Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

G E S T Ã O     D E     M A R K E T I N G      E     N E G Ó C I O S
0 1  /  O U T U B R O  /  2 0 1 0


EMBARQUE NESSA ONDA VERDE
Por Gilberto Wiesel (*)

Já faz certo tempo que os alertas soaram quanto às condições decadentes da natureza e aos males que a humanidade tem causado ao planeta em que vivemos. Desde então, o assunto permeou por entre a mídia e pelo mundo, e a nova onda da sustentabilidade já não é mais tão recente assim. Porém, em meio ao enorme montante de informações sobre o tema, estudos comprovam que sim, a causa verde é a maior tendência do nosso tempo, mas isso só é realidade na teoria. No Brasil, só 8% da população já ouviu falar ou tomou alguma atitude. Contudo, o que mais chama a atenção é o fato de que a maioria dos envolvidos é atraída antes pela economia que a sustentabilidade proporciona do que pela consciência ambiental. Ou seja, o ponto principal ao se limpar a calçada de casa com a vassoura, e não com água, é a redução da conta ao final do mês.

Deixando de lado a questão sobre de quem é a responsabilidade em conscientizar a parte ausente, e até mesmo a envolvida na causa, o fato é que a sustentabilidade e a diminuição no consumo desenfreado são absolutamente necessárias no contexto atual e futuro da humanidade. Se, afinal de contas, a onda verde não é passageira, pelo bem do planeta e também de suas empresas, os empresários podem e devem ser agentes da conscientização. Engajar clientes, através de uma comunicação clara sobre os prejuízos causados e sobre o que é realizado para reduzi-los, acrescenta credibilidade e agrega valor ao seu negócio.

As iniciativas podem ser geradas por empresas de qualquer tamanho e de inúmeras maneiras, seja na produção, em mudanças no espaço físico, na rotina ou nos investimentos. Os lucros devem e continuarão a ser o primeiro foco nos esforços do mercado, mas a questão ambiental passará, pouco a pouco, a ser o que destaca um negócio em meio a tantos outros, e é questão de tempo até que os executivos e empresários necessitem assumir uma postura sustentável definitiva.

Mensagem: Tudo parece doente quando é doente o olhar.
Assim como o olho doente tudo turvo consegue enxergar. 
Alexander Pope

(*) Gilberto Wiesel é consultor de empresas, conferencista, empresário, escritor, agropecuarista e graduado em Administração de Empresas.
Foi colunista titular do Portal Brasil por alguns anos - Seu site: www.gilbertowiesel.com.br.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI