Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

M O T I V A Ç Ã O   &   E M P R E E N D E D O R I S M O
0 1  /  M A R Ç O  /  2 0 0 9

Dra. DENISE AMARALGRANDES OPORTUNIDADES
Por Denise Amaral (*)

Quando ouço as histórias por trás de grandes sucessos do mundo empresarial, fico realmente admirada com a capacidade que certas pessoas possuem de olhar a realidade e enxergar a oportunidade. Enquanto muitos se abatem sob o peso das dificuldades, às vezes mesmo da tragédia e do caos, alguns encontram uma energia redobrada, uma persistência reforçada, e uma criatividade ainda maior. Alguns se curvam sob a força dos ventos, e outros aproveitam para voar com ele, alcançando distâncias e alturas admiráveis.

A realidade é a mesma para todos, de um modo geral. Há quem tenha que enfrentar também dificuldades pessoais, problemas familiares, golpes emocionais, e é incrível como tudo isso afeta de forma distinta a cada um de nós. Da mesma forma que, em uma família em que há muitos irmãos, todos recebendo exatamente a mesma educação e os mesmos exemplos de vida, cada um tem postura e personalidade únicas, os “filhos do mundo” também se desenvolvem com suas particularidades e com seus talentos pessoais, cada qual se tornando um indivíduo especial.

O ser humano é complexo e maravilhoso! Imaginem com seria se todos tivessem as mesmas idéias, se reagissem a tudo da mesma forma, se desistissem ao mesmo tempo quando a situação ficasse desafiadora demais. Imagine o quanto a humanidade perderia se não fosse essa dinâmica de um se inspirar no trabalho do outro, de alguém conseguir enxergar além do ponto que algum outro já desvendou, de uma pessoa conseguir criar a partir de uma grande descoberta já realizada, ou continuar em cima de um sucesso já conquistado. Se olharmos o mundo como quem olha um palco, assistiremos a um grande espetáculo. Uma trama que vem se desenvolvendo ao longo dos anos, e continuará ainda por muitas gerações, sempre com algo novo acontecendo, sempre com um ponto de interesse surgindo para envolver a todos e a cada um de nós de forma particular. Em um ou outro momento ao longo da estória, pode ser que enxerguemos uma oportunidade de participar mais de perto, colaborando com nossas idéias, com nosso trabalho, com nossos talentos. Pois tudo tem importância – basta que saibamos nos levantar no momento certo.

Muitos permanecerão na platéia – e este também é um papel importante, pois que de adianta a obra de arte se não há ninguém para admirá-la? Ou um prato maravilhoso, sem ninguém para degustá-lo? O que não podemos fazer é deixar de interferir e colaborar quando podemos. Não podemos deixar que uma falha ocorra por omissão nossa, prejudicando, desta forma, a muitas outras pessoas. Tantos os talentos naturais como o conhecimento técnico têm um propósito que vai muito além de nós, e devem estar a serviço da humanidade. Não podem ficar apenas dentro de nós mesmos, como fonte de satisfação absolutamente particular.

Se tivermos a capacidade de resolver nossos próprios problemas, com toda certeza poderemos servir de ajuda a muita gente, nem que seja apenas pelo nosso exemplo, pela inspiração que podemos dar aos outros. Mas uma pequena idéia pode se transformar em outra, que pode crescer muito e tomar proporções inimagináveis. Pode parecer pouco se temos em nossas mãos algumas pequenas sementes. Mas se decidirmos espalhá-las, alguém aparecerá com a terra, um outro com um pouco de adubo, outro ainda com um pouco de água, e mais outro com o lugar perfeito para semeá-las. E, de repente, teremos o início de uma grande plantação que poderá alimentar a muitos, gerando sementes novas para que, como tempo, haja comida disponível para muitos mais.

Não estamos sozinhos, não crescemos sozinhos, nenhum sucesso é alcançado sem que haja muita gente envolvida. Alguém pode ter, por si só, uma grande idéia, e produzir um produto realmente fenomenal. Mas sua idéia com certeza surgiu a partir da observação e da convivência com outras pessoas, e para ser mesmo um grande sucesso, o produto depende da existência de um público consumidor. E mesmo o que surge pequeno, quando se torna um grande negócio, precisa de colaboradores que se empenhem em manter a qualidade quando a produção atinge grandes proporções.

O segredo está em descobrirmos nosso papel no mundo, e permanecermos atentos, pois ao longo do tempo ele pode sofrer modificações e temos que nos readaptar. Mas sempre haverá algo que podemos fazer, uma forma através da qual podemos colaborar. Nem que seja apenas usar nossa energia e nosso bom humor para incentivar os outros. Nem que seja apenas estar por perto, e à disposição, caso alguma ajuda seja necessária. Uma engrenagem, por mais complexa que seja, precisa de todas as suas peças para funcionar com perfeição. As grandes, como as bem pequenas, as que aparecem, como aquelas que estão por trás de muitas outras. E somente trabalhando juntas fazem a máquina trabalhar com toda a sua potência, e realizar aquilo para que foi feita.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade.
É autora do livro "Crianças podem voar", publicado pela Editora Internacional e possui mais de 400 editoriais publicados na área de relacionamento no trabalho.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO AUTOR

Leia aqui mais colunas sobre Motivação & Empreendedorismo


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI