Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
02
/ MARÇO / 2008

POR QUE DEUS PUXA A SARDINHA DOS JUDEUS?
Por Bruno Aníball Peixoto de Souza, colunista do Portal Brasil

            Assuero, o rei persa que governou da Índia à Etiópia, sobrelevou Hamã sobre todos os demais nobres do seu reino, ordenando que todos os oficiais do palácio se curvassem diante dele. Nesse tempo havia um judeu que permanecia à porta do palácio, porque sua filha adotiva, a órfã Hadassa, fora escolhida para ser rainha, esposo de Assuero, sem que este soubesse seu povo e sua procedência. Assim, esse pai adotivo permanecia à porta do palácio pelo cuidado com a filha órfã, na expectativa de receber alguma noticia do interior do palácio, pois perdera o contato com ela.

            Se o coração de Mordecai era enternecido pela adotiva, quanto ao trato com os homens era firme, porque sabia quem era o seu DEUS e, que seu povo caíra nas mãos inimigos pelos pecados da nação, mas que isso não subsistiria, uma vez que os planos de DEUS não podem ser frustrados, e DEUS concretizaria o plano de restauração de seu povo, ainda que em outra geração.

            A ordem do rei era expressa para que todos se inclinassem diante de Hamã, o que em princípio em nada afiguraria afronta ao DEUS de Israel, porque essa referência era conhecida dos judeus em face da autoridade dos homens. Mas fato é que Mordecai resistiu e não se inclinava, até chegar isso aos ouvidos de Hamã que, não satisfeito em matar Hamã, resolver pedir ao rei o extermínio de seu povo, pois soube que era judeu, no que prontamente foi atendido pelo rei, como coisa de somenos.

            Curioso que Hamã ofereceu dinheiro aos cofres reais pela concessão do extermínio dos judeus, o qual foi recusado pelo rei, algo como: pode extermina-los e o dinheiro fica para você. A ordem real foi traduzida na língua de cada povo, em cada dialeto, num decreto que pela lei dos medos e persas não poderia ser revogado. Os judeus nunca foram conhecidos pela facilidade da convivência. São teimosos, resistiram ao DEUS deles o DEUS de Israel, que com braço forte e poder estabelecera essa nação, e, para arrematar, assassinaram o filho de DEUS, JESUS. Mordecai poderia se inclinar e tudo bem.

            Mas DEUS quando chamou a Abraão e escolheu seus descendentes profetizou que abençoaria quem o abençoasse e amaldiçoaria quem o amaldiçoasse, referindo-se a Abraão e aos seus descendentes. Hamã preparou uma forca para Mordecai e a tradução do decreto de extermínio para todos as línguas e dialetos de cada povo do império medo persa. Então o zelo de DEUS fez ascender a promessa dada Abraão. Moral, Hamã morreu enforcado na forca que preparara a Mordecai e este foi guindado ao cargo de Hamã, o pendurado pelo pescoço.

            A pergunta é: por que DEUS beneficiou os judeus com a promessa de que amaldiçoaria os que os amaldiçoassem e abençoaria os que os abençoassem? A resposta foi dada por JESUS, em João, capítulo 4, versículo 22:

"Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus."  (João 4 : 22)

            Se Hamã exterminara os judeus, romperia a linhagem de JESUS, porque a profecia assenta que o MESSIAS seria filho de Davi, da tribo de Judá, que foi um dos filhos de Jacó, filho de Abraão, de forma que ainda hoje Israel é o relógio de DEUS para o mundo.

            DEUS não estabeleceu Israel para humilhar o mundo, mas para que o mundo fosse guiado pelo luz de DEUS resplandecente em Israel, a fim de conhecê-lo como o verdadeiro DEUS criador dos céus e da terra, e não imagem de ferro, madeira, gesso, que não anda, fala, respira. Por isso o símbolo de Israel é um candelabro com sete velas. Cada povo tem sua cultura, práticas idólatras abomináveis. Mas Israel foi moldado pelos oráculos de DEUS para ser luz aos povos. 

            Exterminar Israel é apagar a lâmpada de DEUS no mundo. A promessa de Gênesis, capítulo 12, versículo 3 – E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem" – , assim, se conecta ao revelado em João, capítulo 4, versículo 16:

    "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3 : 16).   

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI