selene Maria de Almeida, do Tribunal Regional Federal da 1a. Região é de 95 mil hectares. Mas, a lei não impõe limites e permite que a área concedida seja oferecida como garantia de empréstimos internacionais pela empresa beneficiada.

Constituição - Em seu parecer, lido pelo senador Pedro Simon em seu discurso, ela considera o seguinte: “O risco de dano irreparável ou de difícil reparação está presente (...). O bem objeto da ação popular faz parte do patrimônio e da soberania nacionais, sendo certo que a utilização do domínio público deverá ser feita na forma da Constituição. É premente a necessidade de se assegurar a competência do Congresso Nacional para participar desse complexo processo de concessão de domínio público visando proteger os bens ambientais e territórios brasileiros.

Projeto de lei - Na avaliação do senador Simon, o presidente Lula deve reconsiderar sua posição sobre o assunto, e orientar o governo a não recorrer do parecer da desembargadora. O parlamentar se dirigiu também ao ministro da Justiça Tarso Genro, sugerindo que ele aconselhasse o presidente da República. “O presidente Lula vai responder perante a história pela decisão de facilitar a privatização da Amazônia, colocando em risco a soberania nacional e a integridade do território”, desabafou Simon, que apresentou projeto de lei (PLS 254/2006) restabelecendo o controle do Congresso sobre o processo de concessões de florestas.

ATENÇÃO: a íntegra do discurso do senador Simon, incluindo apartes, está no blog: http://senadorpedrosimon.blogspot.com

(*) A Assessoria de Imprensa do Senador Pedro Simon, sempre presente e próxima ao Portal Brasil, enviou essa matéria como sugestão de pauta no dia 29.04.2008. Como o assunto é pertinente e de interesse nacional foi incluído para conhecimento público. Fone/fax: (61) 3311.3232 - 3311.1304 -  [email protected] - www.senado.gov.br/pedrosimon - http://senadorpedrosimon.blogspot.com

A PROPRIEDADE INTELECTUAL DOS TEXTOS É DE SEU AUTOR
PROIBIDA REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS©

Leia mais sobre Direito ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI