Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

D I R E I T O    &    D E F E S A    D O    C O N S U M I D O R
1 6  /  M A R Ç O  /  2 0 0 8

A VISITA INESPERADA
Por Gladston Mamede (*)

            27 de outubro de 2004. A chuva forte – verdadeira tempestade – espancava Teófilo Otoni, varrendo ruas, lustrando telhados, revelando goteiras esquecidas. A enxurrada caudalosa corria na busca dum rio ou boca-de-lobo, enquanto a noite avançava no relógio, empurrando para cama os moradores, exaustos do dia, e para a boemia os tontos, perdidos da vida. As cobertas tornaram-se mais sedutoras, prometendo um carinho protetor que embalaria o cansaço no som monótono do suicídio das gotas de chuva estouradas no chão de cimento, asfalto, barro. Abraçavam a cada corpo, um depois do outro, e os atavam em si, num calor que pareciam dar, posto que apenas furtado.

            A madrugada comia as próprias pernas e os sonhos já caminhavam por terras absurdas, quando o pesadelo começou. Alguns ainda bebiam nos bares, outros amavam-se, muitos estavam perdidos no inconsciente da pequena morte de cada noite, tornando-se prendas fáceis de tudo o que ronda sem ser visto. Pouco importa a sua fé ou crença, quando sorrateiramente as forças subterrâneas seguem o seu curso inexorável: o medo nos espreita e nos acolherá um dia.

            A ladainha da chuva seguia sua oração surda. O desfalecimento repetia-se nas camas, a noite seguia sua autofagia enquanto, irresponsavelmente, o medo fora esquecido. Mas a inocência dos que se julgam seguros sempre terá fim, lá isso é certo. Naquela noite, uma antiga promessa estava sendo cumprida: os mortos empurravam os muros do cemitério municipal, querendo fugir. Uma rebelião há muito cochichada e prometida. Um motim que, finalmente, ganharia as calçadas.

            Seguia a cantiga de chuva na mesma noite, nas muralhas de pano do velho enxoval. Dormiam ela e suas duas filhas, na mesma inocência tola de quem confia na chegada da alvorada. Até que um estrondo as arrancou da ilusão, empurrando-as para a verdade: o horror. Mal arregalaram-se os olhos e um soco seco se sentiu nas paredes da casa, enquanto gritavam loucas. Jesus misericordioso, salvai-nos. E as janelas e as portas envergam-se. Ai de mim!

            Então, aconteceu: quebram-se os vidros, romperam-se os trincos e as trancas; a lama tomou a casa com seu mau cheiro, trazendo os ossos dos desencarnados. A chuva já não lavava mais: empurrava-lhes a morte goela abaixo. Os olhos de muitas caveiras fitavam-nas e por mais que buscassem pouso seguro, eram perseguidas implacavelmente. Móveis, eletrodomésticos, roupas e lembranças: tudo destruído entre gritos repetidos e inúteis. Do inferno de lama um caixão foi arremessado contra a mãe, colhendo-lhe a perna e abrindo um talho vermelho que escorreu aos calcanhares. O corpo, já podre, desvencilhou-se da madeira e respirou o ar molhado da noite, rolando pelo chão até deixar-se dormitar num canto. Os vizinhos tentavam acodir aos apelos, mas nada podiam fazer: a rolha de lama lacrava-as na catinga da noite, cheiro que ali residiria por muito tempo.

            Junho de 2006. A 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais reconhece a responsabilidade civil do Município de Teófilo Otoni pelo desmoronamento do muro que divide o terreno da casa com o cemitério municipal, arbitrando em R$ 35.000,00 os danos morais, considerando o horror da cena e, ademais, que a moradora sofreu infecção bacteriana devido no ferimento causado pelo choque com um caixão que fora sepultado há apenas duas semanas.

(*) Gladston Mamede, colunista-titular do Portal Brasil, é bacharel e doutor em Direito pela UFMG, Diretor do Instituto Jurídico Pandectas, autor da coleção
"Direito Empresarial Brasileiro" e do "Manual de Direito Empresarial" (Editora Atlas) - E-mail:
[email protected].

A PROPRIEDADE INTELECTUAL DOS TEXTOS É DE SEU AUTOR
PROIBIDA REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS©

Leia mais sobre Direito ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI