Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

M O T I V A Ç Ã O   &   E M P R E E N D E D O R I S M O
0 1  /  A B R I L  /  2 0 0 9

Dra. DENISE AMARALNÃO TENHA MEDO!
Por Denise Amaral (*)

É normal que nossa vida tenha altos e baixos. Períodos de alegria e tranqüilidade alternam-se com momentos de angustia e ansiedade. E se não podemos achar que os dias bons vão durar para sempre, por outro lado podemos nos confortar com a certeza de que a tristeza também terá sua hora de partir.

Este movimento é como as ondas da praia, que estão vindo e voltando constantemente, e como as marés, que seguem seu ciclo. Claro que também há os longos períodos de tempo bom, e alguns vendavais esporádicos. Um furacão? Pode acontecer, mas podemos nos preparar para recebê-lo, evitando assim que os danos sejam permanentes.

De uma forma geral, o que podemos concluir é que as pessoas têm seus momentos de grande alegria, e também passam por períodos de depressão, por razões pessoais ou profissionais, por conta de si mesmos, de seu país ou do mundo. Mas o que importa é que cultivemos sempre a esperança, e não nos deixemos carregar pelo desânimo, e muito menos pelo pessimismo.

As crises existem, mas podemos sobreviver a elas. Vamos sofrer um pouco, talvez muito? Mas por quantas outras situações parecidas nós já passamos? E,mesmo que carreguemos algumas cicatrizes, sobrevivemos. As tragédias são horríveis, o trabalho que as segue é muito grande, mas como é maravilhoso recuperar-se delas! O sofrimento ensina muito, faz com que descubramos em nós uma força e uma criatividade que não sabíamos sequer que existiam, e clareia nossos olhos de forma extraordinária, pois muito do que nos parecia absolutamente normal e ordinário passa a ter um brilho especial, e reveste-se de uma importância sem precedentes.

Não podemos negar os problemas, ou fingir que não existem, mas podemos nos alimentar com esperança e adotar uma postura positiva, dando apoio aos que nos cercam e que não conseguem fazer isso por si mesmo. Muitas pessoas precisam da segurança de outras, mais fortes, para lhes mostrar o caminho e dizer o que devem fazer. Precisam de liderança, pois sabem colaborar quando preciso, mas não estão preparadas para tomar a iniciativa.

Nos momentos mais críticos de nossas vidas, temos que ser firmes e fortes, temos que mostrar a todos que sabemos que a dificuldade existe, mas sabemos também que ela pode ser superada. E é justamente essa esperança que ilumina o coração de todos e faz com que sejam capazes de enfrentá-la.

Devemos nos adaptar a cada nova realidade, sem perder o foco, sem perder a perspectiva. Devemos acreditar em nossa capacidade de construir um futuro melhor, por mais abalados que nos sintamos neste momento. Se não podemos enxergar o final do túnel, temos que imaginá-lo, temos que acreditar que ele existe, e devemos continuar caminhando para encontrá-lo. Mais cedo ou mais tarde veremos alguma luz que nos guie, e se continuarmos em frente chegaremos a um campo aberto. Pode ser que tenhamos que trabalhar muito para reconstruí-lo ou recuperá-lo, mas não nos faltará energia. O importante é que não nos deixemos abater pelas provações que encontrarmos ao longo do caminho.

A beleza de todo esse movimento está em crescer com ele, em usar cada oportunidade para melhorar um pouco, em sofrer com esperança, viver com sabedoria, e aproveitar ao máximo cada momento de alegria.

O tempo passa de qualquer forma, e devemos transformá-lo todo em boas memórias. Assim, a maturidade trará consigo uma experiência positiva que poderemos compartilhar com outros. E uma visão otimista do mundo, para infundir nos mais jovens a coragem de continuar seguindo em frente.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade.
É autora do livro "Crianças podem voar", publicado pela Editora Internacional e possui mais de 400 editoriais publicados na área de relacionamento no trabalho.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO AUTOR

Leia aqui mais colunas sobre Motivação & Empreendedorismo


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI