Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

J O G O S     O L Í M P I C O S     2 0 0 8
C  H  I  N  A

CRÉDITO/FOTO: Marcelo Pereira, Terra09.08.2008 - "Cão de guarda", nutricionista musa, põe judocas na linha

            Quem olha Roberta Lima (foto à esquerda) no meio dos atletas da Seleção Brasileira de judô pensa que ela é mais uma que vestirá o quimono e entrará no tatame. Porém, a bela carioca está no grupo para garantir que os judocas do País não saiam da linha com as guloseimas espalhadas pelo refeitório da Vila Olímpica de Pequim. Apelidada pela técnica da Seleção feminina, Rosicléia Campos, como "cão de guarda", Roberta faz marcação rígida do peso dos atletas para que eles não se excedam nas comidas e bebidas.

            "Eu estou na Confederação já há cinco anos, então eu acompanho eles há muito tempo e sei da fraqueza de cada um. Eu tento de alguma forma suprir essas vontades para que eles não caiam nas tentações. Porque isso aqui é mesmo um parque de diversões. Não só na questão da alimentação, como nos outros aspectos também".

            A nutricionista faz um trabalho em conjunto com os atletas para tornar tudo mais fácil. "Faço com que eles façam a refeição comigo. Eles já saem sabendo exatamente o que vão pegar no refeitório. O café da manhã, almoço e jantar. Todos comem juntos no mesmo lugar e no mesmo horário".

            Segundo Roberta, os atletas da atual Seleção são bem disciplinados e que dificilmente dão uma "escapadinha" para comer alguma coisa mais calórica. "Eles estão em um nível tão bom, estão tão conscientes, que eu não tenho problema. A gente vai negociando. Eles estão concentrados, querendo muito essas medalhas, estão bem tranqüilos".

            De acordo com o meio-pesado Luciano Corrêa, o trabalho da nutricionista tem sido essencial para a equipe brasileira. "Ela está mais do que certa de pegar no pé, porque dentro da Vila tem muita tentação. A gente tem um controle do peso, todo dia às 7h, até para saber quem pode se exceder um pouco mais e quem tem que ficar na linha".

            A nutricionista comemora o fato de os atletas chegarem a Pequim em forma para a disputa dos Jogos Olímpicos e diz que tem um dedo seu nas conquistas dos judocas brasileiros. "Claro, isso tem um pouquinho de mim ali também".

FONTE: TERRA

VOLTAR AO MENU DAS OLIMPÍADAS 2008


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI