Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

M O T I V A Ç Ã O   &   E M P R E E N D E D O R I S M O
1 6  /  M A I O  /  2 0 0 9

Dra. DENISE AMARALO MUNDO SEGUNDO VOCÊ
Por Denise Amaral (*)

            Quando leio artigos que escrevi há alguns anos atrás, tenho a nítida impressão de que foi outra pessoa, e não eu, que criou aqueles textos. De certa forma, acredito que tenho razão, pois com o passar do tempo as pessoas mudam – em sua forma de pensar, em seu modo de enfrentar problemas e mesmo na maneira como reagem às situações mais simples de sua vida. Há períodos em que estamos alegres e otimistas, e nestes momentos tudo parece mais leve e mais fácil. Nestes dias somos capazes de dar ótimos conselhos, pois conseguimos enxergar os problemas, tanto os nossos como os dos outros, sob uma perspectiva clara e positiva, que nos permite ver saídas e soluções que os outros, com a visão turvada pelo desespero ou pelo sofrimento, simplesmente não conseguem perceber. Há momentos, porém, em que a situação se inverte, e estamos tão afundados em nossos medos, tão atados por sentimentos negativos, que temos a sensação de estar eternamente presos a uma situação ruim.

            E o mundo? Este continua em sua rota, dia após dia, noite após noite, e a vida segue seus ciclos. Muitas coisas acontecem, mas quem define a força com que cada situação nos atinge somos nós. Não quero dizer que tenhamos muito controle sobre isso, nem que seja fácil fazer alguma coisa a respeito, mas ajuda muito saber que, se conseguimos estar bem, interiormente, temos chances maiores de vencer as dificuldades que encontramos pelo caminho.

            E como o bem atrai o bem, sempre que somos alegres e positivos, sempre que somos capazes de enxergar o lado bom das coisas que nos acontecem, outras coisas ainda melhores acabam por aparecer. Faz sentido, pois ninguém oferece grandes oportunidades para um profissional constantemente deprimido, ninguém pensa em dar maiores responsabilidades a quem não consegue controlar nem mesmo o seu próprio mal humor. E ninguém gosta de discutir novas possibilidades para o futuro, novas estratégias para um negócio ou a implementação de uma idéia absolutamente brilhante, com pessoas negativas e pessimistas que mal conseguem sorrir.

            Sei que é difícil, às vezes, compreender que tudo na vida vem para o bem, e que mesmo as maiores dificuldades vão mostrar, no futuro, que tiveram o seu lado bom. Enquanto estamos no meio do furacão, não conseguimos mesmo perceber contornos distintos, e nossos sentimentos estão em plena ebulição. Mas é muito importante cultivar dentro de nossos corações algumas sementes de fé e de esperança, e cuidar muito bem delas, alimentando-as sempre com todos os momentos bons que a vida nos oferecer. Assim, quando formos surpreendidos por outra grande ventania, teremos algo firme em que nos segurar.

            Li outro dia um relato interessante sobre uma senhora que teve uma parada cardíaca e foi socorrida em um hospital, onde conseguiram reanimá-la. Recuperada, ela contou ao seu médico que teve a sensação de estar acima de seu corpo enquanto a reanimavam, assistindo a todos os procedimentos, e deu detalhes que somente alguém que estivesse dentro da sala poderia saber. Muitas pessoas já disseram ter passado pela mesma experiência, após acidentes que quase lhes tiraram a vida, mas o que realmente impressionou este médico foi o fato de que aquela senhora estava cega há cinco anos. Seus olhos não podiam enxergar nada, mas sua alma conseguia ver tudo com clareza.

            Mesmo que nossos olhos estejam vendo dificuldades por todos os lados, podemos tentar olhar o mundo com o nosso coração, e com certeza encontraremos a beleza que continua ali, à nossa espera, para quando estivermos novamente prontos a sorrir. Ser feliz não significa viver apenas momentos bons, mas saber superar com alegria e otimismo os inevitáveis períodos ruins.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade.
É autora do livro "Crianças podem voar", publicado pela Editora Internacional e possui mais de 400 editoriais publicados na área de relacionamento no trabalho.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO AUTOR

Leia aqui mais colunas sobre Motivação & Empreendedorismo


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI