Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

J O G O S     O L Í M P I C O S     2 0 0 8
C  H  I  N  A

17.08.2008 - Diego Hypólito perde a medalha ao cair no final da sua apresentação

            O retrospecto não fez diferença. Após quatro anos dominando o solo na ginástica artística mundial, Diego Hypólito cometeu o maior erro da sua vida justamente na competição mais importante. O sonho olímpico terminou no último movimento da apresentação do brasileiro em Pequim. Ele sofreu uma queda, acabou sem medalha - na sexta colocação - e chorou muito.

            Campeão mundial em 2005 e 2007 e vice em 2006, Diego viu seu maior rival, o romeno Marian Dragulescu, cair na primeira apresentação da noite. Tranqüilo ao subir no aparelho, o brasileiro resolveu não arriscar e não fazer o movimento mais difícil, o salto "Hypólito". Mesmo assim errou. Com o tombo, ficou com a nota 15,200.

            "Não acredito. Não acredito. Não é justo", falava sozinho o brasileiro após a queda. Inconsolável e cabisbaixo, acompanhou o final das apresentações sem esconder sua dor. Na hora de deixar o local de competição, se mostrou completamente desorientado. Enquanto os ginastas cumpriam o protocolo e caminhavam em fila, Diego Hypólito ficou de fora. Andou sozinho. Parecia ainda não entender tudo que havia acontecido.

            Antes de passar pela área de entrevistas, o atleta fez uma pausa. Relutou subir as escadas e enfrentar as câmeras e os microfones. Logo um funcionário da organização apontou o caminho a seguir e Diego começou a subir os degraus. No caminho, foi interceptado pela presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Lucélia Maria Pissaia. Os dois se abraçaram e explodiram ainda mais em lágrimas.

            Na hora de falar com os jornalistas, caminhou rápido. Disse poucas palavras. Pediu desculpas aos brasileiros pelo seu erro.

            Além de Diego, toda a comitiva brasileira caiu no choro na arquibancada. A irmã, Danielle Hypólito, com um terço nas mãos, estava inconsolável e só se acalmou nos momentos finais da prova. A presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Vicélia Florenzano, também chorou muito.

            Além da irmã, Diego recebeu também o apoio de outros atletas brasileiros. Maurren Maggi, que defenderá o Brasil no salto em distância, e as meninas da ginástica rítmica marcaram presença no Estádio Nacional Indoor na capital chinesa.

            O ouro ficou com o chinês Kai Zou que, em uma apresentação exemplar cravou a nota 16,050. Outro favorito ao lado de Dragulescu e Diego, o espanhol Gervasio Deffer ficou com a prata, com 15,775, seguido do russo Anton Golotsutskov, com 15,725.

            "Peço desculpas para o Brasil. Nunca imaginei fazer isso. Estava seguro que ia dar certo. Foram quatro anos tão bons na minha carreira. Entrei para final pela primeira vez na história, mas isso não era o que eu esperava. Peço desculpas a todos os brasileiros. Pela expectativa que todos tiveram em cima de mim. Infelizmente não deu certo. Não vejo motivo, mas peço desculpas", lamentou.

            Alguns minutos mais tarde, mais calmo, Hypólito se dirigiu à área reservada aos atletas, abraçado com a irmã Danielle, e começou a ler trechos da Bíblia. No entanto, não se conteve e voltou a chorar muito.

FONTE: TERRA, EDITADO PELO PORTAL BRASIL

VOLTAR AO MENU DAS OLIMPÍADAS 2008


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI