Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

J O G O S     O L Í M P I C O S     2 0 0 8
C  H  I  N  A

19.08.2008 - Velejador brasileiro reclama da cobrança excessiva por medalhas

            O velejador brasileiro Ricardo Winicki, o "Bimba", que terminou em quinto na classificação geral da classe RS:X nos Jogos Olímpicos de Pequim, criticou a cobrança por medalhas sofrida pelos atletas do país no torneio.

            "Os Jogos Olímpicos são só mais um campeonato, mas é claro que todo mundo quer ganhar. É de quatro em quatro anos. Infelizmente, não dá para ganhar tudo", lamenta, em declarações ao site oficial do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

            Bimba se queixou ainda da falta de reconhecimento dos resultados dos atletas do Brasil. "O brasileiro tem que aprender a valorizar um pouco mais o esportista. Não adianta dizer que era impossível tirar a medalha de ouro do Diego Hypólito, por exemplo. Não é bem assim", afirmou.

            Quanto à sua participação, Bimba diz ter ficado satisfeito, apesar de não ter subido ao pódio.

            "Obviamente, vim para disputar medalha. Cheguei aqui e havia uns dez favoritos. O neozelandês que ganhou, além do competidor de Hong Kong e do chinês, que ficaram atrás de mim", disse.

            Nesta quarta-feira, o velejador chegou em sexto na medal race, a última regata da modalidade, na raia do Centro Olímpico de Vela de Qingdao, um resultado que o fez terminar em quinto na classificação geral.

            "Chegar em quinto significa que você foi o quinto melhor do mundo inteiro. Isso é dificílimo. Quanta gente queria estar aqui e nem chegou. As meninas da ginástica, por exemplo, tiveram um ótimo resultado. Mas todos só querem saber de medalhas", criticou.

            O brasileiro teve problemas com a falta de ventos na maioria das provas, mas teve melhor desempenho quando houve melhores condições climáticas na raia olímpica de Qingdao.

            "Nessas regatas fui muito bem. Com vento fraco, não. Sabia que essa era minha deficiência. Treinei bastante para superar isso, mas não consegui. Na terça-feira, sem vento, fui muito mal", disse Bimba, que naquela prova terminou em 33º e ficou sem chances de brigar pela medalha.

            Mesmo assim, o velejador se disse satisfeito com os quatro anos de preparação.

            "Foi um período brilhante. Consegui pódio em quase tudo que disputei e fui campeão mundial. Existem seres humanos e há os fenômenos. Eu estou na lista dos seres humanos", concluiu.

FONTE: COB

VOLTAR AO MENU DAS OLIMPÍADAS 2008


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI