Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

J O G O S     O L Í M P I C O S     2 0 0 8
C  H  I  N  A

18.08.2008 - Vela dá a quinta medalha de bronze para o Brasil

            A dupla de velejadoras Fernanda Oliveira e Isabel Swan chegou em primeiro lugar na regata de encerramento da classe 470 nesta segunda-feira na Olimpíada de Pequim, conquistando a medalha de bronze - a primeira olímpica da história da vela feminina brasileira.

            Agora, o Brasil tem seis medalhas nos Jogos de Pequim - um ouro e cinco bronzes. A vitória brasileira, em Qingdao, veio após uma campanha que mostrou progresso gradual. Na primeira das 11 regatas disputadas, a dupla não estava nem entre as dez melhores e foi subindo aos poucos no ranking.

            "Foi uma vitória muito batalhada. Em nenhum momento eu desacreditei", disse Isabel Swan. "Certeza da vitória e da medalha eu ainda não tinha. O que tinha era a certeza de que iria dar o tudo de mim nessa final e dei. Agora é partir para um novo ciclo Olímpico e sonhar com mais medalhas."

            Além da competência nas provas, a dupla brasileira também se destacou fora da água. As duas atletas tiveram de virar empresárias para conseguir montar a equipe olímpica.

Surpresa

            Na sexta-feira, Oliveira e Swan surpreenderam conquistando um segundo lugar na oitava regata, pulando na colocação geral para terceiro, posição que mantiveram com a vitória desta segunda-feira.

            Na regata final, a dupla passou as duas primeiras marcações em segundo lugar, atrás do barco de Israel, tripulado por Nike Kornecki e Vered Buskila, mas ganhou a dianteira a partir da terceira marcação concluindo cruzando a linha de chegada em primeiro lugar.

            Apesar da vitória, as brasileiras não levaram o ouro porque ficaram atrás na classificação geral, que leva em conta o resultado de todas as regatas.

            Com 60 pontos negativos de faltas, Swan e Oliveira ficaram atrás das holandesas Marcelien De Koning e Lobke Berkhout, que ganharam prata com 53 pontos, e das medalhistas de ouro Elise Rechichi e Tessa Parkinson da Austrália, que marcaram 43 pontos.

            "Acho que o time todo está satisfeito", disse o chefe da delegação de Vela, Cláudio Biekarck. "As meninas e o técnico Paulinho conduziram extremamente bem as competições e a vitória na Medal Race é uma prova de que elas merecem estar entre as melhores do mundo."

            Esta é a terceira olimpíada de Oliveira e a primeira de Swan. A dupla conquistou o bronze inédito após três anos de treinamento diário nas águas do rio Guaíba em Porto Alegre.

            Juntas, Oliveira e Swan já tinham obtido o melhor resultado feminino brasileiro na história da classe 470: a quarta posição no Campeonato Mundial de 2006.

FONTE: BBC BRASIL

VOLTAR AO MENU DAS OLIMPÍADAS 2008


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI